Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS PROMULGA CRIAÇÃO DA PROCURADORIA DA MULHER E DA BANCADA FEMININA NA ALMG

Em cerimônia marcada pela defesa da representatividade das mulheres, presidente da ALMG reafirma apoio à deputada Andréia de Jesus, vítima de ameaças em redes sociais

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), promulgou, nesta sexta-feira, dia 5, a Resolução 5.590/2021, que cria a Procuradoria da Mulher e institui a Bancada Feminina no Legislativo. No evento, realizado na sede da ALMG, Agostinho Patrus reafirmou apoio e solidariedade do Parlamento mineiro à deputada Andréia de Jesus (Psol), ameaçada de morte nas redes sociais.

A resolução que cria a Procuradoria e a Bancada Feminina é fruto de projeto de autoria da Mesa da ALMG, aprovado pelo Plenário no último dia 26. A norma define que a Procuradoria da Mulher tem como atribuições receber e analisar denúncias de discriminações e violências contra a mulher. Também compete-lhe a promoção de cursos de formação, contribuindo para aumentar a participação e a representatividade das mulheres na sociedade.

A Bancada Feminina, por sua vez, é um colegiado suprapartidário integrado por todas as deputadas estaduais. A sua líder tem as mesmas prerrogativas asseguradas, pelo Regimento Interno, aos líderes de bancada ou bloco parlamentar. No ato de promulgação, a deputada Leninha (PT) foi anunciada como líder da nova bancada, sendo vice-líderes as parlamentares Delegada Sheila (PSL) e Laura Serrano (Novo).


O presidente da ALMG destacou que a promulgação da resolução é momento importante, mas também de relembrar a luta das mulheres na história. “Temos agora uma vitória, mas com desafios ainda a enfrentar”, disse Agostinho Patrus. Ele recordou a trajetória de sua mãe, a médica Orcanda Patrús, que, “como as deputadas mineiras, foi desbravadora nas lutas e desafios enfrentados pelas mulheres cotidianamente”.

“As medidas anunciadas hoje fortalecem a representatividade das mulheres e o combate à desigualdade de gênero. Amplificar a voz feminina, com a criação da bancada, engrandece o debate e a qualidade dos projetos nesta Casa. Já a Procuradoria representará importante espaço para enfrentamento e prevenção à violência”, completou Agostinho Patrus.

Solidariedade
Em seu pronunciamento, o presidente da Assembleia prestou solidariedade à deputada Andréia de Jesus. A parlamentar, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, recebeu ameaças de morte, pelas redes sociais, em razão de seus posicionamentos na comissão. “Ameaças à deputada Andréia são ameaças a todos nós, à democracia e ao direito de falar”, afirmou Agostinho Patrus.

“A deputada tem apoio de todos os deputados contra aqueles que se escondem na rede social para fazer ameaças. O Parlamento trabalhará para que seja feita profunda investigação, com punição dos autores. Ameaças como essas, contra qualquer pessoa, são graves, e contra quem foi legitimamente eleita são mais graves ainda”, completou, acrescentando que ALMG já acionou Ministério Público Estadual e Polícias Civil e Militar.


Novo ciclo
Durante solenidade, a líder da Bancada Feminina, Leninha, afirmou que “hoje inauguramos um ciclo”. “Um ciclo não só para proteger as mulheres, mas também criar oportunidades para mudar um quadro em que Minas se destaca, de violência, misoginia e machismo”, pontuou. “O melhor se constrói na coletividade e trilharemos um caminho muito bonito, um legado para o futuro”, concluiu a deputada Leninha.

Já a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), avaliou que a ALMG tem acolhido demandas das mulheres, a exemplo da criação da própria comissão, transformada em permanente, e agora da Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher. “É um dia histórico, de grande alegria. A Assembleia de Minas ocupa espaço de protagonismo no que diz respeito às mulheres”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho