Pular para o conteúdo principal

SEMANA DO JOVEM ELEITOR INCENTIVA JOVENS A VOTAR

Quem tem 16 e 17 anos já pode tirar o título de eleitor

De 29 de novembro a 3 de dezembro, a Justiça Eleitoral promove a Semana do Jovem Eleitor em todo o país. A mobilização tem como objetivo incentivar os adolescentes de 16 e 17 anos a votar e exercer a cidadania escolhendo os representantes políticos nas Eleições 2022.

Atualmente, entre os quase 16 milhões de eleitores mineiros aptos a votar, 52.263 têm 16 e 17 anos. Desses, 33.461 solicitaram o alistamento eleitoral de 1º de janeiro a 25 de novembro deste ano

O voto é facultativo para essa faixa etária e obrigatório a partir dos 18 anos, conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, que também define o voto como um direito de igual valor para todas e todos. Ou seja, votar é um ato de cidadania, e estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral.

A campanha terá conteúdo veiculado em rede nacional de rádio e televisão, além das redes sociais dos tribunais eleitorais. O vídeo e as peças foram protagonizadas por jovens atrizes e atores negros, pardos, indígenas e brancos, retratados em situações cotidianas. A ideia é representar a diversidade da população brasileira.

Alistamento eleitoral
Adolescentes que já têm 16 e 17 anos completos podem solicitar o título de eleitor de forma simples e rápida, acessando o sistema Título Net no site do TRE, utilizando um computador, tablet ou celular. Basta selecionar a opção “não tenho” no campo “Título de eleitor”. Depois, preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

Também é necessário anexar foto do documento oficial de identidade (frente e verso), uma selfie segurando o documento ao lado do rosto e comprovante de endereço. Homens que já tenham completado 18 anos precisam anexar, ainda, comprovante de quitação do serviço militar.

O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Assista ao vídeo com o passo a passo do Título Net.

Jovens que atualmente estão com 15 anos mas vão completar 16 até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, poderão solicitar o título de 1º de janeiro a 4 de maio de 2022.

Jovens indígenas
No dia em que começa a Semana do Jovem Eleitor, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG lança o segundo vídeo do projeto Eleitor do Futuro – Jovens Indígenas, que tem o objetivo de mostrar a importância da participação de comunidades indígenas na política e no processo eleitoral.

Quatro jovens falam sobre a identidade e hábitos dos indígenas e a participação deles na política: Dequinha Xakriabá, professor da educação infantil; Edmar Xakriabá, estudante de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Erick Xakriabá, estudante de Odontologia na UFMG; e Juliana Índia Aranã, estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa. Os quatro também refletiram sobre a necessidade de se informarem sobre o que acontece no país e o perigo da desinformação.

Assista ao vídeo no YouTube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.