Pular para o conteúdo principal

COLETA SELETIVA DE FURNAS DESTINA 2 MIL TONELADAS DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS PARA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS

Programa beneficia 20 cooperativas em sete estados e no Distrito Federal

O 25º Relatório Semestral da Coleta Seletiva de Furnas registrou, de janeiro de 2008 até o primeiro semestre deste ano, mais de duas mil toneladas de resíduos recicláveis recolhidos. Papel, metal, vidro e plástico foram encaminhados para 20 cooperativas e associações parceiras da companhia nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal. A medida contribui com a geração de renda de catadores e suas famílias, promovendo a inclusão social.

A meta do programa da coleta seletiva de FURNAS é separar 100% do resíduo reciclável de todas as unidades da empresa, e inclui também reduzir ao máximo a produção desses resíduos, através da conscientização dos colaboradores, repensando suas atividades rotineiras e evitando desperdícios em prol do desenvolvimento sustentável.

“Além da destinação correta dos resíduos produzidos pela empresa, reduzindo o impacto ambiental, o Programa Coleta Seletiva Solidária promove inclusão socioeconômica de pessoas que faziam parte de um mercado informal, muitas vezes em condições insalubres, proporcionando mais dignidade a essas pessoas e suas famílias”, destaca Isabella Dantas, coordenadora do programa na empresa.

Desde 2012 a empresa aderiu ao Programa da A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública), do Ministério do Meio Ambiente, onde um dos eixos temáticos é a Gestão de Resíduos. O objetivo principal do programa é buscar construir uma cultura institucional para um novo modelo de gestão dos resíduos, somada aos princípios e metas da A3P, além de contribuir para alcançar os resultados dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2018 a empresa renovou este compromisso por mais cinco anos.

A Coleta Seletiva Solidária visa atender ao Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta. Em FURNAS, o programa foi implantado definitivamente apenas dois anos depois do Decreto e é coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República, através do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) confirmou a participação dos catadores no processo de coleta seletiva de todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/