Pular para o conteúdo principal

TCE REALIZA EVENTO COM CONTROLADORES INTERNOS NO SUL DE MINAS


A equipe do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) se encontrou hoje, 06 de outubro, presencialmente, com os controladores dos municípios do Sul de Minas para realizar mais um Treinamento do Fortalecimento do Controle Interno. A Câmara Municipal da cidade de Pouso Alegre recebeu os 147 participantes do evento, vindos de 59 municípios vizinhos.

Na cerimônia de abertura o chefe de gabinete da Presidência, Carlos Alberto Pavan, que representou o presidente do TCEMG, Mauri Torres, falou da velha parceria do município nos eventos de capacitação promovidos pela Corte de Contas. 

Pavan ressaltou que a sociedade pós pandemia mudou e agora ela exige mais eficiência e eficácia na gestão pública, ela cobra mais qualidade nos serviços públicos prestados. 

Ele explicou que foi este o pensamento que levou o Tribunal de Contas a planejar e agora retomar seus treinamentos de forma presencial, pois o TCE sempre reconheceu no controlador interno a figura de um “importante e fundamental parceiro” para uma boa gestão pública. Pavan também lembrou que o saudoso conselheiro do TCEMG, Simão Pedro de Toledo, é filho desta acolhedora cidade mineira.

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões, ao dar boas vindas ao público, falou da importância deste treinamento, disse “só quem passa pelo poder público sabe o quanto ele é difícil, quanto as obras são complexas e a importância que tem para nós o controle interno, para que, lá na frente, nós não sejamos responsabilizados por algum erro que foi cometido, e nisso o Tribunal de Contas é um exemplo”.

Após a abertura oficial, Fabrícia de Oliveira, da Escola de Contas do TCEMG, conversou com os controladores sobre a importância de alcançar as metas do Plano Nacional de Educação, principalmente neste momento pós pandemia. Ela falou dos instrumentos que podem auxiliar os gestores a nesta área, da relevância da atuação dos Conselhos Municipais de Educação e de como o aplicativo Na Ponta do Lápis pode aproximar a gestão municipal da sociedade. 

Logo após, Paulo Vicente Guimarães, gerente do projeto de Fortalecimento do Controle Interno e assessor da Presidência, palestrou sobre o aplicativo Lupa de Minas, desenvolvido pelo TCEMG para ajudar o Controle Social, fornecendo informações objetivas sobre a gestão, despesas e receitas, aplicadas à Saúde, Educação, obras e convênios firmados com o município. 

Ainda no horário da manhã, Edina Mota explicou aos controladores municipais a importância dos relatórios do Sistema Informatizado de Contas (Sicom) e Sandro Miguez, analista de Controle externo do TCEMG, apresentou os recursos e possibilidades do Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas (Sisop).

No turno da tarde, os controladores municipais vão conhecer o Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municipios (CAPMG), que será apresentado pela coordenadora de Fiscalização de Atos de Pessoal do TCEMG, Ana Paula Gonçalves; e, para finalizar o treinamento, o coordenador de Análise de Contas dos Governos Municipais, José Clemente dos Santos, irá palestrar sobre a Elaboração do Relatório de Controle Interno para Prestação de Contas Anual.

Estiveram presentes na mesa de honra deste evento, o chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas, Carlos Alberto Pavan; o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões,o vice-presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Elizelto Guido; o diretor da Associação Mineira de Municípios (AMM), Hideraldo Henrique; a presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo e prefeita de Andradas, Margot Navarro, e o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes e prefeito de Coronel Xavier Chaves, Fúvio de Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.