Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA A HISTÓRIA DAS "DOCEIRAS DE PEDRA NEGRA", GRUPO DE MULHERES EMPREENDEDORAS DE IJACI

Talento, persistência, aprendizado constante e uma boa dose de coragem. O empreendedorismo feminino tem ajudado a movimentar a economia e contribuído para o empoderamento das mulheres

Só durante a pandemia, o número de mulheres que empreenderam cresceu cerca de 40% e já somam mais de 30 milhões no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

A Aliança Energia, empresa que controla a Usina de Funil, entende a importância desse movimento na valorização do protagonismo feminino, tornando a mulher dona de sua trajetória pessoal e profissional. E, por isso, apresenta a você hoje a história de um grupo de mulheres de Ijaci, no Sul de Minas, região onde a empresa opera a Usina Hidrelétrica de Funil (UHE Funil).

Com o apoio da empresa, muito trabalho e força de vontade, as “Doceiras de Pedra Negra”, como são conhecidas as mulheres que compõem a Associação de Doces São José da Pedra Negra, estão realizando um desejo antigo: construir seu próprio espaço de produção e venda dos doces e quitandas artesanais. 

“Ter nossa própria cozinha era um sonho que corríamos atrás desde o início. Hoje, de passinho em passinho, estamos conseguindo vê-lo se transformar em realidade”, conta Joziane Aparecida de Souza Carvalho, presidente da Associação.

Durante a conversa, Joziane nos contou também um pouco da trajetória do grupo, que produz doces e quitandas artesanais como forma de complemento de renda. A história dessas mulheres é, além de inspiradora, exemplo de garra.

“Muitos falaram que não íamos conseguir, mas seguimos em frente. Nem sempre a gente acerta, sabe, pelejamos muito, mas aprendemos com nossos erros e sem desanimar. E não vamos parar por aí. Com a conclusão da nossa cozinha, quero que a gente se torne referência na cidade; um lugar onde as pessoas se encontrem e sintam prazer em frequentar.


Desde 2009, quando o grupo foi formado, muitas mulheres participaram da formação e, hoje, cerca de 6 mulheres da comunidade continuam atuantes na construção de sua história. “E eu espero que mais mulheres queiram se juntar a nós nesse sonho”, diz Joziane, que deixa um recado especial para todas as mulheres: “não desista do seu sonho. Persista! Não desanime, você pode o que quiser”.

A conclusão da nova cozinha e espaço de venda que abrigará o grupo de doceiras está previsto para 2022. Além do apoio para construção da nova cozinha, a Aliança fomenta a produção dos doces e quitutes da Associação para realização de atividades/eventos que ocorrem na UHE Funil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...