quarta-feira, 20 de outubro de 2021

ARENA PARK, EM ITAJUBÁ, REALIZA TREINOS PARA ATLETAS COM SÍNDROME DE DOWN


Com o apoio da Prefeitura de Itajubá e patrocinadores, o projeto “Futsal Down T21 Arena Park” está realizando treinos para atletas com T21 (síndrome de Down) em Itajubá, no Sul de Minas. Idealizado por Eduardo Sato, o projeto está acontecendo no Arena Park, espaço de propriedade do Educador Físico Ferdinando Moreira que fica localizado no Parque da Cidade, e também no Ginásio Tigrão. O lançamento oficial ocorrerá em novembro.

O projeto “Futsal Down T21 Arena Park” atende adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos com síndrome de Down. O objetivo é treinar as habilidades esportivas através do futsal, buscando benefícios físicos, sociais e cognitivos, além de melhoria na autonomia, autoestima, independência e socialização dos atletas. “Queremos levar a todas as pessoas com Down os mesmos resultados e benefícios que o meu filho Rafael Sato vem obtendo com a prática do futsal”, disse o idealizador Eduardo.

A iniciativa conta ainda com o suporte e incentivo de Cleiton Monteiro, Técnico da Seleção Brasileira de Futsal Down, Dirigente da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) e membro da Federação Internacional para Atletas de Futebol com Síndrome de Down.

Sobre o Futsal Down
A história do Futsal Down no Brasil se confunde com a do técnico Cleiton Monteiro, ex-jogador do Corinthians. Depois de sair dos gramados, Cleiton assumiu o cargo de Diretor Social da Apae de Osasco (SP), onde permaneceu de 2005 a 2007. Naquele ano, em parceria com a Associação Paradesportiva JR, Cleiton foi o treinador de um time de jogadores com T21.

Logo depois, devido ao histórico de Cleiton com o Corinthians, foi criada uma parceria que resultou no primeiro time de Futsal Down do Brasil: o JR Corinthians em 2007. De lá pra cá, Cleiton participou da formação de muitos outros projetos de Futsal Down no país, incluindo o mais recente, o “Futsal Down T21 Arena Park” de Itajubá, em junho de 2021.

Graças ao empenho e trabalho de Cleiton Monteiro, hoje o Futsal Down do Brasil é internacionalmente conhecido, tendo a Seleção Brasileira de Futsal Down consagrada Campeã Mundial de 2019 e a Gillette como patrocinador oficial.

Nenhum comentário: