Pular para o conteúdo principal

GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA RECEBE ARMAMENTO


A Guarda Civil Municipal de Varginha, no Sul de Minas, recebeu nessa segunda- feira, dia 7, armamentos que serão utilizados em ações preventivas. A cerimônia contou com a presença do prefeito Vérdi Melo e do vice-prefeito, Leonardo Ciacci, da presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva, e do secretário de Planejamento, Ronaldo Gomes Lima Júnior, um dos instrutores do curso que está sendo ministrado pela prefeitura para os agentes da GCMV.

Nesta primeira etapa a Guarda recebeu 05 espingardas Calibre 12, munições de calibre 12 (antitumulto), munições para pistolas .40, porta carregador e coldres.

O armamento foi adquirido com recursos do município, mais recursos oriundos de Emendas Impositivas apresentadas pelos vereadores Carlos Roberto Rodrigues (Carlinhos Padaria), Dudu Ottoni e Leonardo Ciacci (quando vereador), que estiveram presentes na solenidade.

“A aquisição do armamento é de grande importância para o crescimento da instituição, otimizando não somente os trabalhos preventivos desenvolvidos diuturnamente, como também para ampliar a capacidade operacional de pronta resposta quando se fizer necessário”, disse o prefeito Vérdi Melo, que falou da importância da Guarda para a segurança do município. 

"O armamento não é para promover a violência, mas sim garantir a Segurança da nossa população e da nossa GCM. Já tivemos acontecimentos graves em nossa cidade, que nossa Guarda esteve presente, correndo risco de vida, mas agora, com este armamento poderão enfrentar o perigo, resguardando suas vidas e da nossa população”.

O comandante da Guarda, Gerson Alves da Trindade, explica que neste primeiro momento o armamento será utilizado para dispersão em caso de tumultos, quando necessário. Por isso serão utilizadas munições de borracha ”.

Treinamento e Capacitando a Guarda para o Manuseio de Arma de Fogo
A Guarda Civil Municipal de Varginha está, desde o dia 29 de novembro de 2021, participando do “Curso de Formação, Treinamento e Capacitação Técnica para o Manuseio de Arma de Fogo”, oferecido pela prefeitura para seus agentes.

O curso, que já está na reta final, está sendo ministrado para todo o efetivo da GCMV, que foi dividido em 5 turmas, seguindo a matriz curricular da disciplina de armamento e tiro dos cursos de formação das Guardas Civis Municipais, estabelecida pela Coordenação Geral de Controle de Serviços e Produtos da Polícia Federal, contemplando aulas teóricas e práticas para o manuseio e utilização de arma de fogo, com duração total de 160 horas/aulas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...