quarta-feira, 8 de setembro de 2021

SEBRAE E PREFEITURA DE ITAJUBÁ AVALIAM POTENCIAL DA UNIFEI PARA O TURISMO TECNOLÓGICO

No Galpão dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, os visitantes conheceram equipamentos e tecnologias utilizadas nas atividades desenvolvidas pelos alunos da UNIFEI

No dia 19 de agosto, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu a visita de consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG) e de integrantes da Prefeitura Municipal de Itajubá, com o objetivo de conhecerem as atividades realizadas na instituição e avaliarem seu potencial para o turismo tecnológico.

Marcelo Alcântara Prates e André Viana de Paula, consultores na área de turismo do SEBRAE de Belo Horizonte; Eliezer Macedo, da unidade do SEBRAE de Itajubá, e os representantes da Prefeitura Municipal, José Fernando Grassi Bissacot, secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio; Gisele Paz Lima e Alves, diretora do Departamento de Ciências e Tecnologia, e Maria Cristina Ribeiro Meirelles, diretora do Departamento de Turismo, iniciaram sua visita no Centro de Empreendedorismo (CEU) da UNIFEI.

Segundo Maria Cristina, havia o interesse de conhecer melhor as estruturas do campus sede da universidade e suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois além das visitas que já acontecem na instituição por parte de alunos de outras escolas, há possibilidades de desenvolver um roteiro turístico mais abrangente na cidade a partir de demandas de pessoas que tenham interesse na área de tecnologia. 

“Itajubá tem muito potencial quanto a isso, devido às diversas iniciativas que existem no município e que precisam estar mais bem integradas. Então, queremos saber qual é a identidade local para esse tipo de turismo”, explicou a diretora de Turismo da Prefeitura Municipal.

Visitas feitas
A recepção foi feita pelos professores Guilherme Sousa Bastos, pró-reitor de Extensão; Patrícia da Silva Lopes Alexandrino, pró-reitora adjunta de Extensão e diretora de Cultura e Extensão Social; Carlos Henrique Pereira Mello, diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial; Bruno Silva de Sousa, coordenador dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, e Otávio de Souza Martins Gomes, coordenador do Centro de Empreendedorismo UNIFEI (CEU), além da produtora cultural Flávia Fernanda Carvalho da Motta, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Os visitantes puderam conhecer espaços do CEU, como o Coworking e o Maker Space, nos quais os alunos da UNIFEI recebem, além do ensino técnico, formação para se tornarem empreendedores. Eles também passaram pelos novos auditórios do IEPG e da Biblioteca Mauá.

Acompanhados pelo professor Bruno, os visitantes estiveram no Galpão dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica e conheceram equipamentos e tecnologias utilizadas nas atividades desenvolvidas pelos alunos da UNIFEI que integram as equipes Cheetah Racing, Cheetah E-Racing, Coyotes Motoracing, Uirá Aerodesign, Uai!rrior, EcoVeículo e Saci Baja SAE, além de receberem informações sobre outras equipes, como Black Bee Drones, Beyond Rocket Design e Ex Machina.

Na sequência, os visitantes passaram pelo Núcleo de Estudos em Tecnologias Aeronáuticas (NETAERO) do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), que abriga diversos laboratórios dedicados ao ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, em apoio às atividades experimentais do curso de graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica, entre outras atividades. No local, eles puderam conhecer aeronaves doadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela empresa HELIBRAS.

Em seguida, foi visitado o bloco J2, onde se localiza o Centro de Estudos, Investigação e Inovação em Materiais Bifuncionais e Biotecnologia (CEIIMB – Biomateriais). Os visitantes foram acompanhados pelos professores Daniela Sachs e Marcelos Lima Peres, ambos do Instituto de Física e Química (IFQ), e conheceram, entre outros, os laboratórios de Síntese de Moléculas Bioativas (LASIMBIO), de Caracterização Eletro-Ótica (LCEO) e de Análise Microbiológica.

Os visitantes também foram recebidos pelo professor Robson Luiz Moreno, no Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI), onde conheceram a Sala de Metodologias Ativas Thales, utilizada para aplicação de diversas dinâmicas em grupo, como Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos (PBL), classe invertida e gamificação. Eles visitaram ainda o Laboratório de Pesquisas Thales, destinado ao desenvolvimento de iniciação científica e de projetos finais de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado em temas de interesse da empresa Thales e da UNIFEI.

Depois de passarem pelo campus sede, os visitantes estiveram no Centro Histórico Eletromecânico da UNIFEI, que compreende o Laboratório Thermo-Hydroelectro (LTHE) e o Laboratório de Máquinas Elétricas (LME) e está localizado na rua Coronel Francisco Braz, no calçadão da cidade.

Ao longo da semana, a equipe também visitou a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), o Núcleo de Separadores Compactos (NUSEC) e o Complexo Histórico Cultural da UNIFEI, onde conheceram o Museu Theodomiro Santiago. A análise do potencial da Universidade e da cidade de Itajubá para o turismo tecnológico está sendo conduzida pelo SEBRAE e será utilizada pela Prefeitura Municipal para elaborar o planejamento estratégico dessa modalidade de turismo.

*Com informações da assessoria da UNIFEI

Nenhum comentário: