Pular para o conteúdo principal

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: EMPRESÁRIOS DE VARGINHA VISITAM PORTO DE ANGRA DOS REIS

Empresários de Varginha em visita ao Porto de Angra dos Reis

A Prefeitura de Angra dos Reis vem trabalhando para movimentar o terminal portuário angrense e, assim, fomentar a economia e gerar empregos. Para que isso aconteça, a administração da cidade já reduziu o ISS de 5% para 2% e agora aposta na parceria com empresários para reativar a linha férrea e, desta forma, conquistar mais clientes para o porto.

No último dia 25 de novembro, um grupo de empresários de Minas e São Paulo, levados pelo administrador do Porto Seco de Varginha, realizou uma visita técnica ao porto angrense, na qual foram acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e por representantes da Splenda, administradora da área.

Eles buscam fazer o transporte de café da cidade mineira ao município do Rio de Janeiro por trem. Os containers são levados, atualmente, por caminhão a Santos e a mudança pode aumentar o número de produto transportado. A expectativa de empresa é de que em dois anos o novo sistema esteja funcionando.

"Foi uma visita bem positiva, eles gostaram muito do que viram. A parceria entre Angra, Splenda e empresários já está dando certo e o porto voltou a receber carga. Tenho certeza de que conseguiremos atrair ainda mais investimentos e criar novas vagas de trabalho para os nossos moradores", avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis.

De acordo com publicação do jornal Valor Agronegócio, o investimento a ser feito para a recuperação de alguns trechos da linha férrea que liga Lavras, no Sul de Minas a Angra dos Reis, no litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro, que foram danificados com as fortes chuvas de 2009/2010, é defendida pelo grupo Porto Seco Sul de Minas. A Splenda também defende a ideia porque as exportações feitas pelo Porto Seco, localizado em Varginha, no Sul de Minas, chegam ao Porto de Santos, na Baixada Santista em caminhões, o que gera um custo muito maior e ainda com elevado risco de acidentes.

Para viabilizar o projeto, os investimentos são de cerca de R$ 20 bilhões. O novo corredor logístico tem, ao todo, 516 quilômetros de linha férrea. Para funcionar, depende da reativação dos trechos ferroviários Varginha-Três Corações-Lavras e Barra Mansa-Rio Claro-Angra. Ambos estão inoperantes, respectivamente, desde 2010 e 2009.

Para dar prosseguimento às negociações, nesta terça-feira, dia 30, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis visitou o Porto Seco de Varginha.

Comentários

Unknown disse…
Nossa que bom, maravilhoso seria tbem se voltassem a levar passageiros. Uma atração turística por aqui seria bem vinda.

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.