Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR ENTREGA KITS PARA DEFESA CIVIL EM LAVRAS

Ao todo, 497 kits com uma caminhonete 4x4 e demais equipamentos serão destinados aos municípios mineiros para atendimento à população

Ao lado da prefeita Jussara Menicucci, o governador Romeu Zema realizou a entrega, em Lavras, no Sul de Minas, nesta quinta-feira, dia 21, de 30 kis da Defesa Civil para municípios da região. Este é o maior investimento já feito em Defesa Civil na história de Minas Gerais, segundo a instituição. Ao todo, serão entregues 497 kits.

Para Lavras e região, foram entregues 30 kits de Defesa Civil - sendo 29 para municípios e um para a Regional da Defesa Civil, com sede da 6ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais. Cada kit tem custo de R$ 163,4 mil e é composto por uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital. Os investimentos para a compra dos equipamentos são frutos de Ajustamento de Conduta com a Vale S.A. e intermediada pelo Ministério Público Estadual.

Zema destacou que os kits serão de extrema importância para os municípios de Minas se reestruturarem para melhor atender à população principalmente no período chuvoso, que teve início neste mês e vai até março do ano que vem.

Os outros 29 municípios que receberão os equipamentos nesta quinta são: Oliveira, Itutinga, Carmópolis de Minas, Ribeirão Vermelho, Santo Antônio do Amparo, Monsenhor Paulo, Jesuânia, Três Pontas, Campo Belo, Varginha, Campanha, Três Corações, Coqueiral, Candeias, Cambuquira, Luminárias, Passa Tempo, Cristais, Ilicínea, São Francisco de Paula, Lambari, Piracema, Ibituruna, Cana Verde, Nepomuceno, São Bento Abade, Aguanil e São Thomé das Letras.

Para todo o estado, serão 497 kits de proteção e defesa civil, que foram adquiridos com recursos do termo assinado junto à Vale e ao Ministério Público, devido ao rompimento da barragem em Brumadinho. Na tragédia, 272 perderam a vida. Oito joias – como os familiares chamam as vítimas ainda não localizadas – ainda não foram encontradas.

Do total de 497 kits, 479 serão destinados aos municípios e 18 para as Regionais de Proteção e Defesa Civil (Redec). Os demais kits serão entregues nas próximas semanas.

Processo de seleção
Para selecionar os municípios contemplados, o Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenaria Estadual de Defesa Civil (Cedec), realizou um Edital de Chamamento Público.

No total, 534 municípios apresentaram documentação em envelopes lacrados, com a finalidade de participar do processo e comprovar o preenchimento dos requisitos constantes do edital. O material foi conferido e analisado pela Cedec, que fez a classificação dos 479 municípios contemplados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.