Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO GERAL SE MANTÉM ESTÁVEL EM VARGINHA NO MÊS DE NOVEMBRO


A quinta pesquisa sobre a inflação geral na cidade de Varginha, coordenada pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, demonstrou que no mês de novembro o IMPC (Índice Municipal de Preços ao Consumidor) apresentou leve queda de -0,23% em comparação com o mês anterior, indicando assim uma estabilidade no indicador. É a primeira queda que ocorre desde o início da sondagem em julho deste ano, porém a alta acumulada no período já atinge 4,95%.

É importante destacar que o IMPC é composto por 5 grupos de gastos, sendo eles: Alimentação; Habitação; Transporte; Educação e Comunicação. Esses grupos são divididos em 11 subgrupos, compostos por 44 itens e totalizando 503 preços coletados entre diferentes tipos, marcas e locais na cidade.

O grupo que apresentou a maior alta geral foi comunicação (0,63%). A alta ocorrida nos planos básicos de internet (2,59%), cujos valores médios são mais altos, não foi compensada pela queda nos planos de telefonia (-2,74%).

O grupo transporte retratou alta geral de 0,18%. Os produtos com maiores elevações nos preços médios foram etanol (0,36%) e o diesel (0,36%). O valor da gasolina manteve-se estável.

O grupo alimentação teve queda na média geral de -0,36%. Essa diminuição foi menor que no mês anterior. Os destaques de alta foram banana (37,52%), café em pó (12,89%) e cebola (11,33%). Os produtos alimentícios com maiores quedas nos preços médios foram tomate (-29,36%), batata (-26,39%) e alface (-14,16%).

O grupo habitação apresentou queda de -0,53%. Neste grupo os destaques de alta foram alguns produtos de limpeza em geral (2,52%). No entanto, ocorreram diminuições nos preços médios de produtos de higiene pessoal e também estabilidade nos valores do gás de cozinha e da energia elétrica, contribuindo para o resultado geral deste grupo.

O grupo educação se manteve estável.

Nesta atual pesquisa foi possível verificar que as quedas ocorridas nos grupos alimentação e habitação compensaram as altas nos grupos comunicação e transporte, mantendo o índice geral de inflação estável. É importante destacar que isso ocorreu principalmente pela queda nos preços de alguns produtos alimentícios e também pela estabilidade nos valores dos combustíveis, energia elétrica e gás de cozinha. No entanto, é preciso considerar que nos últimos meses as altas nestes componentes foram muito fortes e a estabilidade no mês de novembro não provoca alívio no orçamento das famílias. Reiteramos, conforme o relatório anterior, que a procura por preços mais acessíveis e a substituição de produtos e marcas são ações necessárias para tentar diminuir esses impactos, juntamente com políticas governamentais que visem minimizar as volatilidades nos preços.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.