Pular para o conteúdo principal

SEMANA DO JOVEM ELEITOR INCENTIVA JOVENS A VOTAR

Quem tem 16 e 17 anos já pode tirar o título de eleitor

De 29 de novembro a 3 de dezembro, a Justiça Eleitoral promove a Semana do Jovem Eleitor em todo o país. A mobilização tem como objetivo incentivar os adolescentes de 16 e 17 anos a votar e exercer a cidadania escolhendo os representantes políticos nas Eleições 2022.

Atualmente, entre os quase 16 milhões de eleitores mineiros aptos a votar, 52.263 têm 16 e 17 anos. Desses, 33.461 solicitaram o alistamento eleitoral de 1º de janeiro a 25 de novembro deste ano

O voto é facultativo para essa faixa etária e obrigatório a partir dos 18 anos, conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, que também define o voto como um direito de igual valor para todas e todos. Ou seja, votar é um ato de cidadania, e estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral.

A campanha terá conteúdo veiculado em rede nacional de rádio e televisão, além das redes sociais dos tribunais eleitorais. O vídeo e as peças foram protagonizadas por jovens atrizes e atores negros, pardos, indígenas e brancos, retratados em situações cotidianas. A ideia é representar a diversidade da população brasileira.

Alistamento eleitoral
Adolescentes que já têm 16 e 17 anos completos podem solicitar o título de eleitor de forma simples e rápida, acessando o sistema Título Net no site do TRE, utilizando um computador, tablet ou celular. Basta selecionar a opção “não tenho” no campo “Título de eleitor”. Depois, preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

Também é necessário anexar foto do documento oficial de identidade (frente e verso), uma selfie segurando o documento ao lado do rosto e comprovante de endereço. Homens que já tenham completado 18 anos precisam anexar, ainda, comprovante de quitação do serviço militar.

O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Assista ao vídeo com o passo a passo do Título Net.

Jovens que atualmente estão com 15 anos mas vão completar 16 até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, poderão solicitar o título de 1º de janeiro a 4 de maio de 2022.

Jovens indígenas
No dia em que começa a Semana do Jovem Eleitor, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG lança o segundo vídeo do projeto Eleitor do Futuro – Jovens Indígenas, que tem o objetivo de mostrar a importância da participação de comunidades indígenas na política e no processo eleitoral.

Quatro jovens falam sobre a identidade e hábitos dos indígenas e a participação deles na política: Dequinha Xakriabá, professor da educação infantil; Edmar Xakriabá, estudante de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Erick Xakriabá, estudante de Odontologia na UFMG; e Juliana Índia Aranã, estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa. Os quatro também refletiram sobre a necessidade de se informarem sobre o que acontece no país e o perigo da desinformação.

Assista ao vídeo no YouTube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TRIBUNAL CONFIRMA PARALISAÇÃO DO "PROGRAMA ESCOLAS CÍVICO-MILITARES" DO GOVERNO ESTADUAL

O Tribunal de Contas mineiro manteve, em sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (17/12), a paralisação da “Política Educacional Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares”, do governo estadual. Com a decisão, o governo estadual não pode, a partir de 2026, dar continuidade ao modelo nas nove escolas mineiras que já o adotavam, assim como deve interromper possíveis projetos que visam expandir a política educacional. O relator do Processo Agravo nº 1.199.973, conselheiro em exercício Adonias Monteiro, elencou, entre outros aspectos, os principais motivos para a paralisação do projeto: ausência de lei em sentido formal que respalde a implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares e inexistência de previsão orçamentária compatível com a política. “A alegação da existência de perigo da demora inverso, com a suspensão repentina do programa nas nove escolas já participantes, podendo gerar retrocesso social, insegurança jurídica e prejuízos concretos à comunidade escolar, não r...