Pular para o conteúdo principal

BAND CIDADES EXCELENTES PREMIA MUNICÍPIO DE LAVRAS EM TRÊS CATEGORIAS


A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci e o vice-prefeito Rodolpho Wilson Crepaldi receberam nesta segunda-feira, dia 18, em Belo Horizonte, a premiação do Band Cidades Inteligentes.

Em solenidade com a presença do governador Romeu Zema, o Sistema Band Minas de Comunicação anunciou os vencedores estaduais do Prêmio Band Cidades Excelentes. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país.

A Prefeitura de Lavras foi vencedora em três categorias: Saúde e Bem Estar; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e destaque entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O trabalho de pesquisa envolve 40 indicadores de gestão pública, o que possibilita um olhar sobre o município por vários ângulos.


O prêmio
Iniciativa pioneira e inédita no país, o Prêmio Band Cidades Excelentes analisa cinco pontos importantes da administração pública municipal: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

A premiação é divida em três categorias, de acordo com a população de cada município (menos de 30 mil habitantes / de 30 a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes). O evento contou com a presença de representantes dos municípios que concorreram e a premiação foi entregue pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, IGMA. A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Para cada pilar, os municípios serão separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

No evento, foram entregues as premiações aos municípios:

● Pedra do Indaiá (menor ou igual a 30 mil habitantes), gerido pelo prefeito Mateus Marciano dos Santos;
● Nova Lima (entre 30 mil e 100 mil habitantes), gerido pelo prefeito João Marcelo Dieguez Pereira;
● Lavras (acima de 100 mil habitantes), gerido pela prefeita Jussara Menicucci.

“Esta iniciativa é louvável e digna do nosso reconhecimento e agradecimento, pois ela premia os bons gestores e, com isso, melhora a autoestima de quem faz o trabalho. Incentiva os premiados e divulga essas boas práticas para os demais seguirem este exemplo e se aperfeiçoarem. A administração pública é muito complexa e há detalhes importantes que precisam ser enxergados. Os gestores são muito cobrados pelo controle externo e precisamos mudar isso”, afirmou Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidenteda Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Além de Julvan Lacerda e do governador Romeu Zema, participou da entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, o sócio-fundador do Instituto Aquila, Raimundo Godoy; o diretor da Band Minas, Bernardo Teles, além de sete prefeitos mineiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...