Pular para o conteúdo principal

SEMANA DO JOVEM ELEITOR INCENTIVA JOVENS A VOTAR

Quem tem 16 e 17 anos já pode tirar o título de eleitor

De 29 de novembro a 3 de dezembro, a Justiça Eleitoral promove a Semana do Jovem Eleitor em todo o país. A mobilização tem como objetivo incentivar os adolescentes de 16 e 17 anos a votar e exercer a cidadania escolhendo os representantes políticos nas Eleições 2022.

Atualmente, entre os quase 16 milhões de eleitores mineiros aptos a votar, 52.263 têm 16 e 17 anos. Desses, 33.461 solicitaram o alistamento eleitoral de 1º de janeiro a 25 de novembro deste ano

O voto é facultativo para essa faixa etária e obrigatório a partir dos 18 anos, conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, que também define o voto como um direito de igual valor para todas e todos. Ou seja, votar é um ato de cidadania, e estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral.

A campanha terá conteúdo veiculado em rede nacional de rádio e televisão, além das redes sociais dos tribunais eleitorais. O vídeo e as peças foram protagonizadas por jovens atrizes e atores negros, pardos, indígenas e brancos, retratados em situações cotidianas. A ideia é representar a diversidade da população brasileira.

Alistamento eleitoral
Adolescentes que já têm 16 e 17 anos completos podem solicitar o título de eleitor de forma simples e rápida, acessando o sistema Título Net no site do TRE, utilizando um computador, tablet ou celular. Basta selecionar a opção “não tenho” no campo “Título de eleitor”. Depois, preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

Também é necessário anexar foto do documento oficial de identidade (frente e verso), uma selfie segurando o documento ao lado do rosto e comprovante de endereço. Homens que já tenham completado 18 anos precisam anexar, ainda, comprovante de quitação do serviço militar.

O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Assista ao vídeo com o passo a passo do Título Net.

Jovens que atualmente estão com 15 anos mas vão completar 16 até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, poderão solicitar o título de 1º de janeiro a 4 de maio de 2022.

Jovens indígenas
No dia em que começa a Semana do Jovem Eleitor, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG lança o segundo vídeo do projeto Eleitor do Futuro – Jovens Indígenas, que tem o objetivo de mostrar a importância da participação de comunidades indígenas na política e no processo eleitoral.

Quatro jovens falam sobre a identidade e hábitos dos indígenas e a participação deles na política: Dequinha Xakriabá, professor da educação infantil; Edmar Xakriabá, estudante de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Erick Xakriabá, estudante de Odontologia na UFMG; e Juliana Índia Aranã, estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa. Os quatro também refletiram sobre a necessidade de se informarem sobre o que acontece no país e o perigo da desinformação.

Assista ao vídeo no YouTube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.