sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: EMPRESÁRIOS DE VARGINHA VISITAM PORTO DE ANGRA DOS REIS

Empresários de Varginha em visita ao Porto de Angra dos Reis

A Prefeitura de Angra dos Reis vem trabalhando para movimentar o terminal portuário angrense e, assim, fomentar a economia e gerar empregos. Para que isso aconteça, a administração da cidade já reduziu o ISS de 5% para 2% e agora aposta na parceria com empresários para reativar a linha férrea e, desta forma, conquistar mais clientes para o porto.

No último dia 25 de novembro, um grupo de empresários de Minas e São Paulo, levados pelo administrador do Porto Seco de Varginha, realizou uma visita técnica ao porto angrense, na qual foram acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e por representantes da Splenda, administradora da área.

Eles buscam fazer o transporte de café da cidade mineira ao município do Rio de Janeiro por trem. Os containers são levados, atualmente, por caminhão a Santos e a mudança pode aumentar o número de produto transportado. A expectativa de empresa é de que em dois anos o novo sistema esteja funcionando.

"Foi uma visita bem positiva, eles gostaram muito do que viram. A parceria entre Angra, Splenda e empresários já está dando certo e o porto voltou a receber carga. Tenho certeza de que conseguiremos atrair ainda mais investimentos e criar novas vagas de trabalho para os nossos moradores", avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis.

De acordo com publicação do jornal Valor Agronegócio, o investimento a ser feito para a recuperação de alguns trechos da linha férrea que liga Lavras, no Sul de Minas a Angra dos Reis, no litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro, que foram danificados com as fortes chuvas de 2009/2010, é defendida pelo grupo Porto Seco Sul de Minas. A Splenda também defende a ideia porque as exportações feitas pelo Porto Seco, localizado em Varginha, no Sul de Minas, chegam ao Porto de Santos, na Baixada Santista em caminhões, o que gera um custo muito maior e ainda com elevado risco de acidentes.

Para viabilizar o projeto, os investimentos são de cerca de R$ 20 bilhões. O novo corredor logístico tem, ao todo, 516 quilômetros de linha férrea. Para funcionar, depende da reativação dos trechos ferroviários Varginha-Três Corações-Lavras e Barra Mansa-Rio Claro-Angra. Ambos estão inoperantes, respectivamente, desde 2010 e 2009.

Para dar prosseguimento às negociações, nesta terça-feira, dia 30, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis visitou o Porto Seco de Varginha.

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa que bom, maravilhoso seria tbem se voltassem a levar passageiros. Uma atração turística por aqui seria bem vinda.