Pular para o conteúdo principal

VLI ASSINA PACTO GLOBAL E INTEGRA A MAIOR INICIATIVA VOLUNTÁRIA DE SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA DO MUNDO

A companhia se compromete a seguir 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção
Locomotiva em São Luís, no Maranhão

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – assina o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e reforça o compromisso de continuar promovendo os 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, além de atuar em prol do alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Com cerca de 15 mil participantes, em quase 170 países, a iniciativa conta com aproximadamente 1.300 membros no Brasil.

Os 10 princípios nasceram em 2000, junto com o Pacto: as empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; assegurar-se da não participação em violações destes direitos; apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminar a discriminação no emprego; apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; desenvolver iniciativas para promover mais responsabilidade ambiental; incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis; combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

O Pacto é a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo, com missão de alcançar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável em 2030. Ele se soma a outros esforços promovidos pela VLI ao longo dos seus dez anos de atuação e demonstra a intensificação da jornada de sustentabilidade da companhia. “A VLI trabalha para deixar legado para seus diferentes públicos. Quando ela se une formalmente a outras empresas para fazer parte do Pacto, esse compromisso, já genuíno, é reforçado”, pontua Maria Clara Fernandes, gerente de Responsabilidade Social da VLI. De acordo com ela, a sustentabilidade passa pelo cotidiano de todos na companhia. “Quando olhamos os 10 temas que estamos priorizando, vemos que eles estão na operação, no dia a dia, são responsabilidade de todos”.

Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos. As empresas que integram o Pacto Global da ONU são parceiras no alcance destes objetivos e, ao integrá-los em sua estratégia de negócio, reforçam o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e as gerações futuras.

Sobre a Rede Brasil do Pacto Global da ONU
A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior do mundo, com cerca de 1,3 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite o website www.pactoglobal.org.br.

Sobre o Pacto Global das Nações Unidas
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.