Pular para o conteúdo principal

BAND CIDADES EXCELENTES PREMIA MUNICÍPIO DE LAVRAS EM TRÊS CATEGORIAS


A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci e o vice-prefeito Rodolpho Wilson Crepaldi receberam nesta segunda-feira, dia 18, em Belo Horizonte, a premiação do Band Cidades Inteligentes.

Em solenidade com a presença do governador Romeu Zema, o Sistema Band Minas de Comunicação anunciou os vencedores estaduais do Prêmio Band Cidades Excelentes. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país.

A Prefeitura de Lavras foi vencedora em três categorias: Saúde e Bem Estar; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e destaque entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O trabalho de pesquisa envolve 40 indicadores de gestão pública, o que possibilita um olhar sobre o município por vários ângulos.


O prêmio
Iniciativa pioneira e inédita no país, o Prêmio Band Cidades Excelentes analisa cinco pontos importantes da administração pública municipal: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

A premiação é divida em três categorias, de acordo com a população de cada município (menos de 30 mil habitantes / de 30 a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes). O evento contou com a presença de representantes dos municípios que concorreram e a premiação foi entregue pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, IGMA. A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Para cada pilar, os municípios serão separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

No evento, foram entregues as premiações aos municípios:

● Pedra do Indaiá (menor ou igual a 30 mil habitantes), gerido pelo prefeito Mateus Marciano dos Santos;
● Nova Lima (entre 30 mil e 100 mil habitantes), gerido pelo prefeito João Marcelo Dieguez Pereira;
● Lavras (acima de 100 mil habitantes), gerido pela prefeita Jussara Menicucci.

“Esta iniciativa é louvável e digna do nosso reconhecimento e agradecimento, pois ela premia os bons gestores e, com isso, melhora a autoestima de quem faz o trabalho. Incentiva os premiados e divulga essas boas práticas para os demais seguirem este exemplo e se aperfeiçoarem. A administração pública é muito complexa e há detalhes importantes que precisam ser enxergados. Os gestores são muito cobrados pelo controle externo e precisamos mudar isso”, afirmou Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidenteda Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Além de Julvan Lacerda e do governador Romeu Zema, participou da entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, o sócio-fundador do Instituto Aquila, Raimundo Godoy; o diretor da Band Minas, Bernardo Teles, além de sete prefeitos mineiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.