quinta-feira, 19 de agosto de 2021

UBERABA RECEBE PRIMEIRA SOLUÇÃO INÉDITA DE RECICLAGEM E RECUPERAÇÃO ENÉRGETICA DE LIXO URBANO E INDUSTRIAL

Primeira FlashBox será inaugurada no dia 20 de agosto em Uberaba

A empresa nacional Zeg Ambiental, fundada em 2012, disponibiliza ao mercado urbano e industrial a primeira e inédita tecnologia de reciclagem e recuperação energética de lixo urbano e industrial batizada de FlashBox.

A FlashBox é capaz de gerar de 1 a 2 MW de energia por tonelada de resíduo processado e já está disponível para operar tanto em municípios como em indústrias.

No Brasil 96% dos 5.700 municípios estão abaixo de 100.000 habitantes e são cidades que geram até 100 toneladas de resíduos sólidos urbanos (lixo) por dia, e isso não oferece uma escala técnica e econômica para os chamados projetos de WTE (grandes usinas geradoras de energia a partir do lixo urbano). Nesse universo, o Brasil mantém mais de 3.000 lixões abertos sem qualquer cuidado ambiental.

Neste cenário nacional, André Tchernobilsky desenvolveu sua própria tecnologia, um reator de gaseificação anaeróbico instalado dentro de um container de 40 pés (comum de navios), com um núcleo superaquecido acima de 1000 graus – temperatura equivalente ao magma vulcânico. A FlashBox® realiza em segundos o que a natureza demoraria milhões de anos, ou seja, transformar matéria orgânica em combustível (gás, óleo e carvão). Trata-se de uma solução completa e eficiente ao meio ambiente para alcançar a conversão de resíduos em energia limpa.

Criador dessa solução, Tchernobilsky garante que ela pode atender hoje 96% do mercado brasileiro, tanto para cidades como indústrias que queiram recuperar seus resíduos urbanos e de produção. Assim, a primeira solução será inaugurada na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, neste sábado, dia 20.

A solução FlashBox está apropriada à política nacional dos resíduos sólidos, implantada sem efetividade, no Brasil em 2010. De acordo com essas novas determinações, antes de enterrar o lixo todos os municípios devem primeiro reciclar. “Nesse contexto legal temos em evidência também o Marco do Saneamento Ambiental de 2020, em que todos os prefeitos têm até o próximo mês de agosto para resolver o problema do lixo urbano de suas cidades”, lembra o CEO.

Nenhum comentário: