Pular para o conteúdo principal

TCE REALIZA EVENTO COM CONTROLADORES INTERNOS NO SUL DE MINAS


A equipe do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) se encontrou hoje, 06 de outubro, presencialmente, com os controladores dos municípios do Sul de Minas para realizar mais um Treinamento do Fortalecimento do Controle Interno. A Câmara Municipal da cidade de Pouso Alegre recebeu os 147 participantes do evento, vindos de 59 municípios vizinhos.

Na cerimônia de abertura o chefe de gabinete da Presidência, Carlos Alberto Pavan, que representou o presidente do TCEMG, Mauri Torres, falou da velha parceria do município nos eventos de capacitação promovidos pela Corte de Contas. 

Pavan ressaltou que a sociedade pós pandemia mudou e agora ela exige mais eficiência e eficácia na gestão pública, ela cobra mais qualidade nos serviços públicos prestados. 

Ele explicou que foi este o pensamento que levou o Tribunal de Contas a planejar e agora retomar seus treinamentos de forma presencial, pois o TCE sempre reconheceu no controlador interno a figura de um “importante e fundamental parceiro” para uma boa gestão pública. Pavan também lembrou que o saudoso conselheiro do TCEMG, Simão Pedro de Toledo, é filho desta acolhedora cidade mineira.

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões, ao dar boas vindas ao público, falou da importância deste treinamento, disse “só quem passa pelo poder público sabe o quanto ele é difícil, quanto as obras são complexas e a importância que tem para nós o controle interno, para que, lá na frente, nós não sejamos responsabilizados por algum erro que foi cometido, e nisso o Tribunal de Contas é um exemplo”.

Após a abertura oficial, Fabrícia de Oliveira, da Escola de Contas do TCEMG, conversou com os controladores sobre a importância de alcançar as metas do Plano Nacional de Educação, principalmente neste momento pós pandemia. Ela falou dos instrumentos que podem auxiliar os gestores a nesta área, da relevância da atuação dos Conselhos Municipais de Educação e de como o aplicativo Na Ponta do Lápis pode aproximar a gestão municipal da sociedade. 

Logo após, Paulo Vicente Guimarães, gerente do projeto de Fortalecimento do Controle Interno e assessor da Presidência, palestrou sobre o aplicativo Lupa de Minas, desenvolvido pelo TCEMG para ajudar o Controle Social, fornecendo informações objetivas sobre a gestão, despesas e receitas, aplicadas à Saúde, Educação, obras e convênios firmados com o município. 

Ainda no horário da manhã, Edina Mota explicou aos controladores municipais a importância dos relatórios do Sistema Informatizado de Contas (Sicom) e Sandro Miguez, analista de Controle externo do TCEMG, apresentou os recursos e possibilidades do Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas (Sisop).

No turno da tarde, os controladores municipais vão conhecer o Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municipios (CAPMG), que será apresentado pela coordenadora de Fiscalização de Atos de Pessoal do TCEMG, Ana Paula Gonçalves; e, para finalizar o treinamento, o coordenador de Análise de Contas dos Governos Municipais, José Clemente dos Santos, irá palestrar sobre a Elaboração do Relatório de Controle Interno para Prestação de Contas Anual.

Estiveram presentes na mesa de honra deste evento, o chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas, Carlos Alberto Pavan; o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões,o vice-presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Elizelto Guido; o diretor da Associação Mineira de Municípios (AMM), Hideraldo Henrique; a presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo e prefeita de Andradas, Margot Navarro, e o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes e prefeito de Coronel Xavier Chaves, Fúvio de Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...