sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

EQUIPE DE NATAÇÃO DE LAVRAS CONQUISTA MEDALHAS E SUPERA 'RECORD' NO SUL-AMERICANO MASTER


Aconteceu na primeira semana de dezembro o Campeonato Sul-americano Master de Natação na cidade do Rio de Janeiro. O evento foi sediado na tradicional piscina do Clube de Regatas Vasco da Gama e contou com a participação de 120 equipes de diferentes países totalizando 651 atletas.
 
A participação dos atletas, dois nadadores e duas nadadoras da cidade de Lavras, aconteceu pelo empenho do treinador da equipe, Juliano Magalhães Guedes, defendendo o EOC – Estrela do Oeste Clube do município de Divinópolis.
 
Juliano Magalhães Guedes (faixa etária 35+), Marcos Ribeiro do Vale Filho (faixa etária 25+), Maria José de Siqueira Carvalho (faixa etária 55+) e Isa Carla Dias (faixa etária 20+), tiveram resultados muito expressivos. Nas provas individuais Guedes ficou com medalha de bronze nos 50, 100 e 200 metros nado peito. Marcos foi medalha de prata nos 50 livre e bronze nos 50m borboleta, além de conquistar o quarto lugar nos 50m costas e quinto nos 100m livre. A nadadora Maria José foi medalha de prata nos 400m livre e medalha de bronze nas provas dos 100m e 50m livre, além dos 50m costas. Maria José também chegou em quarto lugar nos 50m borboleta. Já a nadadora Isa Carla foi campeã nos 50m e 100m costas, conquistou o quarto lugar nos 100m livre e quinto nos 50m livre.
 
Os nadadores Guedes e Marcos participaram juntos dois revezamentos conquistando medalha de prata nos 4x50 metros medley masculino e medalha de bronze nos 4x50 metros livre masculino, em suas respectivas categorias. Guedes ainda foi medalha de prata nos 4x100 metros misto e Marcos conquistou o quarto lugar nos 4x50m livre misto em suas categorias. No total, os atletas conquistaram 20 medalhas (individuais e de revezamentos).

Para o treinador e atleta da equipe de Lavras, Juliano Guedes, participar desse evento foi um grande desafio e representou muito para divulgação e reconhecimento da natação na cidade de Lavras. Guedes afirma: "estou muito realizado por ter participado e levado três atletas para o Campeonato Sul-americano Master no Rio de Janeiro." 

Afirmou ainda que a competição estava extremamente forte, com um nível muito elevado e teve a participação de vários ex-atletas profissionais como Djan Madruga e Rodrigo Castro, além de atletas profissionais como Felipe Messias e até mesmo de atletas olímpicos, como Benjamin Hockin que esteve nas Olimpíadas de Tóquio defendendo seu país (Paraguai). Vários recordes mundiais, pan-americanos, sul-americanos e brasileiros foram quebrados.
 
Guedes ressaltou que tanto suas conquistas como a da equipe de atletas que treina, foi resultado de trabalho duro, dedicação e disciplina nos treinamentos desde início do ano e relata que, “ao longo desse período tivemos muitos contratempos como falta de piscina e estrutura física mínima para darmos continuidade aos nossos treinamentos. Tivemos que dar as mãos e buscar novos parceiros e clube para treinar. Agradeço muito a Associação Atlética Ferroviária que abriu as portas do clube para utilizarmos a piscina semiolímpica (25m de comprimento) e, também aos nossos parceiros SLD-suplementos pelo apoio nutricional e ao fisioterapeuta esportivo Daniel Resende que foi fundamental com suas técnicas fisioterapêuticas utilizadas na recuperação muscular. Com muito esforço vencemos! Não deixamos as dificuldades limitar nossos sonhos!", conclui o treinador/atleta Guedes.

O foco agora é voltado para o Campeonato Pan-americano Master, um mega evento que acontecerá entre os dias 21 e 28 de Julho de 2022, na cidade de Medelín, Colômbia. Juliano Guedes acredita que com o excelente nível técnico da equipe há, sem dúvida, totais condições de buscar e conquistar medalhas representando a natação da cidade de Lavras no topo das Américas. Porém, afirma, não temos grandes patrocinadores. Então a luta para juntarmos recursos financeiros já começou, reafirma o nadador.

Nenhum comentário: