Pular para o conteúdo principal

COLETA SELETIVA DE FURNAS DESTINA 2 MIL TONELADAS DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS PARA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS

Programa beneficia 20 cooperativas em sete estados e no Distrito Federal

O 25º Relatório Semestral da Coleta Seletiva de Furnas registrou, de janeiro de 2008 até o primeiro semestre deste ano, mais de duas mil toneladas de resíduos recicláveis recolhidos. Papel, metal, vidro e plástico foram encaminhados para 20 cooperativas e associações parceiras da companhia nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal. A medida contribui com a geração de renda de catadores e suas famílias, promovendo a inclusão social.

A meta do programa da coleta seletiva de FURNAS é separar 100% do resíduo reciclável de todas as unidades da empresa, e inclui também reduzir ao máximo a produção desses resíduos, através da conscientização dos colaboradores, repensando suas atividades rotineiras e evitando desperdícios em prol do desenvolvimento sustentável.

“Além da destinação correta dos resíduos produzidos pela empresa, reduzindo o impacto ambiental, o Programa Coleta Seletiva Solidária promove inclusão socioeconômica de pessoas que faziam parte de um mercado informal, muitas vezes em condições insalubres, proporcionando mais dignidade a essas pessoas e suas famílias”, destaca Isabella Dantas, coordenadora do programa na empresa.

Desde 2012 a empresa aderiu ao Programa da A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública), do Ministério do Meio Ambiente, onde um dos eixos temáticos é a Gestão de Resíduos. O objetivo principal do programa é buscar construir uma cultura institucional para um novo modelo de gestão dos resíduos, somada aos princípios e metas da A3P, além de contribuir para alcançar os resultados dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2018 a empresa renovou este compromisso por mais cinco anos.

A Coleta Seletiva Solidária visa atender ao Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta. Em FURNAS, o programa foi implantado definitivamente apenas dois anos depois do Decreto e é coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República, através do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) confirmou a participação dos catadores no processo de coleta seletiva de todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...