Pular para o conteúdo principal

PLANO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE VARGINHA COMPLETA 1 ANO


No segundo semestre de 2020 iniciou-se o Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha, no Sul de Minas, também conhecido como PDEV.

Foram vários meses de pesquisa com mais de 40 indicadores das áreas econômicas, sociais e de gestão pública, Cadernos temáticos foram criados e realizado debates com os empresários do CESUL (Conselho Empresarial do Sul de Minas), especialistas e alunos e professores do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Grupo Unis.

Desses debates e estudos surgiram propostas para 10 áreas fundamentais para o desenvolvimento da cidade com foco em tornar Varginha a maior economia do Sul de Minas até 2020. As propostas também foram debatidas com os candidatos a prefeitos na eleição municipal daquele ano, e o vencedor, Verdi Lúcio Melo, apostou no PDEV como orientador de diversas de suas ações de seu mandato.

Um ano se passou, várias ações elencadas no plano foram realizadas, tanto pela prefeitura municipal, quanto por parceiros, dentre elas:

Ambiente de Negócios

  • Estudo técnico sobre atração de empresas de base tecnológica para Varginha, entregue ao secretário de desenvolvimento;
  • Decreto de liberdade econômica para desburocratizar a abertura de empresas;
  • Escola de Programação em parceria do Cesullab com SEDEC e SEDUC, para formar mão de obra de desenvolvedores (em construção);
  • Aproximação da secretaria de desenvolvimento com o Cesullab e empresas locais para fortalecer parcerias.

Tecnologia

  • Distribuição de Chromebooks com internet a todos alunos da rede municipal de educação, promovendo a inclusão digital de todas as classes (em andamento).

Infraestrutura

  • Revisão do contrato de transporte público municipal (em andamento).

Social

  • Escolha Secretário da pasta social, capacitado e experiente (José Manoel);
  • Expansão das academias de rua e revitalização do Parque dos Dinossauros.

Educação

  • Contratação de serviços de gestão de dados e o diagnóstico da defasagem na Pandemia;
  • Capacitação dos professores em novas tecnologias de ensino;
  • Parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal para levar Educação Financeira aos alunos das escolas públicas.

Meio Ambiente

  • Troca das lâmpadas dos postes por Led.

Gestão Pública

  • Aumento do orçamento para secretaria de desenvolvimento econômico;
  • Estudos para criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico.

Atualizando os indicadores, como parte do monitoramento proposto pela metodologia PDEV, destaca-se entre o período de Janeiro a Setembro de 2021 comparado com mesmo período de 2020:

  • Redução de 0,19% do número de empresas. (Fonte: Rede Sim);
  • Aumento de 6,97% do saldo da balança comercial. (Fonte: MDIC);
  • Um grande salto, 305% no saldo de empregos, com melhoria de 8,42% na quantidade de pessoas empregadas. (Fonte: CAGED);
  • Aumento de 10,08% no número de beneficiários do Bolsa Família. (Fonte: Ministério da Cidadania).;
  • Aumento de 10,26% no número de equipes de saúde. (Fonte: Data Sus).
As estatísticas foram fortemente influenciadas pela pandemia de COVID-19, que pode justificar o aumento de beneficiários do Bolsa Família, a redução de empresas e o aumento das equipes de saúde. Porém as medidas previstas no PDEV e ações do governo municipal auxiliaram para que indicadores importantes como emprego e balança comercial se mantivessem em crescimento.

Para o coordenador técnico do PDEV, Guilherme Vivaldi, as ações em âmbito público, principalmente para saúde e educação, trazem retornos em médio e longo prazo, portanto este primeiro ano, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a cidade explorou ações importantes para alcançar a meta de 10 anos.

O líder do projeto, prof. Stefano Gazzola, fez um balanço das ações: "Em um ano de grandes dificuldades, a nossa gente soube se reinventar, não perderam a ousadia de sonhar. O PDEV foi pensado para isso mesmo, ser uma importante ferramenta na gestão pública. Estamos muito otimistas para as próximas ações e parcerias que vão levar o melhor para o nosso povo, afinal nossa gente merece".

O PDEV segue com parcerias e ações que serão divulgadas em breve, focados no objetivo de tornar Varginha a maior economia do Sul de Minas.

Mais informações sobre o PDEV podem ser encontradas em: https://pdevarginha.unis.edu.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...