Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DE NATAÇÃO DE LAVRAS CONQUISTA MEDALHAS E SUPERA 'RECORD' NO SUL-AMERICANO MASTER


Aconteceu na primeira semana de dezembro o Campeonato Sul-americano Master de Natação na cidade do Rio de Janeiro. O evento foi sediado na tradicional piscina do Clube de Regatas Vasco da Gama e contou com a participação de 120 equipes de diferentes países totalizando 651 atletas.
 
A participação dos atletas, dois nadadores e duas nadadoras da cidade de Lavras, aconteceu pelo empenho do treinador da equipe, Juliano Magalhães Guedes, defendendo o EOC – Estrela do Oeste Clube do município de Divinópolis.
 
Juliano Magalhães Guedes (faixa etária 35+), Marcos Ribeiro do Vale Filho (faixa etária 25+), Maria José de Siqueira Carvalho (faixa etária 55+) e Isa Carla Dias (faixa etária 20+), tiveram resultados muito expressivos. Nas provas individuais Guedes ficou com medalha de bronze nos 50, 100 e 200 metros nado peito. Marcos foi medalha de prata nos 50 livre e bronze nos 50m borboleta, além de conquistar o quarto lugar nos 50m costas e quinto nos 100m livre. A nadadora Maria José foi medalha de prata nos 400m livre e medalha de bronze nas provas dos 100m e 50m livre, além dos 50m costas. Maria José também chegou em quarto lugar nos 50m borboleta. Já a nadadora Isa Carla foi campeã nos 50m e 100m costas, conquistou o quarto lugar nos 100m livre e quinto nos 50m livre.
 
Os nadadores Guedes e Marcos participaram juntos dois revezamentos conquistando medalha de prata nos 4x50 metros medley masculino e medalha de bronze nos 4x50 metros livre masculino, em suas respectivas categorias. Guedes ainda foi medalha de prata nos 4x100 metros misto e Marcos conquistou o quarto lugar nos 4x50m livre misto em suas categorias. No total, os atletas conquistaram 20 medalhas (individuais e de revezamentos).

Para o treinador e atleta da equipe de Lavras, Juliano Guedes, participar desse evento foi um grande desafio e representou muito para divulgação e reconhecimento da natação na cidade de Lavras. Guedes afirma: "estou muito realizado por ter participado e levado três atletas para o Campeonato Sul-americano Master no Rio de Janeiro." 

Afirmou ainda que a competição estava extremamente forte, com um nível muito elevado e teve a participação de vários ex-atletas profissionais como Djan Madruga e Rodrigo Castro, além de atletas profissionais como Felipe Messias e até mesmo de atletas olímpicos, como Benjamin Hockin que esteve nas Olimpíadas de Tóquio defendendo seu país (Paraguai). Vários recordes mundiais, pan-americanos, sul-americanos e brasileiros foram quebrados.
 
Guedes ressaltou que tanto suas conquistas como a da equipe de atletas que treina, foi resultado de trabalho duro, dedicação e disciplina nos treinamentos desde início do ano e relata que, “ao longo desse período tivemos muitos contratempos como falta de piscina e estrutura física mínima para darmos continuidade aos nossos treinamentos. Tivemos que dar as mãos e buscar novos parceiros e clube para treinar. Agradeço muito a Associação Atlética Ferroviária que abriu as portas do clube para utilizarmos a piscina semiolímpica (25m de comprimento) e, também aos nossos parceiros SLD-suplementos pelo apoio nutricional e ao fisioterapeuta esportivo Daniel Resende que foi fundamental com suas técnicas fisioterapêuticas utilizadas na recuperação muscular. Com muito esforço vencemos! Não deixamos as dificuldades limitar nossos sonhos!", conclui o treinador/atleta Guedes.

O foco agora é voltado para o Campeonato Pan-americano Master, um mega evento que acontecerá entre os dias 21 e 28 de Julho de 2022, na cidade de Medelín, Colômbia. Juliano Guedes acredita que com o excelente nível técnico da equipe há, sem dúvida, totais condições de buscar e conquistar medalhas representando a natação da cidade de Lavras no topo das Américas. Porém, afirma, não temos grandes patrocinadores. Então a luta para juntarmos recursos financeiros já começou, reafirma o nadador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.