Pular para o conteúdo principal

FORMAÇÃO DE FUTUROS LÍDERES FAZ DA VLI UM BOM LUGAR PARA CONSTRUIR CARREIRA

Circuito de capacitação de jovens profissionais é um dos principais atrativos para a absorção de potenciais novos líderes e vai além das questões técnicas; Inscrições para o Programa de Trainee 2022 da VLI seguem até 15 de setembro

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – está com inscrições abertas para seu Programa de Trainee 2022, voltado para formação das futuras lideranças da companhia. Com o objetivo de selecionar e preparar jovens talentos, o programa promove um circuito de capacitação que vai além de questões técnicas. 

“O apoio à carreira se dá por meio do amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, uma vez que o programa foca em possibilitar a vivência da inovação na prática, com acesso a áreas e líderes estratégicos dentro da companhia como etapa primordial no processo”, afirma a analista de Recursos Humanos da VLI, Leticia Hermsdorff da Matta.

A proposta da VLI, de desenvolver novas lideranças com foco na liberdade criativa com o viés da inovação, vai ao encontro de valores intrínsecos à nova geração de profissionais. “Nossa proposta é oferecer um enxoval de ações que possibilitem o florescimento do potencial destes jovens. A VLI sugere e incentiva que eles desenvolvam, com autonomia, um olhar genuíno para criatividade e inovação”, acrescenta Leticia.

Estruturado em quatro fases, o programa de trainee da VLI tem início a partir do processo seletivo em alinhamento com a cultura da companhia no que diz respeito às diretrizes de diversidade e equidade. O primeiro módulo do circuito é chamado de ambientação, no qual os selecionados realizam uma imersão completa na cultura e valores promovidos pela companhia.

O momento seguinte é reservado para o aprendizado do negócio. Os trainees são submetidos a um curso robusto de pós-graduação (360 horas) em Engenharia Multimodal, ministrado por uma instituição de ensino gabaritada e homologada pelo Ministério da Educação (MEC). Em tempos de pandemia, as são aulas são realizadas 100% no formato de ensino à distância (EAD) e, durante todo o período do curso, os jovens profissionais executam uma rotina na qual dedicam-se meio período à pós-graduação e meio-período à companhia.

Nestes primeiros meses após o ingresso na VLI, os selecionados, com o suporte dos respetivos orientadores, são convidados a elaborarem um projeto estratégico dentro de sua área de atuação. É necessário que o projeto resolva uma dor da empresa ou promova melhoria na eficiência em processos e gere valor à companhia.

O próximo passo é outro diferencial do programa. Denominado “Mochilão VLI”, a iniciativa propõe uma série de visitas às principais cidades de atuação da companhia – os trainees conhecem, por exemplo, terminais intermodais de alta performance e locomotivas com tecnologia de ponta.

A quarta etapa contempla semanas de treinamento de temas soft skills (habilidades interpessoais) e o aprimoramento da utilização de ferramentais organizacionais. Após a conclusão dos ciclos, os candidatos deverão apresentar o projeto desenvolvido no decorrer da jornada, quando, então, os dois melhores (de acordo com avaliação de uma bancada especializada) serão premiados. Os ganhadores são gratificados com um curso de pós-graduação a ser iniciado a partir de 2023. A escolha do curso e da instituição educacional ficam a critério do profissional, desde que em área de abrangência e condizente com a atuação dentro da companhia, sendo a VLI coparticipante no financiamento desta nova etapa estudantil.

A engenheira de automação Lilian Rabelo, de 29 anos, percorreu todo este processo preparatório quando realizou, em 2017, o sonho de ingressar como trainee em uma grande companhia. “Sempre foi do meu interesse conquistar um espaço no mercado de trabalho a partir do ingresso como trainee em razão do grande suporte e investimento que é feito para desenvolvimento do profissional. Quando me inscrevi para concorrer ao posto na VLI, há quatro anos, me apaixonei já no processo seletivo”, recorda a hoje supervisora de Manutenção de Equipamentos de Grande Porte em Máquinas de Via da companhia.

Após concluir o circuito de desenvolvimento ao longo de uma temporada como trainee na companhia, Lilian assumiu como analista operacional e, poucos meses depois, conquistou a oportunidade de atuar como supervisora. “Eu tive um treinamento diferenciado aqui dentro que me proporcionou condições para atuar com autonomia e protagonismo. Desde o início somos envolvidos em programas internos de melhoria contínua que demandam criatividade. Eu atingi meu objetivo e sou muito feliz com a minha escolha. Me desenvolvi e cresci muito com os ensinamentos que me foram concedidos”, completa.

Sobre o Programa de Trainee 2022
O processo seletivo será totalmente digital e os interessados de todo o país têm até 15 de setembro para se inscreverem no site https://www.vli-logistica.com.br/carreiras.

Os selecionados serão contratados no regime celetista e terão como benefícios: cartão-refeição e vale-alimentação; vale-transporte e/ou ônibus fretado (dependendo da localização em que irá trabalhar); assistência médica e odontológica; Gympass (plataforma de academias, com foco em sua saúde e bem-estar); um excelente plano de desenvolvimento profissional que conta com formação técnica e aprofundamento no negócio da companhia (por meio da Universidade Corporativa); cesta de Natal; modelo híbrido de trabalho (home office em alguns dias da semana), além de uma rede de descontos em várias lojas, restaurantes, salões e outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...