Pular para o conteúdo principal

USO DE LED GARANTE EFICIÊNCIA NA ILUMINAÇÃO DE CAMPOS DE FUTEBOL E QUADRAS ESPORTIVAS EM NEVES

Um ambiente inadequado prejudica o rendimento dos atletas e desestimula a prática de exercícios
Campo de Futebol do Metropolitano de Ribeirão das Neves

Na hora de projetar ou escolher um espaço para praticar esportes, a iluminação adequada é fundamental. Para se ter uma ideia, até a modalidade esportiva que será praticada no local influencia no planejamento. Um refletor mal colocado é capaz de acabar com muitas jogadas em um jogo de vôlei, assim como um campo de futebol exige mais pontos de luz que uma quadra de tênis. O desafio é garantir um ambiente com iluminação uniforme, que não ofusque a visão e produza o mínimo de sombras possível.

De acordo com Jolimar Costalonga Grancer, gerente da concessionária IP Minas – formada pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort – uma boa iluminação leva em conta o contraste produzido pela luz, a ausência de ofuscamento, a visibilidade, o estado de adaptação e conforto do olho, o tamanho dos objetos em quadra e a velocidade na qual o esporte é praticado. “A regra mais importante, no entanto, é observar se a iluminação cobre toda a área da quadra”, explica.

Responsável pela iluminação de cinco campos de futebol na cidade mineira de Ribeirão das Neves, onde a IP Minas é encarregada do sistema, Grancer explica que o sucesso do projeto depende ainda de outros detalhes, como a temperatura da cor produzida pelos equipamentos. Luzes brancas e frias, como as LEDs, são as mais indicadas no ambiente esportivo porque proporcionam um clima estimulante. Já as cores mais quentes, como as amareladas ou avermelhadas, deixam as pessoas mais relaxadas. A regra vale para as quadras, corredores e até vestiários.

Iluminação e visibilidade nas quadras esportivas
Alguma vez você olhou diretamente para uma luz e sua visão ficou turva ou cega temporariamente? Esse fenômeno é conhecido como ofuscamento. Jolimar Grancer explica que, para não prejudicar o desempenho dos atletas e a visão dos espectadores, a iluminação de espaços esportivos deve ter um índice de ofuscamento unificado (UGR) de, no máximo, 22. Também é importante observar a quantidade de luz responsável por cobrir a superfície do local.

“A iluminância, como é conhecido este fator, é medida pela unidade denominada lux (LX). Assim, a medida para quadras esportivas deve ser de 300 LX no plano horizontal, mas pode variar conforme o esporte praticado”, destaca.

Não menos importante, a escolha dos refletores para a iluminação de quadras esportivas deve levar em conta a potência e o material. O gerente da IP Minas esclarece que a potência é definida a partir da quantidade de luz necessária por quadra. Em relação ao material, considerando fatores como vida útil superior a outros modelos de refletores e consumo reduzido de energia, o mais indicado é utilizar a moderna tecnologia LED.

“A quantidade e a distância ideal de postes de luz serão definidas no projeto luminotécnico. Assim como a quantidade de refletores por poste. Pode até parecer simples, mas o uso de pouca luz ou ainda uma iluminação muito forte pode gerar diversos problemas, como acidentes e cansaço nos olhos”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/