Pular para o conteúdo principal

VEREADORES DE TRÊS CORAÇÕES ESTUDAM PROJETO DE LEI QUE TRATA SOBRE A ÁREA AZUL


No último dia 26, os vereadores reuniram-se, por meio da Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania, com representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SEPLAN) e do Departamento de Transporte de Trânsito (DTT). Na ocasião, estiveram presentes o Itamar Procópio, secretário da SEPLAN e o Elieser Estefani Pereira, diretor do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DTT).

O objetivo do encontro foi tirar dúvidas sobre o Projeto de Lei 5402/2021 que trata sobre a “reestruturação, regulamentação e outorga de concessão de operação do sistema de estacionamento rotativo pago de veículos nas vias e logradouros públicos do Município”, ou seja, a Área Azul. 

Os vereadores fizeram diversas perguntas desde a situação que envolve a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Corações (APAE) até a operacionalização do projeto.

Prontamente, o secretário municipal Itamar Procópio explicou que a entidade não poderia continuar com os trabalhos da Área Azul porque existem critérios para tal serviço, como por exemplo: ser uma empresa credenciada, de engenharia de trânsito, passar por licitação e outros. 

Além disso, eles possuem um parecer da Procuradoria-Geral do Município que trata sobre essa circunstância que, consequentemente, seria irregular e estão respeitando-a. Também lembraram que o prazo de contrato com a APAE já se encerrou e que todos conversaram antes.

Já sobre o Projeto de Lei 5402/2021 eles informaram que é um sistema novo e que traz mais rotatividade para o Município de Três Corações. A Área Azul, segundo eles, contará com um sistema digital, inteligente, com aplicativo, trazendo mais eficiência. Inclusive, deram exemplos de cidades do Sul de Minas que atuam dessa forma e conseguem ter bons resultados. Quando questionados sobre as formas de pagamentos, eles disseram que serão por aplicativo via celular, monitores nas ruas, parquímetros, lojas e a central da empresa. Entre as novidades, destacou-se o fato de as pessoas terem a chance de pagarem apenas pelo tempo que ficarem em uma determinada vaga.

Portanto, os vereadores seguem fazendo os estudos necessários, estão em busca de uma solução para que a APAE não seja prejudicada e entrarão em contato com a secretaria responsável pelas subvenções.

*Com informações da Câmara Municipal de Três Corações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.