quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

LEITOS EXCLUSIVOS DE UTI COVID-19 DEVEM SER DESATIVADOS EM TODO PAIS


O Governo Federal publicou uma Portaria anunciando a desativação dos leitos de UTI Covid em todo o país. Para garantir porta aberta à população com a aceleração dos casos de covid e da nova variante, Santa Casa e Prefeitura de Campo Belo reuniram prefeitos da microrregiao para Municípios assumirem mais esta responsabilidade em prol da saúde da população.

A pedido do provedor da Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo, de Campo Belo, José Geraldo Fernandes e do diretor administrativo da instituição, Anataniel dos Reis Oliveira (Tiel), uma reunião foi marcada com o prefeito de Campo Belo, Dr. Alisson de Assis Carvalho, o secretário municipal de Saúde, José Assunção e os demais prefeitos da microrregiao (Aguanil, Camacho, Cana Verde, Candeias, Cristais e Santana do Jacaré), na manhã desta terça-feira, dia 18, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a direção da Santa Casa, o Ministério da Saúde publicou no dia 31 de dezembro a Portaria N° 4.226, comunicando que a partir de 1° de fevereiro de 2022, serão desativados os leitos exclusivos de UTI Covid em todo o país. A decisão do governo federal pega de surpresa os municípios, que têm enfrentado diariamente o drama do aumento substancial na busca por atendimento e até mesmo de ocupação de leitos.

Ainda segundo a Santa Casa, não há previsão que assegure o fim da pandemia e o hospital também não tem autorização para manter juntos pacientes com Covid e não Covid na UTI convencional, ficando reféns da nova portaria.

A saída para não encerrar o atendimento foi a Santa Casa propôr aos prefeitos da microrregiao que assumam mais esta responsabilidade, que caberia ao Estado e ao Governo Federal, para que a população não fique sem a UTI Covid.

A procura por atendimentos tem batido recordes. Nesta segunda-feira, dia 17, a UPA de Campo Belo atendeu 419 pessoas em 12 horas e destes, mais de 307 eram casos de síndrome gripal. Hoje a Santa Casa tem 4 pacientes de Campo Belo internados na UTI Covid e está sempre atendendo pacientes da região.

Para manter os leitos de UTI Covid, contra a determinação do Governo Federal, os prefeitos da microrregiao fizeram um acordo e decidiram assinar um convênio para manter durante os próximos 6 meses os elevados custos do funcionamento da UTI Covid, com recurso próprio dos Municípios, até que haja uma definição da pandemia ou uma nova decisão, por parte do Estado ou da Federação.

Estiveram presentes, além do prefeito de Campo Belo, Dr. Alisson e secretários municipais de Saúde, os prefeitos José Márcio de Oliveira (Aguanil), Aender Anastácio de Morais (Cana Verde), Rodrigo Moraes Lamounier (Candeias), Leonardo Luiz Oliveira (vice-prefeito de Cristais) e o assessor municipal de Governo de Campo Belo, José Ferreira de Oliveira Júnior.

Os prefeitos de Camacho, Bruno Lamounier Furtado e de Santana do Jacaré, Renato Tirado Freire, não puderam participar, mas também deverão assinar o convênio para manutenção dos leitos de UTI Covid, já que suas populações também recebem atendimento na UPA e Santa Casa de Campo Belo.

*Com informações e imagem da assessoria da Prefeitura de Campo Belo

Nenhum comentário: