Pular para o conteúdo principal

ACONTECE NOS MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO O FESTIVAL DE GASTRONOMIA E CULTURA DA ROÇA DE GONÇALVES


Depois de um breve hiato devido à pandemia de Coronavírus, o tradicional Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves, no Sul de Minas, que acontece há dez anos, foi reinventado e terá edição especial em 2021. O evento ocorre entre 5 de novembro e 5 de dezembro e será em formato híbrido, com eventos presenciais, conteúdo online e ações sociais respeitando os protocolos sanitários vigentes.

Durante o mês do Festival, haverá programação dinâmica e repleta de vivências campestres, feira de produtores, experiências sensoriais rurais, oficinas de gastronomia, arte e cultura, mídias digitais, tecnologia, formação para todas as idades e conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

As atividades gastronômicas propõem harmonizações, compartilhamento de dicas no preparo de alimentos e receitas, experiências com pequenos produtores, além de muitos sabores locais com pratos especiais em restaurantes da cidade. Com o apoio do Senac, há um grande suporte educacional e de qualificação às atividades gastronômicas, além de atividades sensoriais de alta qualidade para o grande público durante o evento.

Nesta edição, as homenageadas são Eni Ribeiro, do restaurante Ao Pé da Pedra, Glória Vieira da Silva do Zé Ovídeo e Vilma da Rosa. Mulheres que migraram dos trabalhos da lavoura e da lida do campo para criarem seus “restaurantes-casa”, há mais de 20 anos. Elas serão destacadas no Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves como alvo de admiração e reconhecimento no pioneirismo e resiliência no atendimento ao movimento espontâneo de turistas na cidade, por seus restaurantes-casas estarem localizados próximas a monumentos naturais Pedra Chanfrada, Pedra do Forno e Pedra da Balança.

Ainda este ano, uma participação especial faz parte do festival: a chef Mara Salles fará uma imersão de cinco dias no bairro do Venâncios, convivendo com produtores locais e com a Vilma, dona do restaurante do bairro há mais de 20 anos, para uma troca de experiência entre cozinheiras com forte repertório rural.

No Mercado Modo de Fazer, pequenos produtores da cidade e região, com curadoria do Mantiqueirias, terão um espaço exposição e venda de alimentos e artesanato, aos sábados, no Pátio da Fazenda. “Pensamos propósitos para muito além da vivência gastronômica durante os dias de Festival. Por isso, faremos ações positivas e duradouras para a comunidade local. E acreditamos que nada é mais positivo e duradouro que a educação!”, explica Vera Pena, uma das organizadoras da Produtora Rural – idealizadora do Festival.

Programação artística, digital e ações sociais
Entre as atrações artísticas estão shows em locais variados, dentro dos protocolos sanitários, com Natan Freitas, DJ Simonetti, DJiiva, Lira Nossa Senhora das Dores, Congada de São Benedito, Carro de Boi, Zé Pereira, Duo Renaserra, Elder Costa, Beto e Ladir, Dona Rosa, Shirley Ribeiro, Neto, Adolar Marin, Regina Marçal, Vereda Violeira, Amauri Falabella, Alfredo Paiva, Cristiano Vianna, Ivan Meyer, Estrelinhas da Serra, Afonsinho Menino e Ceumar, que fecha a programação com show ao pôr do sol.

Nos conteúdos digitais, o público poderá conferir vídeos criados especialmente para o Festival que têm um importante objetivo: perpetuar a cultura da roça. Foram coletados depoimentos e passo-a-passos de receitas que fazem parte da história da região. Será possível descobrir o que está por trás delas, quem são os personagens marcantes e como elas dão sabor, identidade e tradição para a população local.

Com o apoio da Fundação Inatel (Instituto Nacional de Tecnologia) foi possível o desenvolvimento do Hub da Roça, um espaço tecnológico com câmeras, computadores, pessoas e ideias em movimento destinado à inclusão de jovens e adultos ao universo das redes sociais e à comunicação do que acontece no Festival. Por meio desse programa foi criado um grupo de estudos em mídias e audiovisual, que resultará na destinação correta do lixo eletrônico e palestras sobre campo e tecnologia.

Dentre as ações sociais do evento, foi feita uma parceria com a Crou Empresa de Reciclagem, para reintrodução do hábito da separação de materiais recicláveis junto às associações de bairro e aos inscritos no festival para fazer seu descarte correto. E em parceria com a ONG Por 1 Sorriso, o evento terá atendimentos dentários totalmente gratuitos, por três dias, para as 80 pessoas identificadas como as mais necessitadas do município.

O Festival é realizado pela Gonçalvestur - Associação Pró-Turismo de Gonçalves, entidade civil sem fins lucrativos e sem vínculos político-partidários ou religiosos, cujo objetivo é estimular e promover o turismo saudável nesse belo município localizado no sul de Minas Gerais e abraçado pela Serra da Mantiqueira.

Sobre o Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves
O Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves nasceu em 2011, fruto do amor que existe pela culinária regional e toda a cultura que a envolve. O evento celebra a comida da roça, aquela que é cultivada no quintal e temperada com histórias.

Além de valorizar e preservar as tradições rurais e regionais, o evento também dá ênfase para a gastronomia contemporânea, que se desenvolve em Gonçalves com a chegada de cozinheiras e cozinheiros de diferentes lugares. Essa harmonização entre a tradição e o contemporâneo faz deste Festival um evento diverso, que reflete o caráter acolhedor de Gonçalves: um município que está sempre recebendo pessoas e novidades, se modernizando, mas sem perder suas raízes.

Ao longo destes 10 anos, o Festival contou com a participação de diversos restaurantes e produtores rurais de Gonçalves e região, promovendo uma relação colaborativa entre eles. O Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves movimenta a economia local, destaca o potencial turístico da cidade, oferece uma programação cultural e artística rica e diversa, e já se tornou um dos eventos mais aguardados do Sul de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.