terça-feira, 30 de novembro de 2021

SEMANA DO JOVEM ELEITOR INCENTIVA JOVENS A VOTAR

Quem tem 16 e 17 anos já pode tirar o título de eleitor

De 29 de novembro a 3 de dezembro, a Justiça Eleitoral promove a Semana do Jovem Eleitor em todo o país. A mobilização tem como objetivo incentivar os adolescentes de 16 e 17 anos a votar e exercer a cidadania escolhendo os representantes políticos nas Eleições 2022.

Atualmente, entre os quase 16 milhões de eleitores mineiros aptos a votar, 52.263 têm 16 e 17 anos. Desses, 33.461 solicitaram o alistamento eleitoral de 1º de janeiro a 25 de novembro deste ano

O voto é facultativo para essa faixa etária e obrigatório a partir dos 18 anos, conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, que também define o voto como um direito de igual valor para todas e todos. Ou seja, votar é um ato de cidadania, e estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral.

A campanha terá conteúdo veiculado em rede nacional de rádio e televisão, além das redes sociais dos tribunais eleitorais. O vídeo e as peças foram protagonizadas por jovens atrizes e atores negros, pardos, indígenas e brancos, retratados em situações cotidianas. A ideia é representar a diversidade da população brasileira.

Alistamento eleitoral
Adolescentes que já têm 16 e 17 anos completos podem solicitar o título de eleitor de forma simples e rápida, acessando o sistema Título Net no site do TRE, utilizando um computador, tablet ou celular. Basta selecionar a opção “não tenho” no campo “Título de eleitor”. Depois, preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

Também é necessário anexar foto do documento oficial de identidade (frente e verso), uma selfie segurando o documento ao lado do rosto e comprovante de endereço. Homens que já tenham completado 18 anos precisam anexar, ainda, comprovante de quitação do serviço militar.

O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Assista ao vídeo com o passo a passo do Título Net.

Jovens que atualmente estão com 15 anos mas vão completar 16 até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, poderão solicitar o título de 1º de janeiro a 4 de maio de 2022.

Jovens indígenas
No dia em que começa a Semana do Jovem Eleitor, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG lança o segundo vídeo do projeto Eleitor do Futuro – Jovens Indígenas, que tem o objetivo de mostrar a importância da participação de comunidades indígenas na política e no processo eleitoral.

Quatro jovens falam sobre a identidade e hábitos dos indígenas e a participação deles na política: Dequinha Xakriabá, professor da educação infantil; Edmar Xakriabá, estudante de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Erick Xakriabá, estudante de Odontologia na UFMG; e Juliana Índia Aranã, estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa. Os quatro também refletiram sobre a necessidade de se informarem sobre o que acontece no país e o perigo da desinformação.

Assista ao vídeo no YouTube.

Nenhum comentário: