Pular para o conteúdo principal

SENAC APRESENTA PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA NO FESTIVAL CULTURA & GASTRONOMIA DE TIRADENTES

Evento marcará comemoração dos cinco anos do Programa Primórdios da Cozinha Mineira na instituição
Ronei Peterson e Vani Pedrosa

Em sua 24ª edição, o Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes pode, mais uma vez, contar com a participação do Senac em sua programação, realizada neste ano de forma híbrida, de 18 a 26 de setembro. Parceiro desde a primeira edição do maior evento gastronômico de Minas, o Senac vai realizar gratuitamente oficinas, workshops, apresentará dicas e receitas dos chefs renomados da instituição. A programação on-line poderá ser conferida no Youtube do Fartura.

Este ano, a novidade fica por conta da programação que acontece durante a semana na unidade do Senac, que visa atender, principalmente, os empreendedores locais. Seguindo todos os protocolos sanitários necessários, os chefes executivos da instituição vão realizar três workshops gratuitos e presenciais com os seguintes temas: “O barro e a gastronomia – suas ligações históricas” (dia 21/09, às 10h), ministrado por Mauro César de Paula, “Biodiversidade na gastronomia - Tiradentes recebe Diamantina” (dia 22/09, às 10h), sob a condução de Luciano Avellar, e “A importância dos utensílios artesanais na gastronomia” (dia 22/09, às 13h), conduzido Ronie Peterson.

“O Festival é uma oportunidade de conversarmos sobre um assunto tão importante como a alimentação das pessoas, como isso tem um valor cultural e como podemos gerar novos e bons significados para nosso sistema alimentar, e valorizar toda uma cadeia, comenta Luciano Avellar.

Muita história pra contar
Com o objetivo de resgatar e dar novos usos a hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros colonizadores de Minas Gerais, o Senac abraçou, há cinco anos, a pesquisa Primórdios da Cozinha Mineira e a transformou em um programa educacional, com foco no desenvolvimento regional. A iniciativa não só desvenda a cultura gastronômica do estado como, também, gera renda e valor à cadeia produtiva, por meio da qualificação dos envolvidos e, consequentemente, a valorização e a potencialização dos produtos e serviços para o mercado.

Pensando nisso e na semelhança dos objetivos das ações, o Senac escolheu o Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes para celebrar os cinco anos de atuação do Primórdios na instituição. Vani Pedrosa, Especialista Educacional do Senac e responsável pelo programa, fala sobre o sentimento de comemorar essa data neste evento tão importante e tradicional: “o Festival é uma ação que conseguiu reunir a grandeza da gastronomia mineira. Desde o início escolheu um território histórico como Tiradentes e conseguiu dar uma visibilidade para a culinária do estado. O Senac é parte estruturante deste Festival, um aglutinador dos saberes da cozinha de Minas Gerais, então celebrar este marco nesta ocasião é muito especial”, finaliza.

Com início em 2016, o Programa ganhou outras regiões e já desenvolveu projetos entre as Serras da Piedade e o Caraça, que abrange as cidades mineiras de Santa Bárbara, Caeté, Catas Altas e Barão de Cocais; Maria da Fé, no Sul de Minas, em um trabalho de valorização do azeite produzido na região; nas Serras Alterosas da Mantiqueira, em Barbacena e, no fim de 2020, o programa chegou a Diamantina e, desde então, atua abordando a cultura gastronômica de cinco distritos da cidade.

Durante o processo, a equipe de pesquisadores do Senac atua com o objetivo de resgatar a história alimentar de origem, seus modos de fazer os pratos e usar ingredientes tradicionais, envolvendo toda a cadeia produtiva, por meio da qualificação, para fomentar o desenvolvimento das comunidades.

Para se atingir o objetivo principal da proposta, além dos pesquisadores, há a participação de chefes de cozinha; professores e alunos de gastronomia e das áreas de gestão e da qualidade do produto; além de outros apoiadores técnicos que exercem funções diferenciadas.

Oportunidade para alunos
De acordo com Adriano Vilhena, professor da Faculdade de Gastronomia do Senac em BH, neste ano a proposta do Senac foi levar ações mais objetivas e instigantes para a programação. “Vamos promover workshops com foco no resgate cultural gastronômico de Minas, apresentar dicas dos nossos chefs e contar com o apoio de 10 de nossos alunos do curso de Gastronomia, que vão auxiliar na preparação dos pratos e ter a oportunidade vivenciar um evento com o porte do Festival. Somos parceiros há muito tempo e continuamos com o foco de levar a educação no eixo da gastronomia de uma forma muito objetiva”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SENAC NO FESTIVAL:

 

Dicas dos chefs 

 

Durante o evento, ficarão disponíveis no Youtube do Fartura  dicas dos chefs Luciano Avellar e Mauro Cesar de Paula. Tratam-se de vídeos curtos com orientações para facilitar o dia a dia na cozinha, conforme abaixo: 

·        Os cactos e suas variedades - riqueza das hortas mineiras – Chef Luciano Avellar 

·        Como usar corretamente o papel alumínio dentro da cozinha – Chef Mauro Cesar de Paula 

·        Como utilizar a panela de pressão como maior eficácia – Chef Luciano Avellar 

 

Receita do chef |Transmissão por meio do Youtube do Fartura  

 

Dia 19/09, às 13h: Língua com Quiabo da Lapa – Técnicas e sabores de quintal por Luciano Avelar – Chef de Cozinha Executivo do Senac. 

 

Empreendedorismo Gastronômico| Transmissão por meio do Youtube do Fartura  

 

·        Dia 18/09, às 10h: Dos Primórdios da Cozinha Mineira para o Futuro – low carb e dietas especiais   

Convidada: Vanilda Maria Fonseca Santos – Proprietária da Sano Pane 

Mediador: Luciano Avellar – Chef de Cozinha Executivo do Senac  

 

·        Dia 24/09, às 17h: Bolos Artísticos – Desafios do sabor regional   

Convidada: Djenane de Souza Guimarães – Proprietária da Sonho em Sabor 

Mediadora: Vani Maria Fonseca Pedrosa - Especialista Educacional do Senac  

 

Oficinas |Transmissão por meio do Youtube do Fartura   

 

Dia 18/09, às 15h: A memória gustativa como ingrediente 

Condução: Carolina Figueira da Costa e Marcus Monteiro - Professores da Faculdade Senac BH.  

 

Dia 18/09, às 16h: Bolinho de porco com pão de queijo  

Condução: Adriano Vilhena e Renato Lobato - Professores da Faculdade Senac BH. 

 

Dia 19/09, às 11h30: Feijão de capitão 

Condução: Adriano Vilhena - Professor da Faculdade Senac .  

Dia 19/09, às 15h: Cobu, tradição e possibilidades BH 

Condução: Renato Lobato - Professor da Faculdade Senac BH.  

 

Dia 23/09, às 9h: A simplicidade do artesanal  

Condução: Flavio Gomes,  Laudinei Tadeu do Carmo e Roberto Gonçalves - docentes do  Senac de Barbacena. 

 

Dia 23/09, às 10h: Cozinha Afetiva - A gastronomia como ferramenta de reaproximação  

Condução: Bruno de Oliveira Déde e Guilherme Ferreira -  Docentes do Senac de Barbacena  

 

Dia 23/09, às 14h: A simplicidade com requinte  

Condução: Flavio Gomes, Laudinei Tadeu do Carmo e Roberto Gonçalves - Docentes do Senac de Barbacena 

 

Dia 23/09, às 17h: Apresentação de pratos em eventos online 

Condução: Mauro César de Paula – Chef de Cozinha Executivo do Senac.  

 

Workshops presenciais: dias 22 e 23 - Senac em Tiradentes (rua São Francisco de Paula, 164 – Cascalho) e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pela SymplaHaverá limite máximo de nove participantes por cada encontro. 

 

Festim Restaurante Pacco e Bacco    

Dia 25/09, às 20h: participação de Ronie Peterson - Chef Executivo do Senac; Gustavo Bacarinni - Pacco e Bacco e Kátia Barbosa - Rio de Janeiro.  Pago 

 

Serviço: 

Senac no Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes 

Data: 18 a 26/09 de 2021 

Atividades gratuitas 

Programação completa em www.farturabrasil.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...