Pular para o conteúdo principal

O COOPERATIVISMO EM MINAS GERAIS MOVIMENTA A CADEIA PRODUTIVA DO CAFÉ NO PAÍS

A cada 10 xícaras de café consumidas no Brasil, 3 são de cooperativas
Complexo Industrial Japy é o megaempreendimento da Cooxupé

Em 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Café. A data foi escolhida, em 2015, pela Organização Internacional do Café (OIC), com o objetivo de unificar as comemorações de apaixonados por café espalhados pelo mundo e valorizar a força da indústria cafeeira, a versatilidade e o impacto positivo gerado pelo produto.

O café é a 2ª bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água. Além disso, economicamente, o café também possui um papel bastante expressivo. E as cooperativas são parte essencial do segmento cafeeiro no Brasil e em Minas Gerais, conforme atestam dados da 16a edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, publicado pelo Sistema Ocemg.

Se Minas Gerais fosse um país seria o maior produtor de café do mundo. O Estado é o maior produtor de café do Brasil, representando 54,9%, com importante participação das cooperativas nessa cadeia produtiva. Em 2020, de todo o café produzido no país 31,2% passaram por uma cooperativa mineira, sendo que essa representatividade sobe para 56,8% em relação ao café produzido no Estado de Minas Gerais (Dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab). Ou seja, de cada 10 xícaras de café consumidas no Brasil, 3 são de cooperativas. E de cada 10 xícaras de café consumidas em Minas, 6 são produzidas pelo segmento cooperativista.

E as cooperativas mineiras, além de terem forte participação no mercado interno, exercem importante papel nas exportações. Em 2020, 20 cooperativas mineiras exportaram para 54 países em 2020 e a exportação de café do cooperativismo mineiro alcançou a marca de 369,4 mil toneladas.

Além disso, Minas Gerais abriga a maior cooperativa de cafeicultores do mundo: a Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé – Cooxupé. A empresa possui 15.943 de cooperados, gera emprego para 2.381 profissionais e teve uma movimentação financeira, em 2020, de R$7.237.286.588,00, o que corresponde a um crescimento de 37,9% em relação à 2019.

Em prol da cafeicultura mineira
Para apoiar o crescimento do setor, a profissionalização e a excelência da gestão das cooperativas agropecuárias, o Sistema Ocemg realiza várias ações de acompanhamento e monitoramento das cooperativas cafeeiras. E para apresentar para as cooperativas tecnologias de ponta, viabilizar o network e a prospecção de novos mercados, a organização promove ainda missões internacionais para feiras e eventos.

Para Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, “as cooperativas agropecuárias de Minas Gerais têm papel essencial para ampliar a participação de pequenos e microprodutores no mercado”. Scucato salienta ainda a importância do setor para a economia do Estado e do País. “Nós nos orgulhamos em contribuir com o cooperativismo de café mineiro, este que é um dos pilares que sustenta o equilíbrio da balança comercial do Brasil”.

Sistema Ocemg
O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. 

A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene). Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/