Pular para o conteúdo principal

PLANO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE VARGINHA COMPLETA 1 ANO


No segundo semestre de 2020 iniciou-se o Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha, no Sul de Minas, também conhecido como PDEV.

Foram vários meses de pesquisa com mais de 40 indicadores das áreas econômicas, sociais e de gestão pública, Cadernos temáticos foram criados e realizado debates com os empresários do CESUL (Conselho Empresarial do Sul de Minas), especialistas e alunos e professores do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Grupo Unis.

Desses debates e estudos surgiram propostas para 10 áreas fundamentais para o desenvolvimento da cidade com foco em tornar Varginha a maior economia do Sul de Minas até 2020. As propostas também foram debatidas com os candidatos a prefeitos na eleição municipal daquele ano, e o vencedor, Verdi Lúcio Melo, apostou no PDEV como orientador de diversas de suas ações de seu mandato.

Um ano se passou, várias ações elencadas no plano foram realizadas, tanto pela prefeitura municipal, quanto por parceiros, dentre elas:

Ambiente de Negócios

  • Estudo técnico sobre atração de empresas de base tecnológica para Varginha, entregue ao secretário de desenvolvimento;
  • Decreto de liberdade econômica para desburocratizar a abertura de empresas;
  • Escola de Programação em parceria do Cesullab com SEDEC e SEDUC, para formar mão de obra de desenvolvedores (em construção);
  • Aproximação da secretaria de desenvolvimento com o Cesullab e empresas locais para fortalecer parcerias.

Tecnologia

  • Distribuição de Chromebooks com internet a todos alunos da rede municipal de educação, promovendo a inclusão digital de todas as classes (em andamento).

Infraestrutura

  • Revisão do contrato de transporte público municipal (em andamento).

Social

  • Escolha Secretário da pasta social, capacitado e experiente (José Manoel);
  • Expansão das academias de rua e revitalização do Parque dos Dinossauros.

Educação

  • Contratação de serviços de gestão de dados e o diagnóstico da defasagem na Pandemia;
  • Capacitação dos professores em novas tecnologias de ensino;
  • Parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal para levar Educação Financeira aos alunos das escolas públicas.

Meio Ambiente

  • Troca das lâmpadas dos postes por Led.

Gestão Pública

  • Aumento do orçamento para secretaria de desenvolvimento econômico;
  • Estudos para criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico.

Atualizando os indicadores, como parte do monitoramento proposto pela metodologia PDEV, destaca-se entre o período de Janeiro a Setembro de 2021 comparado com mesmo período de 2020:

  • Redução de 0,19% do número de empresas. (Fonte: Rede Sim);
  • Aumento de 6,97% do saldo da balança comercial. (Fonte: MDIC);
  • Um grande salto, 305% no saldo de empregos, com melhoria de 8,42% na quantidade de pessoas empregadas. (Fonte: CAGED);
  • Aumento de 10,08% no número de beneficiários do Bolsa Família. (Fonte: Ministério da Cidadania).;
  • Aumento de 10,26% no número de equipes de saúde. (Fonte: Data Sus).
As estatísticas foram fortemente influenciadas pela pandemia de COVID-19, que pode justificar o aumento de beneficiários do Bolsa Família, a redução de empresas e o aumento das equipes de saúde. Porém as medidas previstas no PDEV e ações do governo municipal auxiliaram para que indicadores importantes como emprego e balança comercial se mantivessem em crescimento.

Para o coordenador técnico do PDEV, Guilherme Vivaldi, as ações em âmbito público, principalmente para saúde e educação, trazem retornos em médio e longo prazo, portanto este primeiro ano, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a cidade explorou ações importantes para alcançar a meta de 10 anos.

O líder do projeto, prof. Stefano Gazzola, fez um balanço das ações: "Em um ano de grandes dificuldades, a nossa gente soube se reinventar, não perderam a ousadia de sonhar. O PDEV foi pensado para isso mesmo, ser uma importante ferramenta na gestão pública. Estamos muito otimistas para as próximas ações e parcerias que vão levar o melhor para o nosso povo, afinal nossa gente merece".

O PDEV segue com parcerias e ações que serão divulgadas em breve, focados no objetivo de tornar Varginha a maior economia do Sul de Minas.

Mais informações sobre o PDEV podem ser encontradas em: https://pdevarginha.unis.edu.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...