Pular para o conteúdo principal

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO DE LAVRAS FORMALIZA CRIAÇÃO DA AGÊNCIA RHIZOMA


O município de Lavras é o 5° maior da região do Sul de Minas, com larga tradição industrial e educacional, contando com várias e destacadas instituições de ensino superior. Cidade pujante e com uma economia forte, vem nos últimos anos se preparando para se tornar um ecossistema de inovação e empreendedorismo. E consagrando esse voo rumo ao status de cidade inteligente e tecnológica, foi realizada no dia 31 de janeiro, às 19h, a Assembleia de fundação da Agência Rhizoma.

O evento aconteceu no Ambiente Inteligente Open Hub, localizado na Rua Otacílio Negrão de Lima, número 177, no Bairro Retiro, em Lavras.

Na ocasião foi apresentado, discutido e votado o projeto de Estatuto Social e houve a eleição dos membros do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva da Agência Rhizoma. Todos os presentes se apresentaram e aqueles que desejaram expressaram suas opiniões sobre as pautas postas em discussão.

Após o comum acordo sobre todos os pontos, os participantes desfrutaram de um coffee break no qual puderam interagir e fortalecer as conexões entre si.

Na foto, da esq. para dir.: A primeira Diretoria e Conselho Fiscal da Agência Rhizoma: Mary Jesus (1º Secretária), Maria Luiza Pereira (2º Secretária), Warley Júnior (Conselho Fiscal), Marcelo Souza (2º Tesoureiro), Paulo Vinícius Paluto (Conselho Fiscal), Alex Marques (Vice-Presidente), Rennan Campos (Diretor-Presidente), Heliton Mesquita (1º Tesoureiro) e Wagner Araújo (Conselho Fiscal)

O evento foi aberto a comunidade inovadora e empreendedora e as demais pessoas interessadas da região de Lavras. A todos os participantes presentes serão atribuídas a condição de Sócio-Fundador e de integrante da Assembleia Geral da Rhizoma.

Em compreensão com os interessados que não puderam comparecer ao evento, foi sugerido e aprovado durante a Assembleia que estes poderão integrar a Agência Rhizoma na condição de Sócio-Fundador, tendo o prazo de até 4 de fevereiro para ir até o Ambiente Inteligente Open Hub e assinar o cadastro que se encontra no local.

Uma nova era
Um ecossistema de inovação bem-sucedido se dá com a união das empresas, universidades e governos, propiciando a criação de um ambiente colaborativo e inovador, em que todos trabalham juntos e compartilham resultados em comum, proporcionando uma intensa troca de experiências.

Com o intuito de fazer o intercâmbio e a interlocução entre os diversos atores da sociedade, foi formalizada a fundação da Agência Rhizoma.

A Rhizoma já nasceu com a união de diversos atores voluntários locais e mesmo ainda no embrião, já buscou o protagonismo com o planejamento do Mapeamento 1.0 Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo para o Vale dos Ipês, realizado com o apoio da Inbatec/UFLA, InovaHub, Prefeitura Municipal de Lavras e Sebrae Lavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...