Pular para o conteúdo principal

PESSOAS TRANSGÊNERO PODEM USAR O NOME SOCIAL NO TÍTULO DE ELEITOR

Alteração pode ser solicitada de forma simples e rápida, no site do TRE-MG

Pessoas transgênero têm o direito de, na hora de votar, se identificarem da forma como se reconhecem e são reconhecidas ou reconhecidos na sociedade. Por isso, em 2018, a Justiça Eleitoral passou a permitir o uso do nome social no título de eleitor.

Se você já tem o título e quer fazer essa alteração antes das Eleições 2022, ou se vai tirar a primeira via do documento e quer que ele já seja emitido com o nome social, basta preencher o requerimento no Título Net, no site do TRE-MG, até 4 de maio.

Veja como fazer a opção pela autoidentificação:
  1. Acesse o sistema Título Net  clique Inicie seu requerimento.
  2. Insira a Unidade Federal (UF) para atendimento.
  3. Reúna a documentação solicitada na página seguinte.
  4. Em Título de Eleitor, marque se você já tem ou não o título e se sabe o número dele.
  5. Após inserir seu nome completo e os outros dados solicitados, será exibida a tela “Requerimento - Dados Pessoais”.
  6. Marque a opção “Deseja incluir o nome social?” e prossiga com as informações solicitadas.
Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento pode ser acompanhado no sistema de acompanhamento do Título Net. Após o processamento do pedido, não será enviada via impressa do título para a casa do eleitor. Basta instalar gratuitamente o aplicativo e-Título em um celular ou tablet para conferir os dados da sua inscrição eleitoral e local de votação.

Quem não tem acesso à internet ou tiver dificuldades com o uso do sistema pode procurar um cartório eleitoral. Mas é obrigatório agendar dia e horário, no sistema de agendamento no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600.

Estatísticas
Em 2018, nas primeiras eleições com a possibilidade de usar o nome social no título de eleitor, 7.945 brasileiros fizeram essa opção, sendo 771 em Minas Gerais. Nas eleições municipais de 2020, eram 9.985 eleitores brasileiros com nome social no título e 1.001 mineiros. Atualmente, são 1.625 eleitoras e eleitores mineiros com essa opção.

E desde as Eleições 2020, candidatas e candidatos podem usar o nome social na urna. Naquele pleito, em todo o Brasil, 171 pessoas fizeram essa opção, sendo 21 em Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...