Pular para o conteúdo principal

ASSEMBLEIA DE MINAS APRIMORA PROJETO DE RECOMPOSIÇÃO SALARIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MINEIROS

Segundo o presidente Agostinho Patrus, “ALMG deu demonstração de maturidade e responsabilidade”, perante a falta de diálogo por parte do governo estadual

A  Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 2º turno, no Plenário, nesta quarta-feira, dia 30, o Projeto de Lei 3.568/22, que concede recomposição salarial aos servidores públicos estaduais civis e militares. A matéria aprovada aprimorou o projeto original, que é de autoria do Poder Executivo. A votação foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV).

O texto final incorporou sugestões de parlamentares para a aplicação de novos índices de recomposição aos servidores da segurança pública, tendo em vista acordo firmado pelo Executivo com a categoria; da educação, levando-se em conta o piso salarial nacional – que ainda não é pago pelo Governo do Estado; e da saúde, em reconhecimento à atuação desses profissionais na pandemia.

O projeto aprovado pela ALMG acolheu, ainda, reivindicações apresentadas por instituições que representam os servidores estaduais mineiros. Durante a tramitação na Casa, as categorias tiveram a oportunidade de apresentar pleitos e sugestões – diálogo que, segundo relataram diversos dirigentes sindicais, não ocorreu durante a elaboração do projeto, por parte do Governo do Estado.

A votação realizada contou, ainda, com a presença de dezenas de pessoas nas galerias da Assembleia. Como o tema é de grande interesse da população, o Parlamento permitiu o acesso dos cidadãos, mediante cumprimento de medidas preventivas à Covid-19. Desta forma, servidores que compareceram à sede do Legislativo puderam acompanhar todos os debates, durante as mais de cinco horas de sessão.

“Maturidade e responsabilidade”
Para o presidente Agostinho Patrus, a ALMG deu uma “demonstração de maturidade e responsabilidade” ao debater e aprovar a matéria. “Mesmo com a ausência do diálogo do Governo de Minas e seus interlocutores, os parlamentares se uniram para aprovar esse projeto tão importante para o Estado, levando a todos a mensagem sobre a importância que a Assembleia dá à saúde, à segurança e à educação”, afirmou.

“Foi necessário a busca do entendimento, a busca do consenso para fazermos aquilo que é o melhor para a população de Minas Gerais. A Assembleia de Minas demonstra, também, a sua responsabilidade e a importância com que nós, aqui nesta Casa, valorizamos os servidores, sejam eles da educação, saúde, segurança e de todas as áreas do serviço público”, completou Agostinho Patrus.

Ainda segundo o parlamentar, o texto faz justiça ao prestar o devido reconhecimento ao funcionalismo mineiro. “É assim que o Parlamento se coloca, não querendo ser maior do que outros Poderes, mas mostrando sua independência. Mostrando que deputados constroem projetos que ajudam a modificar a realidade de Minas, que levam o reconhecimento a todos aqueles que prestam serviços aos cidadãos”, afirmou.

No encerramento da sessão, Agostinho Patrus reafirmou, ainda, o compromisso da ALMG em exercer a sua missão de representatividade da população. “Esta Casa assume, mais uma vez, a responsabilidade de representar 22 milhões de mineiras e mineiros, com determinação, com vontade e, acima de tudo, pensando no próximo, pensando no nosso Estado”, concluiu o presidente da Assembleia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...