Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA A HISTÓRIA DAS "DOCEIRAS DE PEDRA NEGRA", GRUPO DE MULHERES EMPREENDEDORAS DE IJACI

Talento, persistência, aprendizado constante e uma boa dose de coragem. O empreendedorismo feminino tem ajudado a movimentar a economia e contribuído para o empoderamento das mulheres

Só durante a pandemia, o número de mulheres que empreenderam cresceu cerca de 40% e já somam mais de 30 milhões no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

A Aliança Energia, empresa que controla a Usina de Funil, entende a importância desse movimento na valorização do protagonismo feminino, tornando a mulher dona de sua trajetória pessoal e profissional. E, por isso, apresenta a você hoje a história de um grupo de mulheres de Ijaci, no Sul de Minas, região onde a empresa opera a Usina Hidrelétrica de Funil (UHE Funil).

Com o apoio da empresa, muito trabalho e força de vontade, as “Doceiras de Pedra Negra”, como são conhecidas as mulheres que compõem a Associação de Doces São José da Pedra Negra, estão realizando um desejo antigo: construir seu próprio espaço de produção e venda dos doces e quitandas artesanais. 

“Ter nossa própria cozinha era um sonho que corríamos atrás desde o início. Hoje, de passinho em passinho, estamos conseguindo vê-lo se transformar em realidade”, conta Joziane Aparecida de Souza Carvalho, presidente da Associação.

Durante a conversa, Joziane nos contou também um pouco da trajetória do grupo, que produz doces e quitandas artesanais como forma de complemento de renda. A história dessas mulheres é, além de inspiradora, exemplo de garra.

“Muitos falaram que não íamos conseguir, mas seguimos em frente. Nem sempre a gente acerta, sabe, pelejamos muito, mas aprendemos com nossos erros e sem desanimar. E não vamos parar por aí. Com a conclusão da nossa cozinha, quero que a gente se torne referência na cidade; um lugar onde as pessoas se encontrem e sintam prazer em frequentar.


Desde 2009, quando o grupo foi formado, muitas mulheres participaram da formação e, hoje, cerca de 6 mulheres da comunidade continuam atuantes na construção de sua história. “E eu espero que mais mulheres queiram se juntar a nós nesse sonho”, diz Joziane, que deixa um recado especial para todas as mulheres: “não desista do seu sonho. Persista! Não desanime, você pode o que quiser”.

A conclusão da nova cozinha e espaço de venda que abrigará o grupo de doceiras está previsto para 2022. Além do apoio para construção da nova cozinha, a Aliança fomenta a produção dos doces e quitutes da Associação para realização de atividades/eventos que ocorrem na UHE Funil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...