quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

25ª MOSTRA TIRADENTES ONLINE OFERECE PROGRAMAÇÃO GRATUITA E ABRANGENTE

25ª Mostra Tiradentes agora totalmente online oferece programação gratuita e abrangente, exibe 169 filmes, homenageia o cineasta Adirley Queirós e discute o cinema em transição

Ao todo são 169 filmes brasileiros de 21 estados brasileiros que você pode assistir de qualquer lugar do Brasil e do mundo. A programação acontece na plataforma mostratiradentes.com.br; público deve ficar atento aos horários de exibição dos filmes, pois a maior parte deles ficará disponível por 24 horas

A 25a Mostra de Cinema de Tiradentes, acontece de 21 a 29 de janeiro, agora totalmente no formato online pela plataforma virtual da Mostra (mostratiradentes.com.br), mantendo o mesmo propósito conceitual do evento e da programação, garantindo a segurança de funcionários, prestadores de serviço, convidados e espectadores em relação à pandemia de Covid-19. Diante disso, ajustes foram feitos na grade, em horários, sessões e formas de acesso, para que ninguém perca a vasta quantidade de atrações do evento.

A programação abrangente e gratuita vai exibir 169 filmes de 21 estados brasileiros (AC, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RJ, RS, SC, SE, SP) em pré-estreias e mostras temáticas; participação de 119 convidados no centro do 25o Seminário do Cinema Brasileiro que promove 38 debates e rodas de conversa, oficinas, Mostrinha, homenagem, performance audiovisual, lançamento de livros e exposição virtual.

A coordenação curatorial do evento é assinada pelo crítico Francis Vogner dos Reis, que divide com a pesquisadora Lila Foster a seleção de longas-metragens. A curadoria de curtas-metragens foi feita por Camila Vieira, Tatiana Carvalho Costa e Felipe André Silva. Os filmes estarão distribuídos nas seguintes mostras: Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, À Meia-noite Levarei sua Alma, Sessão Debate, Jovem, Valores, 25 anos, regional e Mostrinha. Para ampliar a experiência, vários dos filmes contarão com debates nos Encontros com os Filmes, tendo a presença de diretores, equipes de produção e críticos convidados.

Toda programação pode ser acessada gratuitamente pela plataforma mostratiradentes.com.br. É preciso estar atento ao “sinal aberto” dos filmes, já que cada um deles ficará disponível por períodos limitados e específicos, seguindo os horários que estavam anteriormente previstos na versão presencial. A maior parte dos longas e curtas-metragens será disponibiliza por períodos de 24 horas. Cada filme tem uma página única na plataforma, na qual o espectador pode conferir a sinopse e o período do sinal aberto.

Os debates e rodas de conversa do Seminário do Cinema Brasileiro serão realizados diariamente em horários diversos - 10, 12 e 15 horas, acontecem os Encontros com os Filmes, sempre com críticos convidados e realizadores discutindo os títulos liberados na noite anterior. Os filmes da Sessão Praça começam às 19 horas e terão bate-papos diariamente por volta de 21 horas. Debates conceituais completam a programação do Seminário e são realizados às 17 horas.

As Rodas de Conversa, série de encontros que vão celebrar os 25 anos da Mostra, começam às 17 horas nos dias 22 (sábado), 24 (segunda), 27 (quinta) e 29 (sábado). No dia 22 (sábado), às 11 horas, acontece o lançamento do livro “O Cinema Brasileiro em Resposta ao País (2016-2021)”, editado pela Universo Produção.

Abertura
A abertura da Mostra acontece na noite de 21 de janeiro, a partir das 20 horas, pela plataforma mostratiradentes.com.br com performance audiovisual apresentando a temática desta edição "Cinema em Transição", com a homenagem ao cineasta Adirley Queirós, o debate inaugural com o homenageado e convidados e a pré-estreia de "Fragmentos de 2016 em dois episódios", mais novo projeto de Adirley, codirigido por Cássio Oliveira.

Plataforma de lançamento do cinema brasileiro
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

Nenhum comentário: