Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG VAI RECEBER R$2,5 MILHÕES DO GOVERNO DE MINAS PARA INVESTIMENTO EM COMPLEXOS ESPORTIVOS

Vista aérea do campus Varginha, com destaque para as quadra esportivas descoberta e coberta, e para o campo de futebol society
Vista aérea do campus Varginha, com destaque para as quadra esportivas descoberta e coberta, e para o campo de futebol society

A UNIFAL-MG foi uma das instituições contemplas pelo Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas, lançado pelo governo do estado, neste mês de outubro. A iniciativa governamental prevê repasse financeiro para realização de obras, compra de imobiliários e equipamentos e a UNIFAL-MG vai receber R$ 2,5 milhões para conclusão dos complexos poliesportivos.

O projeto de reforma e atualização das áreas esportivas dos campi da UNIFAL-MG integrava uma lista de demandas da Universidade, composta por 13 projetos que poderiam ser iniciados até o final de 2021. Na proposta de conclusão dos complexos poliesportivos, a Instituição destacou as áreas esportivas em cada uma das quatro unidades educacionais localizadas em Alfenas (Sede e Unidade Santa Clara), Poços de Caldas e Varginha. Atualmente, cada área conta com uma quadra coberta, uma quadra descoberta, um campo de futebol society, além de banheiros, vestiários e depósito para guarda de material esportivo.

“Alguns dos nossos aparelhos esportivos ainda não estão finalizados, como é o caso de Poços de Caldas e Santa Clara. Outros sofreram danos e desgastes advindos do uso e da exposição ao clima. Esta situação não apenas tornava a prática de esportes menos atrativa nestes espaços, mas impossível, em alguns casos, ou mais sujeita a acidentes em outras. Desde 2018, observamos isso e temos tentado formas de recuperação e conclusão destes aparelhos”, destaca o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, professor Wellington Ferreira Lima.

Segundo o pró-reitor, a elaboração do projeto foi iniciada em 2018, mas esbarrou na carência de profissionais para levantamento técnico das necessidades e avançou lentamente, até que em 2020 foi formalizada junto à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

Na proposta enviada ao governo de Minas, a UNIFAL-MG apontou as necessidades de segurança, acessibilidade e conforto dos usuários. “Estes espaços, atualmente, necessitam passar por uma reforma para recuperação de suas características iniciais e a atualização dos seus equipamentos e de alguns materiais adotados, por equipamentos e materiais mais modernos, com vistas a facilitar a manutenção. É preciso, também, adequar os acessos a estes locais às atuais exigências de acessibilidade”, descreve o projeto.

Para o professor Wellington Lima, a restauração das áreas esportivas contribuirá para a qualidade de vida de toda a comunidade universitária. “A prática de esportes é fundamental para a promoção da saúde tanto física quanto mental, e há uma tendência de que 25% dos estudantes se tornem sedentários”, alerta, comentando que as estimativas apontam que mais de 40% dos servidores já são sedentários.

Ao mencionar outros aspectos positivos sobre o quanto a revitalização dos espaços esportivos será benéfica para a atividade física da comunidade universitária, o professor Wellington Lima enfatiza as contribuições da prática esportiva para a saúde mental.

“Podemos observar benefícios em duas perspectivas: da perspectiva fisiológica, as análises apontam que por meio dos exercícios o corpo produz naturalmente neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar, que favorece sobremaneira a redução de sintomas de ansiedade e depressão”, diz. “Da perspectiva acadêmica, a prática de atividades físicas mostra-se ainda efetiva para ativar áreas cerebrais relacionadas ao aprendizado, planejamento e memória, além de propiciar práticas coletivas para o fortalecimento da sensação de pertencimento acadêmico e desenvolvimento de estratégias psicossociais, necessárias no percurso e desenvolvimento acadêmico”, acrescenta.

Na avaliação do pró-reitor de Planejamento, Lucas Cezar Mendonça, a iniciativa do programa do governo de Minas é vista com bons olhos. “Em tempos de escassez de recursos, todo aporte que nos é incorporado significa melhorias. Tínhamos uma expectativa de maior equidade na distribuição dos recursos, mas, prefiro o olhar positivo sobre a nossa conquista”, ressalta”, destaca.

Em relação ao projeto contemplado, Lucas Mendonça aponta o quanto realizar essa obra será importante para a UNIFAL-MG. “Significa muito, pois, precisamos terminar uma obra pública que ainda não tínhamos finalizado e sendo na área de esportes nos deixa muito felizes, pois, sabemos que o esporte traz benefícios diretos à saúde física e mental das pessoas, mas, também teremos a oportunidade de estreitar nossas relações com a comunidade de nossas cidades”, finaliza.
Programa de Apoio às Universidades Federais

Conforme informações divulgadas pelo governo de Minas, o Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas tem como objetivo garantir maior integração das universidades públicas federais para desenvolver projetos e ações conjuntas com a educação básica, além de promover a melhoria na qualidade de ensino do estado de Minas Gerais por meio de investimentos nestas instituições de ensino superior.

O programa foi divulgado para as universidades federais em reunião realizada no mês de julho, oportunidade em que a Secretaria de Estado de Educação/Subsecretaria de Ensino Superior de Minas Gerais solicitou às federais mineiras o envio de uma lista de projetos com suas demandas no prazo de sete dias que, além de apresentar a capacidade de iniciar ainda em 2021, deveria conter propostas relacionadas à área de ensino, alinhamento com a educação básica ou profissionalizante, sem ampliação de despesas de custeio.

De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, na proposta final encaminhada à Secretaria Estadual de Educação de Minas foram elencados 13 projetos que poderiam ser iniciados até o final de 2021. São eles:
  1. Equipamentos e infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI);
  2. Equipamentos das Unidades Acadêmicas;
  3. Usinas fotovoltaicas;
  4. Programa de Apoio e Valorização das Licenciaturas UNIFAL-MG (PROLIC);
  5. Programa de Formação Continuada da UNIFAL-MG para Professores da Educação Básica (PROPROFE);
  6. SuperLAB Minas:
  7. Rede de Laboratórios de Metodologias Ativas nas Escolas Estaduais; término dos complexos poliesportivos;
  8. Reforma dos Auditórios do Prédio R (Sede);
  9. Aquisição de um Gerador de Nitrogênio Líquido;
  10. Sistema de Combate a Incêndio (Alfenas e Varginha);
  11. Programa Legado Ambiental;
  12. Horto Botânico e Medicina;
  13. Reforma do Auditório Leão de Faria.
Para atender os critérios, a UNIFAL-MG priorizou os projetos que já estavam em andamento, tais como projetos acadêmicos em parceria com a rede básica, compra de equipamentos que poderiam acontecer ainda em 2021, bem como projetos que diminuiriam o custeio da Instituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho