terça-feira, 18 de janeiro de 2022

IP MINAS ENCERROU 2021 EM ALTA E VIRA REFERÊNCIA EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Consórcio é modelo para outras administrações com trabalho de modernização do parque de iluminação pública em Ribeirão das Neves

Em Ribeirão das Neves, o trabalho de modernização do parque de iluminação, desenvolvido pela concessionária IP Minas, prevê a substituição de todas as antigas lâmpadas da cidade pela tecnologia LED. A cidade, pioneira na região metropolitana de Belo Horizonte no processo de modernização das ruas, estradas e espaços públicos, como praças e campos de futebol, atualmente é modelo de sucesso para outras administrações.

A Parceria Pública Privada (PPP), entre a prefeitura da cidade mineira e o consórcio IP Minas, é desenvolvida desde dezembro de 2019.

Para conhecer o funcionamento deste trabalho, com a implantação da moderna tecnologia LED, gestores públicos têm visitado as instalações da empresa.

IP Minas recebe visitas de gestores públicos
No fim do ano passado, foi a vez dos representantes da cidade mineira de Contagem visitarem as instalações da concessionária IP Minas. O objetivo do encontro era conhecer melhor os benefícios da adesão à tecnologia LED, que conta com sistema de telegestão.

Entre as vantagens do telemonitoramento, os gestores públicos puderam conferir, em tempo real, o acompanhamento da potência dos pontos de iluminação. Tudo isso, no Centro de Controle Operacional (CCO), criado pela IP Minas.

O Centro de Controle Operacional é responsável, por exemplo, por emitir um alerta, caso um dos pontos de iluminação pública da cidade apresente um valor inferior ao estabelecido como adequado. O software de telegestão possibilita a implantação da Internet das coisas (IoT) na iluminação pública. Assim, permite o controle de parques de iluminação de forma remota e em tempo real. Entre os principais benefícios da telegestão estão: garantir maior eficiência energética, economia aos cofres públicos e diminuir o índice de falhas, como lâmpadas queimadas – o que proporciona maior conforto e segurança aos moradores.

Formada pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, a concessionária IP Minas tem contrato com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na modalidade Parceria Público Privada (PPP), desde dezembro de 2019. O contrato é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade. O município faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e a distância entre as duas cidades é de pouco mais de 20 km.

Importância das parcerias público-privadas para a iluminação pública
Receber representantes de outros municípios, sejam mineiros ou de outros Estados, virou rotina para os gestores da prefeitura de Ribeirão das Neves e administradores da IP Minas.

Interessados no modelo de gestão da iluminação pública desenvolvido na cidade, no início do segundo semestre de 2021 foi a vez dos administradores de Santana de Pirapama e Pato de Minas, ambos em Minas Gerais, visitarem Ribeirão das Neves. No encontro, foram apresentadas as instalações da empresa e o projeto de sucesso, uma parceria entre a concessionária IP Minas e a prefeitura de Ribeirão das Neves.

Com isso, a prefeitura de Ribeirão das Neves é pioneira na região metropolitana de Belo Horizonte ao investir no modelo que hoje está em expansão em todo o país. Ou seja, a contratação dos serviços, que envolve a parceria público-privada (PPP).

De acordo com a segunda edição do Panorama Setorial da Iluminação Pública Privada, divulgada pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP), o mercado brasileiro tem contratado, para os próximos anos, investimentos de até R$ 18 bilhões. Isso tudo por meio de concessões e parcerias público-privadas.

Por isso, para as administrações municipais, estabelecer parcerias público-privadas são importantes. Isso significa que, além da capacidade de modernizar o sistema com tecnologia de ponta, é possível reduzir o consumo de energia e ainda gerar uma economia de energia superior a 50%. E o melhor, isso tudo, sem onerar o orçamento municipal. Esse é o grande diferencial do trabalho desenvolvido pela IP Minas: fazer mais, em menos tempo!

Desta forma, a modernização da iluminação pública não compromete recursos importantes de outras áreas prioritárias para a população.

Nenhum comentário: