Pular para o conteúdo principal

MOSTRA TIRADENTES RETORNA À CIDADE HISTÓRICA PARA CELEBRAR 25 ANOS DE CINEMA BRASILEIRO

O evento que abre o calendário audiovisual brasileiro acontece de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato híbrido - presencial e online - e será realizado seguindo o protocolo de segurança sanitário em vigor

A 25a Mostra de Cinema de Tiradentes inaugura o calendário audiovisual brasileiro e retorna ao belíssimo cenário da histórica cidade mineira, de 21 a 29 de janeiro de 2022 em clima de celebração. Isto mesmo. A Mostra de Cinema mais aguardada do ano vai comemorar Bodas de Prata e está planejando oferecer uma programação recheada de atrações para todas as idades e públicos.

“Vamos encontrar pelo cinema, viver a experiência do encontro, da troca de conhecimento, do afeto. Assistir aos filmes na tela grande, conversar sobre cinema, as novas linguagens, conhecer a atual produção brasileira, festejar os 25 anos da Mostra Tiradentes e curtir uma programação abrangente e gratuita num cenário cinematográfico”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral da 25a Mostra Tiradentes e CEO da Universo Produção.

Os fãs da sétima arte, convidados, turistas e moradores de Tiradentes e região poderão conferir, em nove dias de programação gratuita e diversificada, mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mundiais, debates, seminário, rodas de conversa, oficinas, lançamento de livro, mostrinha de cinema, teatro de rua, exposições. Tudo com conforto e segurança, de acordo com os protocolos sanitários em vigor.

Férias cinematográficas no roteiro da Estrada Real
Além de desfrutar da programação da 25a Mostra Tiradentes, que promete agradar públicos diversos e de todas as idades, os visitantes poderão conhecer histórias, personalidades, curiosidades e o roteiro turístico que integra a Estrada Real.

A cidade de Tiradentes foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938. A preservação de seu centro histórico é a maior atração para turistas brasileiros e estrangeiros que se encantam com seus becos e ruas, igrejas e edificações características, como o Largo das Fôrras, a Igreja do Rosário dos Pretos e o Chafariz de São José.

As alternativas para quem visita Tiradentes, ao pé da Serra de São José, vão de passeios intimistas pelo conjunto arquitetônico colonial a aventuras pelas diversas trilhas ecológicas. Destacam-se ainda a extensa variedade do artesanato oferecido pelas suas lojas e a diversificada culinária, como mostram os pratos típicos ou sofisticados que constam nos cardápios de seus muitos restaurantes. Pelas ruas, as lojinhas de artesanato oferecem produtos de ferro, estanho, madeira, colchas e bordados feitos por artesãos da região. Na gastronomia, restaurantes diversos – de comida mineira a italiana, misturam sabores e arte. Tudo isto com pitada de cultura brasileira.

No século XVIII, Tiradentes, então Vila São José, foi um dos principais pontos da atividade mineradora de Minas Gerais, na rota do ouro e do diamante, no caminho da velha Estrada Real, hoje um dos principais projetos turísticos em execução no Brasil. A Estrada Real tinha a função de via oficial de acesso às minas de ouro e diamante, com vistas à fiscalização direta da Coroa Portuguesa sobre a produção das Minas Gerais, evitando o contrabando e facilitando a cobrança dos impostos que terminaram por provocar a Inconfidência Mineira.

São mais de 1.600 quilômetros de extensão, que combinam patrimônio, natureza e cultura. São dois caminhos oficiais: o Caminho Velho corta o mapa de Minas desde Diamantina até Paraty, no estado do Rio; o Caminho Novo chega até o porto do Rio de Janeiro. São mais de 170 municípios, a maior parte deles localizados em Minas.

Agora é só arrumar as malas, reunir animação e disposição para assistir a dezenas de filmes inéditos, curtir e participar da programação intensa e abrangente que reúne cinema, teatro, circo, música, literatura, dança, artes plásticas e visuais no cenário cinematográfico e singular de Tiradentes.

Infraestrutura
A infraestrutura da 25a edição da Mostra de Cinema de Tiradentes contará com quatro espaços de exibição. O Largo das Fôrras volta a receber o charmoso Cine-Praça, espaço de exibição de filmes ao ar livre, com capacidade para mais de 1 mil espectadores.

No Largo da Rodoviária, o Complexo de Tendas recebe um novo layout e a instalação do Cine-Tenda - sala de exibição com ar-condicionado e som digital e projeção de alta qualidade; e o Cine-Lounge, espaço onde serão realizadas rodas de conversa e bate-papos com realizadores, e circulação do público.

No formato online, a programação deverá ser acessada no site mostratiradentes.com.br.

Protocolos de segurança sanitária
A 25a Mostra Tiradentes foi concebida para ser realizada com toda a segurança para o público e para os realizadores, artistas, jornalistas e profissionais do audiovisual convidados, seguindo todas as medidas sanitárias recomendadas pelo plano “Minas Consciente” e utilizando os recursos necessários para evitar a disseminação da Covid-19.

Respeitando integralmente os protocolos para a realização de eventos culturais, para acesso ao Cine Tenda e ao Cine-Teatro será obrigatório o uso de máscara, cobrindo o nariz e a boca, e durante a permanência no espaço. A temperatura do público será aferida e pessoas com temperatura igual ou superior a 37,5o serão orientadas a buscar atendimento médico especializado. O fluxo de entrada será controlado.

As sessões terão público restrito, com limitação da capacidade do Cine-Tenda e do Cine-Teatro. Não será permitido o consumo de alimentos e bebidas, exceto água. Os espaços serão higienizados após cada sessão.

No Complexo de Tendas e no Sesi Centro Cultural Yves Alves serão disponibilizados para o público álcool em gel para a higienização das mãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...