Pular para o conteúdo principal

SANTO ANTÔNIO DO AMPARO NOTIFICA CONCESSIONÁRIA PARA CANCELAMENTO DA TARIFA DE ESGOTO

Prefeito Caíque alega descumprimento do contrato de prestação de serviço por parte da empresa Águas de Santo Antônio do Amparo

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas, notificou a concessionária Águas de Santo Antônio do Amparo para cancelamento da tarifa de coleta e tratamento de esgoto e por não cumprir o contrato de prestação de serviço 035/2019.

Em ofício enviado a empresa ontem, quarta-feira, dia 7, o prefeito Carlos Henrique Avelar (Caíque), informa que " a administração está atenta quanto a fiscalização de todos os procedimentos para uma prestação de serviço de qualidade nos termos do contrato."

No documento, o prefeito Caíque destaca que diante do início da cobrança da Tarifa de Prestação dos Serviços Públicos do Tratamento de Esgoto no município de Santo Antônio do Amparo, "venho notificar que realize o cancelamento da cobrança da referida tarifa, tendo em vista que existem vários pontos no município onde o esgoto está correndo a céu aberto, sem a devida canalização e consequentemente sem o devido tratamento."

Para o prefeito, diante deste fato, fica nítido que a empresa não está cumprindo o Contrato 035/2019.

O cancelamento deverá abranger todas as contas cujas tarifas estão sendo cobradas dos usuários e também as que serão emitidas a partir da data da notificação.

O contrato
Em Santo Antônio do Amparo, a prestação de serviços de saneamento básico foi concedida à empresa Águas de Santo Antônio do Amparo, uma Sociedade de Propósito Específico, no ano de 2019, na gestão do então prefeito Evandro de Paiva Carrara, substituindo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que desde 1983 prestava serviço de tratamento e distribuição de água na cidade.

A concessão que permitia à Copasa a exploração dos serviços de tratamento de água em Santo Antônio do Amparo venceu no ano de 2013 e desde então vinha atuando sem contrato.

A prefeitura da cidade realizou então no ano de 2018 uma licitação na modalidade de Concorrência Pública nº 002/2018, para a autorizar a concessão da exploração de serviços de tratamento de água e esgoto.

Polêmica
A entrada da empresa Águas de Santo Antônio do Amparo para prestação de serviço na cidade, bem como a saída da Copasa é cercada por polêmica. A Câmara Municipal da cidade recusou em duas ocasiões, uma em 2011 e outra em 2012, proposta do executivo de concessão dos serviços de manutenção e tratamento de esgoto. O atual prefeito da cidade, Caíque, na época era vereador e foi um dos parlamentares contrários a concessão da forma que foi realizada.

A principal justificativa da recusa do projeto pelos vereadores que votaram contra a concessão foi a de que a medida poderia onerar em muito as contas dos consumidores amparenses. Na época a discussão contou com grande manifestação de populares que lotaram o plenário da câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho