Pular para o conteúdo principal

FORMAÇÃO DE FUTUROS LÍDERES FAZ DA VLI UM BOM LUGAR PARA CONSTRUIR CARREIRA

Circuito de capacitação de jovens profissionais é um dos principais atrativos para a absorção de potenciais novos líderes e vai além das questões técnicas; Inscrições para o Programa de Trainee 2022 da VLI seguem até 15 de setembro

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – está com inscrições abertas para seu Programa de Trainee 2022, voltado para formação das futuras lideranças da companhia. Com o objetivo de selecionar e preparar jovens talentos, o programa promove um circuito de capacitação que vai além de questões técnicas. 

“O apoio à carreira se dá por meio do amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, uma vez que o programa foca em possibilitar a vivência da inovação na prática, com acesso a áreas e líderes estratégicos dentro da companhia como etapa primordial no processo”, afirma a analista de Recursos Humanos da VLI, Leticia Hermsdorff da Matta.

A proposta da VLI, de desenvolver novas lideranças com foco na liberdade criativa com o viés da inovação, vai ao encontro de valores intrínsecos à nova geração de profissionais. “Nossa proposta é oferecer um enxoval de ações que possibilitem o florescimento do potencial destes jovens. A VLI sugere e incentiva que eles desenvolvam, com autonomia, um olhar genuíno para criatividade e inovação”, acrescenta Leticia.

Estruturado em quatro fases, o programa de trainee da VLI tem início a partir do processo seletivo em alinhamento com a cultura da companhia no que diz respeito às diretrizes de diversidade e equidade. O primeiro módulo do circuito é chamado de ambientação, no qual os selecionados realizam uma imersão completa na cultura e valores promovidos pela companhia.

O momento seguinte é reservado para o aprendizado do negócio. Os trainees são submetidos a um curso robusto de pós-graduação (360 horas) em Engenharia Multimodal, ministrado por uma instituição de ensino gabaritada e homologada pelo Ministério da Educação (MEC). Em tempos de pandemia, as são aulas são realizadas 100% no formato de ensino à distância (EAD) e, durante todo o período do curso, os jovens profissionais executam uma rotina na qual dedicam-se meio período à pós-graduação e meio-período à companhia.

Nestes primeiros meses após o ingresso na VLI, os selecionados, com o suporte dos respetivos orientadores, são convidados a elaborarem um projeto estratégico dentro de sua área de atuação. É necessário que o projeto resolva uma dor da empresa ou promova melhoria na eficiência em processos e gere valor à companhia.

O próximo passo é outro diferencial do programa. Denominado “Mochilão VLI”, a iniciativa propõe uma série de visitas às principais cidades de atuação da companhia – os trainees conhecem, por exemplo, terminais intermodais de alta performance e locomotivas com tecnologia de ponta.

A quarta etapa contempla semanas de treinamento de temas soft skills (habilidades interpessoais) e o aprimoramento da utilização de ferramentais organizacionais. Após a conclusão dos ciclos, os candidatos deverão apresentar o projeto desenvolvido no decorrer da jornada, quando, então, os dois melhores (de acordo com avaliação de uma bancada especializada) serão premiados. Os ganhadores são gratificados com um curso de pós-graduação a ser iniciado a partir de 2023. A escolha do curso e da instituição educacional ficam a critério do profissional, desde que em área de abrangência e condizente com a atuação dentro da companhia, sendo a VLI coparticipante no financiamento desta nova etapa estudantil.

A engenheira de automação Lilian Rabelo, de 29 anos, percorreu todo este processo preparatório quando realizou, em 2017, o sonho de ingressar como trainee em uma grande companhia. “Sempre foi do meu interesse conquistar um espaço no mercado de trabalho a partir do ingresso como trainee em razão do grande suporte e investimento que é feito para desenvolvimento do profissional. Quando me inscrevi para concorrer ao posto na VLI, há quatro anos, me apaixonei já no processo seletivo”, recorda a hoje supervisora de Manutenção de Equipamentos de Grande Porte em Máquinas de Via da companhia.

Após concluir o circuito de desenvolvimento ao longo de uma temporada como trainee na companhia, Lilian assumiu como analista operacional e, poucos meses depois, conquistou a oportunidade de atuar como supervisora. “Eu tive um treinamento diferenciado aqui dentro que me proporcionou condições para atuar com autonomia e protagonismo. Desde o início somos envolvidos em programas internos de melhoria contínua que demandam criatividade. Eu atingi meu objetivo e sou muito feliz com a minha escolha. Me desenvolvi e cresci muito com os ensinamentos que me foram concedidos”, completa.

Sobre o Programa de Trainee 2022
O processo seletivo será totalmente digital e os interessados de todo o país têm até 15 de setembro para se inscreverem no site https://www.vli-logistica.com.br/carreiras.

Os selecionados serão contratados no regime celetista e terão como benefícios: cartão-refeição e vale-alimentação; vale-transporte e/ou ônibus fretado (dependendo da localização em que irá trabalhar); assistência médica e odontológica; Gympass (plataforma de academias, com foco em sua saúde e bem-estar); um excelente plano de desenvolvimento profissional que conta com formação técnica e aprofundamento no negócio da companhia (por meio da Universidade Corporativa); cesta de Natal; modelo híbrido de trabalho (home office em alguns dias da semana), além de uma rede de descontos em várias lojas, restaurantes, salões e outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...