quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

CONHEÇA A HISTÓRIA DAS "DOCEIRAS DE PEDRA NEGRA", GRUPO DE MULHERES EMPREENDEDORAS DE IJACI

Talento, persistência, aprendizado constante e uma boa dose de coragem. O empreendedorismo feminino tem ajudado a movimentar a economia e contribuído para o empoderamento das mulheres

Só durante a pandemia, o número de mulheres que empreenderam cresceu cerca de 40% e já somam mais de 30 milhões no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

A Aliança Energia, empresa que controla a Usina de Funil, entende a importância desse movimento na valorização do protagonismo feminino, tornando a mulher dona de sua trajetória pessoal e profissional. E, por isso, apresenta a você hoje a história de um grupo de mulheres de Ijaci, no Sul de Minas, região onde a empresa opera a Usina Hidrelétrica de Funil (UHE Funil).

Com o apoio da empresa, muito trabalho e força de vontade, as “Doceiras de Pedra Negra”, como são conhecidas as mulheres que compõem a Associação de Doces São José da Pedra Negra, estão realizando um desejo antigo: construir seu próprio espaço de produção e venda dos doces e quitandas artesanais. 

“Ter nossa própria cozinha era um sonho que corríamos atrás desde o início. Hoje, de passinho em passinho, estamos conseguindo vê-lo se transformar em realidade”, conta Joziane Aparecida de Souza Carvalho, presidente da Associação.

Durante a conversa, Joziane nos contou também um pouco da trajetória do grupo, que produz doces e quitandas artesanais como forma de complemento de renda. A história dessas mulheres é, além de inspiradora, exemplo de garra.

“Muitos falaram que não íamos conseguir, mas seguimos em frente. Nem sempre a gente acerta, sabe, pelejamos muito, mas aprendemos com nossos erros e sem desanimar. E não vamos parar por aí. Com a conclusão da nossa cozinha, quero que a gente se torne referência na cidade; um lugar onde as pessoas se encontrem e sintam prazer em frequentar.


Desde 2009, quando o grupo foi formado, muitas mulheres participaram da formação e, hoje, cerca de 6 mulheres da comunidade continuam atuantes na construção de sua história. “E eu espero que mais mulheres queiram se juntar a nós nesse sonho”, diz Joziane, que deixa um recado especial para todas as mulheres: “não desista do seu sonho. Persista! Não desanime, você pode o que quiser”.

A conclusão da nova cozinha e espaço de venda que abrigará o grupo de doceiras está previsto para 2022. Além do apoio para construção da nova cozinha, a Aliança fomenta a produção dos doces e quitutes da Associação para realização de atividades/eventos que ocorrem na UHE Funil.

Nenhum comentário: