Pular para o conteúdo principal

COLETA SELETIVA DE FURNAS DESTINA 2 MIL TONELADAS DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS PARA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS

Programa beneficia 20 cooperativas em sete estados e no Distrito Federal

O 25º Relatório Semestral da Coleta Seletiva de Furnas registrou, de janeiro de 2008 até o primeiro semestre deste ano, mais de duas mil toneladas de resíduos recicláveis recolhidos. Papel, metal, vidro e plástico foram encaminhados para 20 cooperativas e associações parceiras da companhia nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal. A medida contribui com a geração de renda de catadores e suas famílias, promovendo a inclusão social.

A meta do programa da coleta seletiva de FURNAS é separar 100% do resíduo reciclável de todas as unidades da empresa, e inclui também reduzir ao máximo a produção desses resíduos, através da conscientização dos colaboradores, repensando suas atividades rotineiras e evitando desperdícios em prol do desenvolvimento sustentável.

“Além da destinação correta dos resíduos produzidos pela empresa, reduzindo o impacto ambiental, o Programa Coleta Seletiva Solidária promove inclusão socioeconômica de pessoas que faziam parte de um mercado informal, muitas vezes em condições insalubres, proporcionando mais dignidade a essas pessoas e suas famílias”, destaca Isabella Dantas, coordenadora do programa na empresa.

Desde 2012 a empresa aderiu ao Programa da A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública), do Ministério do Meio Ambiente, onde um dos eixos temáticos é a Gestão de Resíduos. O objetivo principal do programa é buscar construir uma cultura institucional para um novo modelo de gestão dos resíduos, somada aos princípios e metas da A3P, além de contribuir para alcançar os resultados dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2018 a empresa renovou este compromisso por mais cinco anos.

A Coleta Seletiva Solidária visa atender ao Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta. Em FURNAS, o programa foi implantado definitivamente apenas dois anos depois do Decreto e é coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República, através do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) confirmou a participação dos catadores no processo de coleta seletiva de todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...