Pular para o conteúdo principal

SEBRAE E PREFEITURA DE ITAJUBÁ AVALIAM POTENCIAL DA UNIFEI PARA O TURISMO TECNOLÓGICO

No Galpão dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, os visitantes conheceram equipamentos e tecnologias utilizadas nas atividades desenvolvidas pelos alunos da UNIFEI

No dia 19 de agosto, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu a visita de consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG) e de integrantes da Prefeitura Municipal de Itajubá, com o objetivo de conhecerem as atividades realizadas na instituição e avaliarem seu potencial para o turismo tecnológico.

Marcelo Alcântara Prates e André Viana de Paula, consultores na área de turismo do SEBRAE de Belo Horizonte; Eliezer Macedo, da unidade do SEBRAE de Itajubá, e os representantes da Prefeitura Municipal, José Fernando Grassi Bissacot, secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio; Gisele Paz Lima e Alves, diretora do Departamento de Ciências e Tecnologia, e Maria Cristina Ribeiro Meirelles, diretora do Departamento de Turismo, iniciaram sua visita no Centro de Empreendedorismo (CEU) da UNIFEI.

Segundo Maria Cristina, havia o interesse de conhecer melhor as estruturas do campus sede da universidade e suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois além das visitas que já acontecem na instituição por parte de alunos de outras escolas, há possibilidades de desenvolver um roteiro turístico mais abrangente na cidade a partir de demandas de pessoas que tenham interesse na área de tecnologia. 

“Itajubá tem muito potencial quanto a isso, devido às diversas iniciativas que existem no município e que precisam estar mais bem integradas. Então, queremos saber qual é a identidade local para esse tipo de turismo”, explicou a diretora de Turismo da Prefeitura Municipal.

Visitas feitas
A recepção foi feita pelos professores Guilherme Sousa Bastos, pró-reitor de Extensão; Patrícia da Silva Lopes Alexandrino, pró-reitora adjunta de Extensão e diretora de Cultura e Extensão Social; Carlos Henrique Pereira Mello, diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial; Bruno Silva de Sousa, coordenador dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, e Otávio de Souza Martins Gomes, coordenador do Centro de Empreendedorismo UNIFEI (CEU), além da produtora cultural Flávia Fernanda Carvalho da Motta, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Os visitantes puderam conhecer espaços do CEU, como o Coworking e o Maker Space, nos quais os alunos da UNIFEI recebem, além do ensino técnico, formação para se tornarem empreendedores. Eles também passaram pelos novos auditórios do IEPG e da Biblioteca Mauá.

Acompanhados pelo professor Bruno, os visitantes estiveram no Galpão dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica e conheceram equipamentos e tecnologias utilizadas nas atividades desenvolvidas pelos alunos da UNIFEI que integram as equipes Cheetah Racing, Cheetah E-Racing, Coyotes Motoracing, Uirá Aerodesign, Uai!rrior, EcoVeículo e Saci Baja SAE, além de receberem informações sobre outras equipes, como Black Bee Drones, Beyond Rocket Design e Ex Machina.

Na sequência, os visitantes passaram pelo Núcleo de Estudos em Tecnologias Aeronáuticas (NETAERO) do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), que abriga diversos laboratórios dedicados ao ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, em apoio às atividades experimentais do curso de graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica, entre outras atividades. No local, eles puderam conhecer aeronaves doadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela empresa HELIBRAS.

Em seguida, foi visitado o bloco J2, onde se localiza o Centro de Estudos, Investigação e Inovação em Materiais Bifuncionais e Biotecnologia (CEIIMB – Biomateriais). Os visitantes foram acompanhados pelos professores Daniela Sachs e Marcelos Lima Peres, ambos do Instituto de Física e Química (IFQ), e conheceram, entre outros, os laboratórios de Síntese de Moléculas Bioativas (LASIMBIO), de Caracterização Eletro-Ótica (LCEO) e de Análise Microbiológica.

Os visitantes também foram recebidos pelo professor Robson Luiz Moreno, no Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI), onde conheceram a Sala de Metodologias Ativas Thales, utilizada para aplicação de diversas dinâmicas em grupo, como Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos (PBL), classe invertida e gamificação. Eles visitaram ainda o Laboratório de Pesquisas Thales, destinado ao desenvolvimento de iniciação científica e de projetos finais de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado em temas de interesse da empresa Thales e da UNIFEI.

Depois de passarem pelo campus sede, os visitantes estiveram no Centro Histórico Eletromecânico da UNIFEI, que compreende o Laboratório Thermo-Hydroelectro (LTHE) e o Laboratório de Máquinas Elétricas (LME) e está localizado na rua Coronel Francisco Braz, no calçadão da cidade.

Ao longo da semana, a equipe também visitou a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), o Núcleo de Separadores Compactos (NUSEC) e o Complexo Histórico Cultural da UNIFEI, onde conheceram o Museu Theodomiro Santiago. A análise do potencial da Universidade e da cidade de Itajubá para o turismo tecnológico está sendo conduzida pelo SEBRAE e será utilizada pela Prefeitura Municipal para elaborar o planejamento estratégico dessa modalidade de turismo.

*Com informações da assessoria da UNIFEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...

CESULLAB COMPLETA PRIMEIRO ANO DE VIDA TRANSPIRANDO INOVAÇÃO

O primeiro ano foi movimentado para o CesulLab, hub de inovação que nasceu em março de 2020 com o objetivo de trazer o conceito de inovação aberta para a região do Sul de Minas. Gerando conexões entre os mais diversos setores do mercado e trabalhando a transformação cultural nas empresas, o CesulLab tem apoiado a solução de problemas e provocado a evolução de organizações da nossa região. Neste primeiro ano, o CesulLab recebeu diversas visitas de autoridades, sendo a principal delas do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que compareceu ao Lab para a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica de Varginha. Momento em que reforçou a importância do hub para a cidade e região. Com o intuito de desenvolver todo o ecossistema de inovação, o CesulLab realizou dezenas de eventos online, eventos presenciais, apresentações de startups, ofertou cursos, segue desenvolvendo programas de fomento e atua com 12 verticais de negócios e 16 empresas neste período. O CesulLab em 12 meses im...