Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR E HISTORIADOR LAVRENSE LANÇA LIVRO COM RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC


O professor e historiador Geovani Németh-Torres foi beneficiado com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc de 2020 para publicação de seu livro “Vida Escolar de Firmino Costa (1907-1908)”. A obra faz um recorte da biografia do importante educador que dá nome a uma escola no município.

O contemplado recebeu os recursos federais em 2021, através do edital 002/2021, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Cultura (SELTC). O autor doou parte dos exemplares para as bibliotecas de escolas públicas de Lavras.

A obra
Título: “Vida Escolar” de Firmino Costa (1907-1908), organização e notas por Geovani Németh-Torres.

Sinopse: “Vida Escolar” foi um jornal redigido entre 1907 e 1908 pelo professor Firmino Costa, primeiro diretor do Grupo Escolar de Lavras (hoje uma escola estadual que leva seu nome). Trata-se de uma publicação multitemática de grande valor para a História da Educação no Brasil, devidamente analisada por autores como DIAS [1986], PEREIRA [2005] e HAMDAN [2007]; além disso, é também o marco primordial da historiografia lavrense, amplamente citado em todos os trabalhos subsequentes sobre a cidade a tratar de suas origens até o início do Século XX. Foi considerando estes fatores que o presente volume foi concebido, de modo a não apenas preservar o legado de Firmino Costa, mas também difundi-lo a todos os interessados, notavelmente a seus conterrâneos lavrenses que tanto se beneficiaram com as realizações do ilustre educador. Neste livro, o conteúdo integral de “Vida Escolar” foi organizado pelo historiador Geovani Németh Torres segundo seus principais eixos temáticos, e enriquecido com mais de trezentas notas de rodapé com diversos dados complementares. Assim, espera-se que este esforço facilite e amplie o rol de informações pertinentes para os estudos da História da Educação e, principalmente, que ajude a compreender melhor o passado da cidade a qual Firmino Costa tanto amou e engrandeceu. “Vida Escolar” era o “Boletim Quinzenal do Grupo Escolar de Lavras”, publicado sempre no primeiro e no décimo quinto dia de cada mês, ao longo do ano letivo. Ao todo, foram 34 edições nos dois anos em que perdurou. O jornal era impresso na tipografia da Folha de Lavras, de Azarias Ribeiro Júnior, possuía quatro páginas e todos os textos foram escritos por Firmino Costa, exceto aqueles assinados por outros autores. Os objetivos do jornal foram definidos em seu primeiro número, como “prestar informações sobre o movimento da instrução deste município e dar notícias que interessem ao progresso de Lavras”. A publicação possuía quatro seções, dispostas sempre seguindo a mesma ordem, embora com tamanhos variáveis: a primeira parte constava de notas pedagógicas de temas diversos relacionados à reforma do ensino implementada no Estado de Minas Gerais em 1906, e também das experiências vividas no Grupo Escolar; a segunda trazia notícias do cotidiano da instituição, como melhorias no espaço físico, modificações no quadro docente e comentários sobre alunos de maior capacidade e mérito (e, conforme se verá, muitos deles ocupariam posições prestigiadas na sociedade quando adultos); a terceira destacava acontecimentos marcantes da cidade de Lavras e região; por fim, a última seção continha apontamentos sobre a História de Lavras e biografias de lavrenses ilustres.

Número de páginas: 292.

O livro pode ser encontrado na casa do Ângelo Delphim (Rua Gastão Maia 20); no sebo do João da Praça (Rua Waldemar Novaes 29); ou pelo telefone (35) 3822-2882.

Lei Aldir Blanc
A Lei Federal 14.017/2020, também conhecida como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural diante do estado de calamidade pública decretado pela União em função da pandemia da Covid-19.

As ações emergenciais previstas na Lei Aldir Blanc atendem aos trabalhadores da cultura, aos espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de distanciamento social para o controle da pandemia da Covid-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...