Pular para o conteúdo principal

LEITOS EXCLUSIVOS DE UTI COVID-19 DEVEM SER DESATIVADOS EM TODO PAIS


O Governo Federal publicou uma Portaria anunciando a desativação dos leitos de UTI Covid em todo o país. Para garantir porta aberta à população com a aceleração dos casos de covid e da nova variante, Santa Casa e Prefeitura de Campo Belo reuniram prefeitos da microrregiao para Municípios assumirem mais esta responsabilidade em prol da saúde da população.

A pedido do provedor da Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo, de Campo Belo, José Geraldo Fernandes e do diretor administrativo da instituição, Anataniel dos Reis Oliveira (Tiel), uma reunião foi marcada com o prefeito de Campo Belo, Dr. Alisson de Assis Carvalho, o secretário municipal de Saúde, José Assunção e os demais prefeitos da microrregiao (Aguanil, Camacho, Cana Verde, Candeias, Cristais e Santana do Jacaré), na manhã desta terça-feira, dia 18, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a direção da Santa Casa, o Ministério da Saúde publicou no dia 31 de dezembro a Portaria N° 4.226, comunicando que a partir de 1° de fevereiro de 2022, serão desativados os leitos exclusivos de UTI Covid em todo o país. A decisão do governo federal pega de surpresa os municípios, que têm enfrentado diariamente o drama do aumento substancial na busca por atendimento e até mesmo de ocupação de leitos.

Ainda segundo a Santa Casa, não há previsão que assegure o fim da pandemia e o hospital também não tem autorização para manter juntos pacientes com Covid e não Covid na UTI convencional, ficando reféns da nova portaria.

A saída para não encerrar o atendimento foi a Santa Casa propôr aos prefeitos da microrregiao que assumam mais esta responsabilidade, que caberia ao Estado e ao Governo Federal, para que a população não fique sem a UTI Covid.

A procura por atendimentos tem batido recordes. Nesta segunda-feira, dia 17, a UPA de Campo Belo atendeu 419 pessoas em 12 horas e destes, mais de 307 eram casos de síndrome gripal. Hoje a Santa Casa tem 4 pacientes de Campo Belo internados na UTI Covid e está sempre atendendo pacientes da região.

Para manter os leitos de UTI Covid, contra a determinação do Governo Federal, os prefeitos da microrregiao fizeram um acordo e decidiram assinar um convênio para manter durante os próximos 6 meses os elevados custos do funcionamento da UTI Covid, com recurso próprio dos Municípios, até que haja uma definição da pandemia ou uma nova decisão, por parte do Estado ou da Federação.

Estiveram presentes, além do prefeito de Campo Belo, Dr. Alisson e secretários municipais de Saúde, os prefeitos José Márcio de Oliveira (Aguanil), Aender Anastácio de Morais (Cana Verde), Rodrigo Moraes Lamounier (Candeias), Leonardo Luiz Oliveira (vice-prefeito de Cristais) e o assessor municipal de Governo de Campo Belo, José Ferreira de Oliveira Júnior.

Os prefeitos de Camacho, Bruno Lamounier Furtado e de Santana do Jacaré, Renato Tirado Freire, não puderam participar, mas também deverão assinar o convênio para manutenção dos leitos de UTI Covid, já que suas populações também recebem atendimento na UPA e Santa Casa de Campo Belo.

*Com informações e imagem da assessoria da Prefeitura de Campo Belo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/