Pular para o conteúdo principal

IP MINAS ENCERROU 2021 EM ALTA E VIRA REFERÊNCIA EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Consórcio é modelo para outras administrações com trabalho de modernização do parque de iluminação pública em Ribeirão das Neves

Em Ribeirão das Neves, o trabalho de modernização do parque de iluminação, desenvolvido pela concessionária IP Minas, prevê a substituição de todas as antigas lâmpadas da cidade pela tecnologia LED. A cidade, pioneira na região metropolitana de Belo Horizonte no processo de modernização das ruas, estradas e espaços públicos, como praças e campos de futebol, atualmente é modelo de sucesso para outras administrações.

A Parceria Pública Privada (PPP), entre a prefeitura da cidade mineira e o consórcio IP Minas, é desenvolvida desde dezembro de 2019.

Para conhecer o funcionamento deste trabalho, com a implantação da moderna tecnologia LED, gestores públicos têm visitado as instalações da empresa.

IP Minas recebe visitas de gestores públicos
No fim do ano passado, foi a vez dos representantes da cidade mineira de Contagem visitarem as instalações da concessionária IP Minas. O objetivo do encontro era conhecer melhor os benefícios da adesão à tecnologia LED, que conta com sistema de telegestão.

Entre as vantagens do telemonitoramento, os gestores públicos puderam conferir, em tempo real, o acompanhamento da potência dos pontos de iluminação. Tudo isso, no Centro de Controle Operacional (CCO), criado pela IP Minas.

O Centro de Controle Operacional é responsável, por exemplo, por emitir um alerta, caso um dos pontos de iluminação pública da cidade apresente um valor inferior ao estabelecido como adequado. O software de telegestão possibilita a implantação da Internet das coisas (IoT) na iluminação pública. Assim, permite o controle de parques de iluminação de forma remota e em tempo real. Entre os principais benefícios da telegestão estão: garantir maior eficiência energética, economia aos cofres públicos e diminuir o índice de falhas, como lâmpadas queimadas – o que proporciona maior conforto e segurança aos moradores.

Formada pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, a concessionária IP Minas tem contrato com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na modalidade Parceria Público Privada (PPP), desde dezembro de 2019. O contrato é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade. O município faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e a distância entre as duas cidades é de pouco mais de 20 km.

Importância das parcerias público-privadas para a iluminação pública
Receber representantes de outros municípios, sejam mineiros ou de outros Estados, virou rotina para os gestores da prefeitura de Ribeirão das Neves e administradores da IP Minas.

Interessados no modelo de gestão da iluminação pública desenvolvido na cidade, no início do segundo semestre de 2021 foi a vez dos administradores de Santana de Pirapama e Pato de Minas, ambos em Minas Gerais, visitarem Ribeirão das Neves. No encontro, foram apresentadas as instalações da empresa e o projeto de sucesso, uma parceria entre a concessionária IP Minas e a prefeitura de Ribeirão das Neves.

Com isso, a prefeitura de Ribeirão das Neves é pioneira na região metropolitana de Belo Horizonte ao investir no modelo que hoje está em expansão em todo o país. Ou seja, a contratação dos serviços, que envolve a parceria público-privada (PPP).

De acordo com a segunda edição do Panorama Setorial da Iluminação Pública Privada, divulgada pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP), o mercado brasileiro tem contratado, para os próximos anos, investimentos de até R$ 18 bilhões. Isso tudo por meio de concessões e parcerias público-privadas.

Por isso, para as administrações municipais, estabelecer parcerias público-privadas são importantes. Isso significa que, além da capacidade de modernizar o sistema com tecnologia de ponta, é possível reduzir o consumo de energia e ainda gerar uma economia de energia superior a 50%. E o melhor, isso tudo, sem onerar o orçamento municipal. Esse é o grande diferencial do trabalho desenvolvido pela IP Minas: fazer mais, em menos tempo!

Desta forma, a modernização da iluminação pública não compromete recursos importantes de outras áreas prioritárias para a população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...