Pular para o conteúdo principal

BAND CIDADES EXCELENTES PREMIA MUNICÍPIO DE LAVRAS EM TRÊS CATEGORIAS


A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci e o vice-prefeito Rodolpho Wilson Crepaldi receberam nesta segunda-feira, dia 18, em Belo Horizonte, a premiação do Band Cidades Inteligentes.

Em solenidade com a presença do governador Romeu Zema, o Sistema Band Minas de Comunicação anunciou os vencedores estaduais do Prêmio Band Cidades Excelentes. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país.

A Prefeitura de Lavras foi vencedora em três categorias: Saúde e Bem Estar; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e destaque entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O trabalho de pesquisa envolve 40 indicadores de gestão pública, o que possibilita um olhar sobre o município por vários ângulos.


O prêmio
Iniciativa pioneira e inédita no país, o Prêmio Band Cidades Excelentes analisa cinco pontos importantes da administração pública municipal: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

A premiação é divida em três categorias, de acordo com a população de cada município (menos de 30 mil habitantes / de 30 a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes). O evento contou com a presença de representantes dos municípios que concorreram e a premiação foi entregue pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, IGMA. A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Para cada pilar, os municípios serão separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

No evento, foram entregues as premiações aos municípios:

● Pedra do Indaiá (menor ou igual a 30 mil habitantes), gerido pelo prefeito Mateus Marciano dos Santos;
● Nova Lima (entre 30 mil e 100 mil habitantes), gerido pelo prefeito João Marcelo Dieguez Pereira;
● Lavras (acima de 100 mil habitantes), gerido pela prefeita Jussara Menicucci.

“Esta iniciativa é louvável e digna do nosso reconhecimento e agradecimento, pois ela premia os bons gestores e, com isso, melhora a autoestima de quem faz o trabalho. Incentiva os premiados e divulga essas boas práticas para os demais seguirem este exemplo e se aperfeiçoarem. A administração pública é muito complexa e há detalhes importantes que precisam ser enxergados. Os gestores são muito cobrados pelo controle externo e precisamos mudar isso”, afirmou Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidenteda Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Além de Julvan Lacerda e do governador Romeu Zema, participou da entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, o sócio-fundador do Instituto Aquila, Raimundo Godoy; o diretor da Band Minas, Bernardo Teles, além de sete prefeitos mineiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.