terça-feira, 16 de novembro de 2021

CASAS DE VEGETAÇÃO QUE ATENDEM ÀS PESQUISAS EM FLORICULTURA DA EPAMIG PASSAM POR REFORMA

Estufas de hortaliças não convencionais e de copos de leite e rosas foram reformadas

As intervenções incluíram troca de plásticos, telados, arame, bancadas e estruturas de alumínio e contemplaram estufas de flores, mudas, flores comestíveis, hortaliças não convencionais, cactos e gengibre ornamental. “A reforma dessas casas de vegetação tem grande importância para as atividades de pesquisa e difusão de tecnologias proporcionando condições ideais para o desenvolvimento das plantas e permitindo obter resultados que poderão beneficiar os produtores mineiros”, explica Simone Reis, coordenadora do Programa de Pesquisa.

A pesquisadora reforça que a manutenção periódica dessas estruturas é fundamental para a realização dos tabalhos. “Ao longo dos anos, por meio de projetos financiados por agências como a Fapemig e o CNPq, foi possível estruturar a área de pesquisa, onde foram instaladas casas de vegetação e telados. Com o tempo, algumas trocas e reparos fazem se necessários. O filme plástico da cobertura, por exemplo, acumula sujeira, diminuindo a passagem de radiação, prejudicando o desenvolvimento das plantas”.

As reformas foram feitas com recursos de emenda parlamentar destinados pelo deputado estadual Coronel Henrique (PSL), que é o autor da lei 23.747 “Flores para Brumadinho”. “Sou médico veterinário e tenho pós-doutorado na área, sei da importância da pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias, e especificamente da EPAMIG, que desenvolve pesquisas aplicadas no nosso agro. 

O Campo Experimental Risoleta Neves em São João del-Rei, possui destaque e condições de aperfeiçoar cada vez mais os conhecimentos na área de floricultura, e tenho a certeza de que com esse suporte irá proporcionar melhores condições para os nossos pesquisadores realizarem essa tarefa tão importante para o desenvolvimento do Estado”, declara.

Desde 2019, o orçamento de emendas parlamentares estaduais é impositivo e a EPAMIG tem trabalhado na elaboração de portfólio com propostas aos deputados. Entre as ações já executadas estão demandas dos programas de Agroecologia, Bovinocultura, Leite e Derivados e melhorias estruturais no prédio da Empresa em Belo Horizonte.

*Da assessoria da EPAMIG

Nenhum comentário: