sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

PROFESSORA DA UFLA É ELEITA PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIA


A Academia Brasileira de Ciência (ABC) anunciou os seus novos membros titulares, entre eles está presente a professora Fatima Maria de Souza Moreira da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na área de Ciências Agrárias.

Todos os eleitos tomam posse no dia 1o de janeiro. Os membros titulares e correspondentes receberão os seus diplomas em maio de 2022, durante a Reunião Magna da ABC.

Uma das missões da ABC é reconhecer e estimular – por meio de um rigoroso processo de seleção entre os pares – o ingresso em seus quadros dos mais importantes pesquisadores brasileiros que, pela liderança que exercem no avanço das atividades científicas e tecnológicas do País, podem ser considerados os representantes mais legítimos da comunidade científica nacional.

As categorias de membros permanentes da ABC abrangem Titulares; Estrangeiros e Colaboradores. Os membros titulares são cientistas brasileiros de consagrado merecimento. Os membros estrangeiros são cientistas de reconhecido mérito científico, que tenham prestado efetiva colaboração ao desenvolvimento da ciência no Brasil. Os membros colaboradores são pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Academia ou ao desenvolvimento científico nacional. O título de Membro Colaborador é concedido por proposta fundamentada da Diretoria, submetida à aprovação da Assembleia Geral.

A cada ano, os membros titulares propõem novos candidatos a membros, titulares e estrangeiros, que são eleitos pela Assembleia Geral – instância máxima da Academia -, considerando as recomendações da Comissão de Seleção.

Academia Brasileira de Ciência
Fundada em 1916, a ABC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do País, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.

A ABC recebe contribuições de seus membros individuais e corporativos e apoio financeiro de agências governamentais. Com um quadro atual de mais de 900 membros no total, a Academia Brasileira de Ciências é uma das mais antigas associações de cientistas no país e reconhecidamente a mais prestigiosa dessas entidades.

Nenhum comentário: