quinta-feira, 14 de abril de 2022

FIEMG RECEBE FORNECEDORES E COMPRADORES NO CIRCUITO MINEIRO DE OPORTUNIDADES E NEGÓCIOS


A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Regional Centro-Oeste foi palco, na tarde do último dia 12, de um encontro presencial entre fornecedores e compradores da rede varejista de supermercados de Divinópolis e região. O evento é uma iniciativa da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais; Emater-MG e Sebrae-MG.

Entre 14h e 18h empreendimentos de pequeno porte como agroindústrias familiares, empreendimentos familiares rurais, cooperativas, micro e pequenas empresas e empreendedores individuais participaram de uma capacitação para inserção de seus produtos no mercado, através do workshop “Como ser irresistível para o varejo?”, ministrado pelo professor e consultor Gustavo Jardim.

O consultor destacou as principais ações para ser um fornecedor do segmento supermercadista e deu orientações sobre como se preparar para expor em feiras e eventos do setor.

De acordo com a diretora de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Maria Eneila de Loiola, o estado tem hoje 1 milhão 400 mil empresas cadastradas como Microempreendedor Individual (MEI) e a média é que 70% dos pequenos negócios fechem as portas ainda no primeiro ano de atividade. 

“O evento hoje tem esse papel importante de oferecer a capacitação, dar dicas importantes, colocar as pequenas empresas em conexão com a rede varejista de supermercados, com intuito de comercializar e gerar negócio. Estamos contribuindo para que esses novos negócios não caiam na estatística cruel e consigam se perpetuar no mercado. Parcerias com entidades como a FIEMG e demais parceiros facilitam para que as ações do governo sejam cada vez mais assertivas”, enfatizou.

Glauber Lobão veio do Ceará para Belo Horizonte há 5 anos e abriu a empresa Típico Ceará, que fabrica alimentos cuja base são grãos e oleaginosas típicas do nordeste. Para o empreendedor, o evento, além de dar dicas importantes para impulsionar a venda do produto, funciona como uma vitrine, apresentando a empresa. 

“Recebemos dicas de rotulagem, informações nutricionais, código de barra, detalhes que a gente não se atentava. Além do mais, o evento proporciona o que temos mais dificuldade que é chegar até os supermercadistas, mostrar o nosso trabalho, que a gente faz com tanto amor, sobre nossa cultura e nossas origens”, enfatizou o empresário.

Cerca de 19 empresas de pequeno porte se inscreveram para o workshop e serão convidadas pela AMIS a participar do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON), projeto que integra o Super Encontro Varejista do Centro-Oeste (Sevar), realizado pela AMIS nos dias 27 e 28 de abril, no Espaço Cultural Da’ Vinci, em Divinópolis.

Além dos expositores, dois supermercadistas de Divinópolis participaram do evento para conhecer os novos empreendedores. Adriano Ferreira é proprietário da Rede Somar de Supermercados, que tem 5 lojas, sendo 4 em Divinópolis e 1 em Carmo do Cajuru. 

“O que mais buscamos é ter coisas novas nos nossos supermercados; o cliente gosta de experimentar e é de suma importância esse encontro, porque é a oportunidade de encontrar vários fornecedores num só lugar, facilita o acesso deles a nós. Com certeza vão sair boas parcerias daqui”, afirmou.

De acordo com o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, é necessário uma maior abertura de mercado para as micro e pequenas empresas da região. “É importante que as entidades de classe, apoiadas pelo Governo do Estado se unam em busca de estimular o empreendedorismo e melhorar o ambiente de negócio das empresas mineiras, com intuito de fomentar o desenvolvimento econômico da região.”, finalizou.

*Com informações de Gracielle Castro, da assessoria da FIEMG Regional Centro-Oeste

Nenhum comentário: