quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

TRÊS CORAÇÕES, VARGINHA E TRÊS PONTAS TORNAM-SE PARCEIRAS EM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL


A reunião ocorreu no último dia 7, em Varginha, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do município. Estiveram presentes Douglas Cabido; subsecretário de Desenvolvimento Regional do Governo de Minas; Giovanni Correa, secretário de Desenvolvimento Econômico de Três Corações; Hermes Naves, secretário de Comunicação e Relações Institucionais de Três Corações; Marcelo Chaves Garcia, prefeito de Três Pontas; Melissa Garcia, secretária de Desenvolvimento Econômico de Três Pontas; Agnaldo Correa, secretário da Fazenda de Três Pontas; Gustavo Franco, CEO do Cesullab; Sérgio Frota, conselheiro do Cesullab; professor Stefano Gazzola, reitor do Grupo UNIS e Felipe de Oliveira, superintendente de Ensino e Mercado do Grupo Unis.

O subsecretário Douglas Cabido fez uma explanação sobre a importância das cidades de Três Corações, Varginha e Três Pontas e da sinergia que existe entre elas. Os três municípios formam um eixo estratégico que se complementam com a diversidade apresentada por cada uma. Uma parceria as cidades representa uma população de cerca de 300 mil habitantes, o que torna um polo atrativo de desenvolvimento e inovação.

A união das potencialidades desses municípios, agregadas às forças das outras cidades da região formam um aglomerado produtivo muito valioso. O subsecretário completou ainda que as cidades que querem crescer, economicamente, precisam focar sua gestão estratégica no desenvolvimento regional e realizarem consórcios intermunicipais, provendo e compartilhando esse desenvolvimento.

As cidades de Três Corações e Varginha já assinaram a adesão no Projeto Minas Livre para Crescer, Instituído pelo Decreto nº 47.776, de 4 de dezembro de 2019, o Programa Estadual de Desburocratização e tem como objetivo tornar Minas Gerais o estado mais livre para se empreender do Brasil, com mais competitividade e atrativos para se investir, propiciando o crescimento econômico e a geração de emprego e renda. Na oportunidade o prefeito de Três Pontas também assinou o decreto incluindo a cidade no projeto.

O professor Stefano Gazzola ressaltou a importância que representa essa união de forças das cidades e o potencial atrativo de investimentos que elas possuem. Também falou da importância das cidades se prepararem no sentido de se tornarem cidades inteligentes e se adequarem às novas tecnologias como o 5G que exige readequação legal como, por exemplo, a Lei das Antenas.

Gustavo Franco e Sérgio Frota, do Cesullab explanaram sobre a matriz de forças internas e externas e também as oportunidades que podem surgir dessa parceria. Também falaram sobre o planejamento estratégico e a criação de um portfólio para “vender” a região como um pólo de investimento e inovação tecnológica, mantendo e valorizando as identidades de agronegócio, indústria e logística.

Ficou decidido que a próxima reunião será de trabalho já para concretizar a parceria intermunicipal entre as três cidades juntamente com a Secretaria de Governo de Estado que dará todo apoio para que os projetos sejam colocados em prática o mais rápido possível.

Nenhum comentário: