sexta-feira, 26 de novembro de 2021

ELETROBRAS FURNAS PLANTA AS PRIMEIRAS MUDAS NO PROJETO NASCENTES

Áreas de 40 municípios mineiros receberão diversas espécies que auxiliarão na recuperação ambiental e melhoria da qualidade e quantidade da água dos reservatórios

O Projeto de P&D ANEEL apelidado de “Nascentes”, que está sendo desenvolvido pela Eletrobras Furnas para conservação da qualidade ambiental e busca pelo aumento da quantidade da água nos reservatórios de hidrelétricas situadas no estado de Minas Gerais, entra na fase de plantio de mudas. O total do investimento para o Projeto Nascente é de R$6.413.127,67. 

A iniciativa prevê a recuperação e monitoramento de matas ciliares em 200 nascentes no entorno dos reservatórios das Usinas de Furnas e Mascarenhas de Moraes (Peixoto). 

Os primeiros municípios a receberem as espécies serão Aguanil, Campo Belo, Cristais e Coqueiral. Ações de avaliação, seleção, caracterização e classificação das áreas de instalação já foram realizadas, além da elaboração dos projetos executivos, com o levantamento topográfico e análises de solo das áreas selecionadas para plantio. 

O projeto conta com as parcerias da Ingá Engenharia e das universidades federais de Viçosa (UFV) e Lavras (UFLA), e com o apoio da Associação dos Municípios do Lago de Furnas ( ALAGO).

As áreas que receberão as mudas nativas foram preparadas e cercadas, além de contarem com a eliminação de formigas e cupins e a condução da regeneração do solo. Nelas serão plantadas diversas espécies como: amora, ingá, urucum, ameixa, aroeira salsa, acácia e jacarandá. Também será realizado o semeio direto, conhecido como sistema muvuca. Entre as sementes estão aquelas que são de preservação (amargoso, angelim do cerrado, angico cuiabano, capitão do campo e outras) e as de interesse econômico (abóbora, bacuri, caju, tamarindo, entre outras).

Ao todo, 40 municípios serão envolvidos na iniciativa, sendo 35 vizinhos à Usina Furnas e 5 à Usina Mascarenhas de Moraes (Peixoto). O Projeto Nascentes utiliza uma metodologia inovadora, com inteligência artificial na recuperação ambiental de nascentes, o que impactará de forma positiva na melhoria da qualidade e quantidade da água nos reservatórios. 

A iniciativa também visa conscientizar os proprietários rurais lindeiros com relação à recuperação das áreas, em geral degradadas pelo cultivo e pastoreio de gado, bem como estimular a geração de renda decorrente dos plantios de espécies florestais de interesse econômico.

Clovis Torres, presidente da Eletrobras Furnas, destaca que o "Nascentes" é um projeto estratégico para a empresa e para a região do entorno dos reservatórios das Usinas Furnas e Mascarenhas de Moraes (Peixoto). “Além do caráter tecnológico e inovador, o projeto promoverá a potencialização da economia regional, agregando benefícios socioeconômicos e geração de renda à população do entorno, com a utilização de startups locais no beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos do Projeto Piloto”, afirmou Torres.

Denominado “Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento” (P&D) para a Utilização de Inteligência Artificial no Desenvolvimento de Metodologias Inovadoras de Recuperação e Proteção de Nascentes e Áreas Degradadas em Zonas de Recargas de Aquíferos Contribuintes dos Reservatórios das Usinas Furnas e Mascarenhas de Moraes (Peixoto), o projeto de P&D terá duração de 36 meses, que incluirá a implantação e monitoramento das áreas selecionadas, bem como a análise e divulgação dos resultados obtidos.

Nenhum comentário: