Pular para o conteúdo principal

PRESÍDIO DE ITAJUBÁ GANHA ANEXO COM 306 VAGAS MASCULINAS

Reforma garante mais segurança para policiais penais e melhor atendimento ao público privado de liberdade; obras estavam paralisadas desse 2016

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inaugurou nesta terça-feira, dia 21, o anexo I do Presídio de Itajubá I, no Sul de Minas. São 306 novas vagas masculinas que representam a duplicação da capacidade da unidade, que passará a contar com 712 vagas. A ação faz parte do esforço do governo em ampliar a oferta de vagas no sistema prisional mineiro com o objetivo de melhorar cada vez mais a custódia e a ressocialização dos indivíduos privados de liberdade.

O recurso de R$ 9.967.637,00 para a construção da nova obra foi proveniente do governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança e Pública, via Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Tesouro Estadual. A construção do anexo teve início em maio de 2014, mas foi interrompida algumas vezes e paralisada em dezembro de 2016. A atual gestão do Governo de Minas retomou as obras em março deste ano e está entregando nesta terça o projeto finalizado.


O novo espaço dispõe de 38 celas com quatro beliches cada e duas celas com uma cama cada. O espaço conta também com uma ala de encontro íntimo, ala de isolamento com oito vagas individuais, pátio para banho de sol, pátio de visitação e salas multiuso. O anexo é composto por alas funcionais independentes e interligadas por um corredor central fechado. A sala do Policial Penal é situada em uma posição que permite ampla visão e controle do corredor dos alojamentos, bem como das áreas de vivência e salas multiuso.

Durante a solenidade de inauguração, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, fez questão de enfatizar a importância desta entrega para o sistema penitenciário mineiro. " A nossa ideia na verdade é tratar o sistema prisional de uma forma mais humanitária. As pessoas que estão aqui vão sair um dia, queira a sociedade ou não. E nós só temos duas alternativas, ou eles saem melhores ou saem piores". 

O secretário destacou ainda que cabe ao Estado a capacidade de fazer com que os presos voltem ao convívio social melhores: "É isso que estamos fazendo. Essa obra ficou parada e a retomamos para oferecer um cumprimento de pena que devolva boas pessoas para a sociedade".

O secretário adjunto Jeferson Botelho ressaltou a importância histórica da inauguração para a cidade. "Esse equipamento é uma manifestação insofismável da preocupação do Governo do Estado de Minas Gerais em humanizar o cumprimento da pena. É muito importante esse momento e é histórico porque nós caminhamos rumo à história. Como aconteceu com a própria história de Itajubá, quando aqui chegaram os primeiros bandeirantes, no século XVI; refiro-me a Miguel Garcia, que construiu sua história aqui no Sul de Minas. É uma história bonita que tem acompanhado a evolução dos tempos e sua a dinamicidade com essa nova inauguração".

Para a juíza da Comarca de Itajubá, Maria Fernanda Manfrinato Braga, o presídio local é diferenciado e merece um olhar diferente. "Aqui temos a possibilidade de oferecer trabalho e de realmente ressocializar. Então, que continue sendo essa nossa perspectiva nessa nova fase e trabalhemos juntos para possibilitar o cumprimento de pena de forma digna para que os presos deixem a ociosidade".

Projetos de Ressocialização
O Presídio de Itajubá é reconhecido em todo o Estado por oferecer oportunidades de trabalho ao público custodiado. Aos poucos, as atividades de trabalho e ensino estão sendo retomadas, já que muitas atividades ficaram paralisadas devido à pandemia da covid-19. No momento, 61 presos trabalham e 34 estão em atividades escolares. Padaria, horta e oficinas de costura de uniformes e máscaras estão em andamento e a unidade está viabilizando um projeto de reciclagem dos isopores das marmitas servidas aos internos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...