Pular para o conteúdo principal

ACADEMIA FEMININA SUL-MINEIRA DE LETRAS COMEMORA SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO


A Academia Feminina Sul-Mineira de Letras (Afesmil), também denominada Casa de Bárbara (H)Eliodora se prepara para seu primeiro aniversário. A entidade literária regional foi criada em 2020, oficializada no dia 24 de maio de 2021, data do falecimento da patrona da casa, a poetisa Bárbara (H)Eliodora e está sediada na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas.

A entidade tem a finalidade de difundir a cultura linguística e literária no e do Sul de Minas Gerais, divulgar as autoras sul- mineiras e as suas respectivas obras, preservar o patrimônio literário sul-mineiro de autoria feminina, além de estimular a leitura e a escrita literária entre o público feminino.

O sodalício homenageia como patronas e reúne como ocupantes das 40 cadeiras poetas e escritoras da região sul-mineira e suas franjas ou a ela ligadas. 

Suas 40 patronas são: Bárbara (H)Eliodora, Marília de Dirceu, Beatriz Brandão, Nísia Floresta, Francisca Senhorinha da Motta Diniz, Narcisa Amália, Júlia Lopes de Almeida, América Krauss, Presciliana Duarte de Almeida, Alexina Magalhães Pinto, Francisca Júlia, Helena Morley, Maria Eugênia Celso, Maria Cecília de Jesus, Henriqueta Lisboa, Augusta Jandira Meyer de Azevedo, Lúcia Miguel Pereira, Miêtta Santiago, Alaíde Lisboa, Lúcia Casasanta, Oneyda Alvarenga, Carolina Maria de Jesus, Maria Eugênia Montenegro, Zilah Corrêa de Araújo, Fúlvia Carvalhais Freitas, Albertina Castro Borges, Ruth Guimarães, Nilza Botelho Megale, Maria Clara Machado, Mary Apocalipse, Lourdes Gonçalves, Janete Clair, Helena Armond, Laís Corrêa de Araújo, Maria Lysia Corrêa de Araújo, Ana Elisa Gregori, Ione Taglialegna, Orides Fontela, Sílvia Costa e Santuza Naves.

E suas 40 ocupantes são: Aline Arruda, Aline Cândido, Ana Luiza Fialho, Bete Brockelmann, Camila Cabral, Celeste Noviello, Cirlene de Pádua, Claudinea Moreira, Conceição Lima, Dalila Cruvinel, Dalila Lasmar, Dilza Carvalho, Dôra Borges, Elisabeth Rennó, Francisca Vilas Boas, Gabrielli Souza, Guiomar Paiva, Iná Brasílio, Ivone Taglialegna, Kailayne Gurgel, Lourdes Maia, Luciane Madrid Cesar, Magda Pinto, Márcia Luz, Maria Eunice Duarte, Maria Helena Braga, Maura Maciel, Meiga Vasconcelos, Michelle Lopes, Natércia Villefort, Paula Alves Netto, Perpétua Amorim, Renisse Ordine, Rosemary Chalfoun Bertolucci, Sandra Rodrigues, Silvana Viola, Sílvia Reis, Tainara Guimarães, Tic Werneck e Yara Oliveira.

A sua 1ª Diretoria está assim composta: Presidente: Dalila Cruvinel, Vice-presidente: Maria Helena Braga, Secretária-geral: Conceição Lima, 1a Secretária: Cirlene de Pádua, 2a Secretária: Dôra Borges, 1a Tesoureira: Perpétua Amorim, 2a Tesoureira: Paula Alves Netto. No Conselho Fiscal conta com: 1a Conselheira: Camila Cabral, 2a Conselheira: Claudinea Moreira e 3a Conselheira: Dilza Carvalho. Esse grupo está à frente dos preparativos para as comemorações do já festejado 1º aniversário. As atividades presenciais e virtuais serão realizadas na cidade- sede da entidade, bem como em outras cidades da região sul-mineira, origem das patronas e das ocupantes das cadeiras da agremiação literária.

"A Afesmil é mais uma demonstração inequívoca da riqueza e diversidade da Literatura escrita por mulheres ao longo do tempo, do Oitocentos aos dias de hoje, ao largo do espaço, em todos os quadrantes da Serra da Mantiqueira e da Bacia do Rio Grande. Todos os vivas para a Cultura, a Arte, a Literatura. Todos os vivas para a Literatura escrita por mulheres. Todos os vivas para a Academia Feminina Sul-Mineira de Letras, a Afesmil, a Casa de Bárbara (H)eliodora", destaca a Diretoria da entidade.

Comentários

Unknown disse…
Excelente!!! Abração! Iná
Anônimo disse…
Parabéns à Afesmil e ao excelente Caderno de Apresentação desta entidade organizado por Cristina Werneck Dalila Cruvinel e Dôra Borges. Vida longa à Afesmil. Abraço em Letras. Paulo Guimarães.

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...