Pular para o conteúdo principal

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO INÉDITO FEITO NO HCSL TRAZ GRANDES BENEFÍCIOS PARA PACIENTE


O cirurgião Oncológico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, Paulo Roberto Zanin Mesquita, em conjunto com a equipe de Cirurgia Oncológica, realizou no dia 7 de dezembro um procedimento cirúrgico por uma via até então não realizada no HCSL, normalmente realizado somente em grandes centros, chamado esofagectomia minimamente invasiva, que contou como uso de uma nova via de acesso chamada toracoscopia, que permite a não realização do corte convencional.

A toracoscopia é um procedimento em que uma ótica é introduzida para visualizar o espaço pleural, estruturas e órgãos da cavidade torácica e realizar os procedimentos cirúrgicos necessários ao tratamento do paciente.

A cirurgia foi realizada com um paciente de 52 anos, com câncer no esôfago, que havia realizado um tratamento pré-operatório com a associação de quimioterapia e radioterapia. “O diferencial da cirurgia é que por ser um procedimento minimamente invasivo traz muitos benefícios para o paciente, como a não necessidade do corte convencional, possibilitando ao paciente menor dor no pós-operatório, menor sangramento durante a cirurgia, ampliação das estruturas da cavidade torácica para realização com grande segurança e uma reabilitação mais precoce para o paciente. Isso é um ganho enorme para nós médicos, para a instituição e, principalmente, para os pacientes”, explica o médico.


Ele esclarece, que nesse tipo de procedimento, a maior dificuldade está no contato do esôfago com estruturas muito nobres e necessidade do acesso cirúrgico nas regiões cervical, torácica e abdominal. É um procedimento cirúrgico muito delicado, e durou ao todo cerca de 8 horas.

DPaulo Mesquita elogia a equipe de cirurgia oncológica extremamente bem treinada, juntamente com os outros profissionais envolvidos na realização do procedimento e cuidados peri operatórios como, anestesistas, médicos residentes e médicos intensivistas, instrumentador, enfermeiros e toda equipe de suporte ao cuidado do paciente.

O médico Paulo Mesquita, formado no ano de 2008, é egresso do curso de Medicina da Univás. Ele fez residência na área de Cirurgia Geral no HCSL. Paulo fez pós-graduação/residência médica em Cirurgia Oncológica no Instituto Mario Penna, em Belo Horizonte. Desde 2014 trabalha com cirurgia oncológica em Pouso Alegre. De 2015 a 2021, ele foi coordenador da residência médica de Cirurgia Geral do HCSL. Atualmente, Paulo Mesquita é coordenador do serviço de Cirurgia Oncológica do HCSL.

“Poder atuar e desenvolver meu trabalho no Hospital Samuel Libânio é um privilégio e uma felicidade. Sempre tenho a vontade de melhorar e tornar esse Hospital cada vez melhor. A direção do HCSL dá as ferramentas, a estrutura e as possibilidades para melhorarmos a cada dia mais. Minha expectativa são de grandes avanços em 2022 com a realização cada vez mais frequente dos procedimentos minimamente invasivos. Nosso objetivo maior é salvar vidas”, conclui o cirurgião Paulo Mesquita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TRIBUNAL CONFIRMA PARALISAÇÃO DO "PROGRAMA ESCOLAS CÍVICO-MILITARES" DO GOVERNO ESTADUAL

O Tribunal de Contas mineiro manteve, em sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (17/12), a paralisação da “Política Educacional Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares”, do governo estadual. Com a decisão, o governo estadual não pode, a partir de 2026, dar continuidade ao modelo nas nove escolas mineiras que já o adotavam, assim como deve interromper possíveis projetos que visam expandir a política educacional. O relator do Processo Agravo nº 1.199.973, conselheiro em exercício Adonias Monteiro, elencou, entre outros aspectos, os principais motivos para a paralisação do projeto: ausência de lei em sentido formal que respalde a implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares e inexistência de previsão orçamentária compatível com a política. “A alegação da existência de perigo da demora inverso, com a suspensão repentina do programa nas nove escolas já participantes, podendo gerar retrocesso social, insegurança jurídica e prejuízos concretos à comunidade escolar, não r...