Pular para o conteúdo principal

CAFÉ PRODUZIDO PELA FAZENDA ESCOLA RECEBE CERTIFICADOS DE QUALIDADE SUSTENTÁVEL


A lavoura de café cultivada na Fazenda Escola do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, no Sul de Minas, recebeu as certificações “CAFE Practices” e "4C" emitidas por uma exportadora de café da região. Os certificados são dados às produções que implementam as Normas e o Código de Conduta 4C, um padrão seguido pela produção cafeeira para estabelecer a qualidade da bebida de acordo com práticas de sustentabilidade.

O reconhecimento é emitido para as produções engajadas na melhoria contínua de Sustentabilidade “Há 3 anos, a instituição trabalha com a lavoura considerando os padrões de sustentabilidade social, ambiental e retorno econômico”, explicou o técnico em Agropecuária e responsável Setor de Cafeicultura do Campus Inconfidentes, Bruno Manoel Rezende.

A área da fazenda dedicada à lavoura de café é de 76.750 metros quadrados. Cerca de 36 mil pés da fruta produziram 120 sacas, em 2021. “Este ano, mais de 50% de nossa produção foi classificada como café especial, com notas acima de 80 pontos na escala usada para esta definição”, explicou Bruno.

Para continuar as ações de melhorias na lavoura, a administração do Setor de Cafeicultura da Fazenda Escola está renovando os pés de café. Os antigos pés foram arrancados e novas mudas serão plantadas. 

“Nós produzimos mudas novas em nosso canteiro. Agora elas serão plantadas no terreno definitivo”, acrescentou Bruno, destacando que serão plantados mais de 6 mil novos pés de café. “Depois de 200 dias cultivando as mudas, chegou a hora de plantá-las”, comemorou Bruno.

Segundo o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, o certificado de qualidade é resultado de investimentos e do trabalho da equipe responsável para Fazenda e pela Cafeicultura. 

"Este é um reconhecimento pelo trabalho sério e profissional de nossas equipes. A dedicação de cada um deles está sendo determinante para garantirmos a qualidade dos produtos que oferecemos para a sociedade”, avaliou o diretor-geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.