Pular para o conteúdo principal

MINAS ASSINA ACORDO COM CDIAL E CCAB PARA POTENCIALIZAR EXPORTAÇÕES PARA PAÍSES ÁRABES

Formalização do acordo acontecerá no próximo dia 15 de novembro, em Dubai


Para Ali Saifi, vice-presidente da Cdial e CEO da Cdial Halal, Estado poderá diversificar os mercados para exportação e aumentar valor agregado dos produtos

Com o objetivo de expandir os acordos comerciais com outros países e ampliar a atuação em localidades de origem árabe e mulçumana, será assinado em Dubai, no próximo dia 15 de novembro, um acordo de cooperação técnica entre a Cdial – Centro de Divulgação do Islam para a América Latina, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.

A proposta com o acordo é fomentar a parceria para a implementação de ações que visam a geração de negócios entre o Estado e os mercados árabes. Ali Saifi, vice-presidente da Cdial - Centro de Divulgação do Islam para a América Latina e CEO da Cdial Halal - destaca que essa iniciativa possibilita a diversificação e atração de novas oportunidades comerciais, com o consequente fortalecimento da economia de Minas Gerais. 

“Os mercados árabes estão em expansão. Hoje essa população soma mais de dois bilhões de pessoas. Por isso é importante esta parceria para que os produtos mineiros (alimentos e bebidas, industrializados no geral, commodities, máquinas industriais, entre outros) - atendam ao halal, o que é exigência para a entrada e comercialização junto aos países árabes e mulçumanos, além de aumentar o valor agregado dos produtos”, destaca Ali.

Números – O estado de Minas Gerais é o maior produtor nacional de café. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foram colhidas 21,45 milhões de sacas neste ano, o equivalente a 46% da safra em todo o país. 

O café é o segundo produto mais exportado por Minas. De acordo com o Comexstat, o minério de ferro e seus concentrados representam 50% das exportações mineiras, o café vem em seguida com 10%.

Dados do Comexstat também apontam mais de US$ 32 bilhões em exportações mineiras no período de janeiro a outubro de 2021, valor 54,4% a mais do que o registrado no mesmo período de 2020, tendo a China como principal destino das exportações desse Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...