sexta-feira, 29 de outubro de 2021

ACONTECE NOS MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO O FESTIVAL DE GASTRONOMIA E CULTURA DA ROÇA DE GONÇALVES


Depois de um breve hiato devido à pandemia de Coronavírus, o tradicional Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves, no Sul de Minas, que acontece há dez anos, foi reinventado e terá edição especial em 2021. O evento ocorre entre 5 de novembro e 5 de dezembro e será em formato híbrido, com eventos presenciais, conteúdo online e ações sociais respeitando os protocolos sanitários vigentes.

Durante o mês do Festival, haverá programação dinâmica e repleta de vivências campestres, feira de produtores, experiências sensoriais rurais, oficinas de gastronomia, arte e cultura, mídias digitais, tecnologia, formação para todas as idades e conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

As atividades gastronômicas propõem harmonizações, compartilhamento de dicas no preparo de alimentos e receitas, experiências com pequenos produtores, além de muitos sabores locais com pratos especiais em restaurantes da cidade. Com o apoio do Senac, há um grande suporte educacional e de qualificação às atividades gastronômicas, além de atividades sensoriais de alta qualidade para o grande público durante o evento.

Nesta edição, as homenageadas são Eni Ribeiro, do restaurante Ao Pé da Pedra, Glória Vieira da Silva do Zé Ovídeo e Vilma da Rosa. Mulheres que migraram dos trabalhos da lavoura e da lida do campo para criarem seus “restaurantes-casa”, há mais de 20 anos. Elas serão destacadas no Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves como alvo de admiração e reconhecimento no pioneirismo e resiliência no atendimento ao movimento espontâneo de turistas na cidade, por seus restaurantes-casas estarem localizados próximas a monumentos naturais Pedra Chanfrada, Pedra do Forno e Pedra da Balança.

Ainda este ano, uma participação especial faz parte do festival: a chef Mara Salles fará uma imersão de cinco dias no bairro do Venâncios, convivendo com produtores locais e com a Vilma, dona do restaurante do bairro há mais de 20 anos, para uma troca de experiência entre cozinheiras com forte repertório rural.

No Mercado Modo de Fazer, pequenos produtores da cidade e região, com curadoria do Mantiqueirias, terão um espaço exposição e venda de alimentos e artesanato, aos sábados, no Pátio da Fazenda. “Pensamos propósitos para muito além da vivência gastronômica durante os dias de Festival. Por isso, faremos ações positivas e duradouras para a comunidade local. E acreditamos que nada é mais positivo e duradouro que a educação!”, explica Vera Pena, uma das organizadoras da Produtora Rural – idealizadora do Festival.

Programação artística, digital e ações sociais
Entre as atrações artísticas estão shows em locais variados, dentro dos protocolos sanitários, com Natan Freitas, DJ Simonetti, DJiiva, Lira Nossa Senhora das Dores, Congada de São Benedito, Carro de Boi, Zé Pereira, Duo Renaserra, Elder Costa, Beto e Ladir, Dona Rosa, Shirley Ribeiro, Neto, Adolar Marin, Regina Marçal, Vereda Violeira, Amauri Falabella, Alfredo Paiva, Cristiano Vianna, Ivan Meyer, Estrelinhas da Serra, Afonsinho Menino e Ceumar, que fecha a programação com show ao pôr do sol.

Nos conteúdos digitais, o público poderá conferir vídeos criados especialmente para o Festival que têm um importante objetivo: perpetuar a cultura da roça. Foram coletados depoimentos e passo-a-passos de receitas que fazem parte da história da região. Será possível descobrir o que está por trás delas, quem são os personagens marcantes e como elas dão sabor, identidade e tradição para a população local.

Com o apoio da Fundação Inatel (Instituto Nacional de Tecnologia) foi possível o desenvolvimento do Hub da Roça, um espaço tecnológico com câmeras, computadores, pessoas e ideias em movimento destinado à inclusão de jovens e adultos ao universo das redes sociais e à comunicação do que acontece no Festival. Por meio desse programa foi criado um grupo de estudos em mídias e audiovisual, que resultará na destinação correta do lixo eletrônico e palestras sobre campo e tecnologia.

Dentre as ações sociais do evento, foi feita uma parceria com a Crou Empresa de Reciclagem, para reintrodução do hábito da separação de materiais recicláveis junto às associações de bairro e aos inscritos no festival para fazer seu descarte correto. E em parceria com a ONG Por 1 Sorriso, o evento terá atendimentos dentários totalmente gratuitos, por três dias, para as 80 pessoas identificadas como as mais necessitadas do município.

O Festival é realizado pela Gonçalvestur - Associação Pró-Turismo de Gonçalves, entidade civil sem fins lucrativos e sem vínculos político-partidários ou religiosos, cujo objetivo é estimular e promover o turismo saudável nesse belo município localizado no sul de Minas Gerais e abraçado pela Serra da Mantiqueira.

Sobre o Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves
O Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves nasceu em 2011, fruto do amor que existe pela culinária regional e toda a cultura que a envolve. O evento celebra a comida da roça, aquela que é cultivada no quintal e temperada com histórias.

Além de valorizar e preservar as tradições rurais e regionais, o evento também dá ênfase para a gastronomia contemporânea, que se desenvolve em Gonçalves com a chegada de cozinheiras e cozinheiros de diferentes lugares. Essa harmonização entre a tradição e o contemporâneo faz deste Festival um evento diverso, que reflete o caráter acolhedor de Gonçalves: um município que está sempre recebendo pessoas e novidades, se modernizando, mas sem perder suas raízes.

Ao longo destes 10 anos, o Festival contou com a participação de diversos restaurantes e produtores rurais de Gonçalves e região, promovendo uma relação colaborativa entre eles. O Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves movimenta a economia local, destaca o potencial turístico da cidade, oferece uma programação cultural e artística rica e diversa, e já se tornou um dos eventos mais aguardados do Sul de Minas.

Nenhum comentário: