Pular para o conteúdo principal

VEREADORES DE TRÊS CORAÇÕES ESTUDAM PROJETO DE LEI QUE TRATA SOBRE A ÁREA AZUL


No último dia 26, os vereadores reuniram-se, por meio da Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania, com representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SEPLAN) e do Departamento de Transporte de Trânsito (DTT). Na ocasião, estiveram presentes o Itamar Procópio, secretário da SEPLAN e o Elieser Estefani Pereira, diretor do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DTT).

O objetivo do encontro foi tirar dúvidas sobre o Projeto de Lei 5402/2021 que trata sobre a “reestruturação, regulamentação e outorga de concessão de operação do sistema de estacionamento rotativo pago de veículos nas vias e logradouros públicos do Município”, ou seja, a Área Azul. 

Os vereadores fizeram diversas perguntas desde a situação que envolve a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Corações (APAE) até a operacionalização do projeto.

Prontamente, o secretário municipal Itamar Procópio explicou que a entidade não poderia continuar com os trabalhos da Área Azul porque existem critérios para tal serviço, como por exemplo: ser uma empresa credenciada, de engenharia de trânsito, passar por licitação e outros. 

Além disso, eles possuem um parecer da Procuradoria-Geral do Município que trata sobre essa circunstância que, consequentemente, seria irregular e estão respeitando-a. Também lembraram que o prazo de contrato com a APAE já se encerrou e que todos conversaram antes.

Já sobre o Projeto de Lei 5402/2021 eles informaram que é um sistema novo e que traz mais rotatividade para o Município de Três Corações. A Área Azul, segundo eles, contará com um sistema digital, inteligente, com aplicativo, trazendo mais eficiência. Inclusive, deram exemplos de cidades do Sul de Minas que atuam dessa forma e conseguem ter bons resultados. Quando questionados sobre as formas de pagamentos, eles disseram que serão por aplicativo via celular, monitores nas ruas, parquímetros, lojas e a central da empresa. Entre as novidades, destacou-se o fato de as pessoas terem a chance de pagarem apenas pelo tempo que ficarem em uma determinada vaga.

Portanto, os vereadores seguem fazendo os estudos necessários, estão em busca de uma solução para que a APAE não seja prejudicada e entrarão em contato com a secretaria responsável pelas subvenções.

*Com informações da Câmara Municipal de Três Corações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.