Pular para o conteúdo principal

MINAS ASSINA ACORDO COM CDIAL E CCAB PARA POTENCIALIZAR EXPORTAÇÕES PARA PAÍSES ÁRABES

Formalização do acordo acontecerá no próximo dia 15 de novembro, em Dubai


Para Ali Saifi, vice-presidente da Cdial e CEO da Cdial Halal, Estado poderá diversificar os mercados para exportação e aumentar valor agregado dos produtos

Com o objetivo de expandir os acordos comerciais com outros países e ampliar a atuação em localidades de origem árabe e mulçumana, será assinado em Dubai, no próximo dia 15 de novembro, um acordo de cooperação técnica entre a Cdial – Centro de Divulgação do Islam para a América Latina, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.

A proposta com o acordo é fomentar a parceria para a implementação de ações que visam a geração de negócios entre o Estado e os mercados árabes. Ali Saifi, vice-presidente da Cdial - Centro de Divulgação do Islam para a América Latina e CEO da Cdial Halal - destaca que essa iniciativa possibilita a diversificação e atração de novas oportunidades comerciais, com o consequente fortalecimento da economia de Minas Gerais. 

“Os mercados árabes estão em expansão. Hoje essa população soma mais de dois bilhões de pessoas. Por isso é importante esta parceria para que os produtos mineiros (alimentos e bebidas, industrializados no geral, commodities, máquinas industriais, entre outros) - atendam ao halal, o que é exigência para a entrada e comercialização junto aos países árabes e mulçumanos, além de aumentar o valor agregado dos produtos”, destaca Ali.

Números – O estado de Minas Gerais é o maior produtor nacional de café. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foram colhidas 21,45 milhões de sacas neste ano, o equivalente a 46% da safra em todo o país. 

O café é o segundo produto mais exportado por Minas. De acordo com o Comexstat, o minério de ferro e seus concentrados representam 50% das exportações mineiras, o café vem em seguida com 10%.

Dados do Comexstat também apontam mais de US$ 32 bilhões em exportações mineiras no período de janeiro a outubro de 2021, valor 54,4% a mais do que o registrado no mesmo período de 2020, tendo a China como principal destino das exportações desse Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.