Pular para o conteúdo principal

ARENA PARK, EM ITAJUBÁ, REALIZA TREINOS PARA ATLETAS COM SÍNDROME DE DOWN


Com o apoio da Prefeitura de Itajubá e patrocinadores, o projeto “Futsal Down T21 Arena Park” está realizando treinos para atletas com T21 (síndrome de Down) em Itajubá, no Sul de Minas. Idealizado por Eduardo Sato, o projeto está acontecendo no Arena Park, espaço de propriedade do Educador Físico Ferdinando Moreira que fica localizado no Parque da Cidade, e também no Ginásio Tigrão. O lançamento oficial ocorrerá em novembro.

O projeto “Futsal Down T21 Arena Park” atende adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos com síndrome de Down. O objetivo é treinar as habilidades esportivas através do futsal, buscando benefícios físicos, sociais e cognitivos, além de melhoria na autonomia, autoestima, independência e socialização dos atletas. “Queremos levar a todas as pessoas com Down os mesmos resultados e benefícios que o meu filho Rafael Sato vem obtendo com a prática do futsal”, disse o idealizador Eduardo.

A iniciativa conta ainda com o suporte e incentivo de Cleiton Monteiro, Técnico da Seleção Brasileira de Futsal Down, Dirigente da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) e membro da Federação Internacional para Atletas de Futebol com Síndrome de Down.

Sobre o Futsal Down
A história do Futsal Down no Brasil se confunde com a do técnico Cleiton Monteiro, ex-jogador do Corinthians. Depois de sair dos gramados, Cleiton assumiu o cargo de Diretor Social da Apae de Osasco (SP), onde permaneceu de 2005 a 2007. Naquele ano, em parceria com a Associação Paradesportiva JR, Cleiton foi o treinador de um time de jogadores com T21.

Logo depois, devido ao histórico de Cleiton com o Corinthians, foi criada uma parceria que resultou no primeiro time de Futsal Down do Brasil: o JR Corinthians em 2007. De lá pra cá, Cleiton participou da formação de muitos outros projetos de Futsal Down no país, incluindo o mais recente, o “Futsal Down T21 Arena Park” de Itajubá, em junho de 2021.

Graças ao empenho e trabalho de Cleiton Monteiro, hoje o Futsal Down do Brasil é internacionalmente conhecido, tendo a Seleção Brasileira de Futsal Down consagrada Campeã Mundial de 2019 e a Gillette como patrocinador oficial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.