quarta-feira, 20 de outubro de 2021

BAND CIDADES EXCELENTES PREMIA MUNICÍPIO DE LAVRAS EM TRÊS CATEGORIAS


A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci e o vice-prefeito Rodolpho Wilson Crepaldi receberam nesta segunda-feira, dia 18, em Belo Horizonte, a premiação do Band Cidades Inteligentes.

Em solenidade com a presença do governador Romeu Zema, o Sistema Band Minas de Comunicação anunciou os vencedores estaduais do Prêmio Band Cidades Excelentes. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país.

A Prefeitura de Lavras foi vencedora em três categorias: Saúde e Bem Estar; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e destaque entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O trabalho de pesquisa envolve 40 indicadores de gestão pública, o que possibilita um olhar sobre o município por vários ângulos.


O prêmio
Iniciativa pioneira e inédita no país, o Prêmio Band Cidades Excelentes analisa cinco pontos importantes da administração pública municipal: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

A premiação é divida em três categorias, de acordo com a população de cada município (menos de 30 mil habitantes / de 30 a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes). O evento contou com a presença de representantes dos municípios que concorreram e a premiação foi entregue pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, IGMA. A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Para cada pilar, os municípios serão separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

No evento, foram entregues as premiações aos municípios:

● Pedra do Indaiá (menor ou igual a 30 mil habitantes), gerido pelo prefeito Mateus Marciano dos Santos;
● Nova Lima (entre 30 mil e 100 mil habitantes), gerido pelo prefeito João Marcelo Dieguez Pereira;
● Lavras (acima de 100 mil habitantes), gerido pela prefeita Jussara Menicucci.

“Esta iniciativa é louvável e digna do nosso reconhecimento e agradecimento, pois ela premia os bons gestores e, com isso, melhora a autoestima de quem faz o trabalho. Incentiva os premiados e divulga essas boas práticas para os demais seguirem este exemplo e se aperfeiçoarem. A administração pública é muito complexa e há detalhes importantes que precisam ser enxergados. Os gestores são muito cobrados pelo controle externo e precisamos mudar isso”, afirmou Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidenteda Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Além de Julvan Lacerda e do governador Romeu Zema, participou da entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, o sócio-fundador do Instituto Aquila, Raimundo Godoy; o diretor da Band Minas, Bernardo Teles, além de sete prefeitos mineiros.

Nenhum comentário: