terça-feira, 28 de setembro de 2021

SEBRAE MINAS E PREFEITURA DE FORMIGA ESTRUTURAM ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

Workshop nos dias 28 e 29 de setembro lança a primeira fase do projeto com debates sobre a construção coletiva da visão de futuro do município

O Sebrae Minas e a Prefeitura de Formiga, por meio do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (Comcitie), realizam, nos dias 28 e 29 de setembro, das 13h às 18h, a primeira de três etapas do processo de estruturação da governança do Ecossistema de Inovação do município. O projeto visa ao desenvolvimento social e econômico da cidade e região, por meio de ações que garantam condições favoráveis à criação e sustentabilidade de negócios de todos os portes e setores.

Em formato de workshop, a primeira etapa é presencial e terá a participação dos membros do Comitê Executivo do Conselho de Inovação de Formiga. O encontro vai abordar a construção coletiva da visão de futuro do município. Esse trabalho inclui o mapeamento dos pontos de intervenção para a transformação do território sob a perspectiva da inovação, a elaboração de um plano de ação que potencialize as conexões existentes na cidade e o desenvolvimento de um modelo de ecossistema que permita uma abordagem sistêmica.

O projeto terá duas outras fases: o desenvolvimento de materiais e relatórios, e a realização de mentorias on-line por cerca de dois meses, a fim de acompanhar a implantação das ações definidas nas etapas anteriores.

Segundo a analista do Sebrae Minas Ana Caroline Pessoni, Formiga tem mercado que demanda soluções mais inovadoras, mas há uma desconexão entre os atores envolvidos e as iniciativas. “Com a estruturação desse ecossistema, partindo da identificação de seu grau de maturidade, formação da governança, construção do plano de ação e acompanhamento, os resultados passam a ser percebidos e mais empresas inovadoras se consolidam. Consequentemente, a economia do município é impulsionada”, explica.

Nenhum comentário: