Pular para o conteúdo principal

CONSELHEIRO DO FÓRUM DO FUTURO, EX-REITOR DA UFLA FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROJETO BIOMAS


Em uma iniciativa do Instituto Fórum do Futuro, que reúne diversas entidades de peso da ciência e da gestão de políticas públicas e privadas, está sendo apresentado desde ontem, quarta-feira, dia 1º e termina hoje, quinta-feira, dia 2 de dezembro, o primeiro Polo Demonstrativo do Projeto Biomas Tropicais, o "Amazônia 1", que está sendo instalado nos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste, em Rondônia. 

As propostas do programa pretendem demonstrar que a partir de Ciência, Tecnologia e Inovação é possível promover a Bioeconomia Tropical, gerar renda, emprego e inclusão social de forma sustentável, e manter a floresta em pé.

Para o presidente do Instituto Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli, "excluir do debate as soluções e tecnologias sustentáveis que a Ciência já dispõe para oferecer é um verdadeiro atentado contra os direitos humanos, contra as chances de sobrevivência dos povos tropicais. Só na Amazônia são 29 milhões; no mundo, centenas de milhões de habitantes vão cada vez mais necessitar de conhecimento científico para enfrentar os grandes desafios das próximas décadas: as mudanças climáticas, o aumento da fome e o incremento das correntes migratórias forçadas, que mantêm o mundo em sobressalto", diz o ex-ministro da Agricultura, que liderou o processo de criação da Agricultura Tropical Sustentável, nos anos 1970.

Participam do evento de lançamento, em Rondônia, as representações no Brasil da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) e da Rede do Conhecimento organizada pelo Fórum do Futuro (Embrapa, ESALQ/USP, Universidades Federais de Lavras (UFLA) e Viçosa (UFV), Sebrae, FGV e CNPQ), cujo presidente, Evaldo Vilela, é também Conselheiro Científico do Instituto. 

Para o conselheiro Antônio Nazareno Guimarães Mendes, ex-reitor da Universidade Federal de Lavras por duas gestões, os Polos Demonstrativos do Projeto Biomas poderão se tornar a referência confiável sobre ações sustentáveis, planejadas, que possibilitarão a convivência entre Bioeconomia tropical sustentável, a produção de alimentos e a geração de renda para as populações situadas nas zonas trópicas do Planeta.

Outra participação confirmada é a do Banco de Desenvolvimento da África, que já se posicionou como parceiro do esforço pretendido por Alysson Paolinelli de que essa rede de instituições tropicais consiga provocar um debate voltado à construção de um novo pacto global do alimento.

Na análise dos conselheiros do Fórum do Futuro, mais da metade das tecnologias sustentáveis já produzidas pelas instituições de Ciência no Brasil jamais chegaram à sociedade, por diversos motivos.

A implantação do Polo Demonstrativo Amazônia 1 "será um verdadeiro laboratório aberto para mostrar como é possível, desde já, melhorar a qualidade de vida das pessoas, mantendo a floresta em pé e como aliada do processo civilizatório", comenta o conselheiro Paulo Haddad, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento. Ele acrescenta: "isto só será possível se conseguirmos integrar as visões da ciência, da iniciativa privada e dos atores locais".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

SISTEMA FECOMÉRCIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oportunidades começam a partir de fevereiro, com vagas limitadas e inscrições presenciais  O  Senac , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com  matrículas presenciais  disponíveis para uma nova programação de  cursos gratuitos de qualificação profissional  em  Lavras   e  Nepomuceno , com turmas com início em fevereiro e março.  As oportunidades de formação fazem parte das iniciativas  Programa Senac de Gratuidade (PSG)  e  Senac+  e são em diferentes áreas para quem busca ingressar no mercado de trabalho, se atualizar ou conquistar uma nova profissão.  Cursos com inscrições em Nepomuceno   As matrículas devem ser feitas  presencialmente no dia 10 de fevereiro , das  14h às 19h , no  Centro Social Padre Butinha – Pastoral da Mulher  (Avenida Neca Firmiano, nº 521, Centro).  Culinária Clássica Mineira  (PSG)   – início em 23 de feve...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho