Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE DA FIEMG REGIONAL CENTRO-OESTE ACOMPANHA COMITIVA DE DIVINÓPOLIS EM VISITA A SÃO PAULO


O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, faz parte da comitiva de Divinópolis que está percorrendo cidades do estado de São Paulo para conhecer os processos e avanços acometidos através do Programa Cidades Empreendedoras, que tem como principal característica, a gestão compartilhada e a desburocratização de atividades, sobretudo, do segmento da construção civil.

A Prefeitura de Divinópolis assinou o convênio com o SEBRAE-MG em janeiro desse ano. Por meio do programa Cidades Empreendedoras o município contará com a FIEMG Regional Centro-Oeste e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-CO) como intervenientes, com o objetivo de atuarem de forma conjunta em iniciativas de fomento ao empreendedorismo.

O programa já teve início em várias cidades do estado de São Paulo com resultados exitosos. Durante essa semana, a comitiva do Centro-Oeste de Minas visitará Taubaté e Itatiba, cidades que já desenvolvem este processo, e Campos do Jordão, onde está sendo realizado o 64º Congresso Estadual de Municípios (CEM). 

Ao todo, 37 pessoas, entre elas, secretários e colaboradores da prefeitura de Divinópolis; a vice-prefeita, Janete Aparecida; representantes de Itaúna e Lagoa da Prata; o presidente regional da FIEMG, Eduardo Soares; a analista técnica do SEBRAE, Glaura Figueiredo e Jefferson Dias Santos, coordenador Estadual da Construção Civil do SEBRAE, participam da Comitiva.

De acordo com o presidente da FIEMG e do SINDUSCON-CO, o objetivo da visita é conhecer os processos e boas práticas desenvolvidos nos municípios, os avanços proporcionados através das ações do convênio e trazer boas experiências para serem aplicadas em Divinópolis. “Viemos aqui aprender com eles, saber no que já estão avançando e o que podemos aprimorar. Temos ainda muita coisa para discutir, mudar e realizar”, afirmou Eduardo Soares.


Os principais assuntos discutidos no encontro são aprovação de projetos online; código de obras e nova lei de uso e ocupação do solo, que aguarda aprovação. “Quando falamos de obras e celeridade nos processos, falamos de desenvolvimento. Nessa pauta estão incluídos hospitais, comércios, escolas, serviços, indústrias e outros empreendimentos essenciais para o desenvolvimento. O que buscamos é, de maneira coordenada e inteligente, aplicar cada vez mais a inteligência artificial em prol do desenvolvimento econômico e social”, finalizou o líder empresarial.

Dentre outras atividades, o programa viabilizará a realização de instrutorias e consultorias especializadas para gestores públicos e técnicos da administração pública que participam dos processos de elaboração, revisão e aprovação dos códigos de construção, obras e edificações conforme a resolução CGSIM 64 que trata da lei da liberdade econômica aplicada ao licenciamento urbanístico. A missão realizada essa semana dá início ao trabalho de consultoria no Município de Divinópolis. As ações com esse grupo de servidores municipais que foram conhecer as boas práticas já tem início no dia 13 de abril, quando ocorrerá o primeiro encontro de alinhamento e, a partir daí, os servidores vão ingressas numa rodada de consultorias e oficinas.

*Com Gracielle Castro, da FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...