terça-feira, 5 de abril de 2022

GRUPOS DE TRABALHO RETOMAM AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA


Desde março, os grupos de trabalho formados pelas Defesas Civis, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Aliança Energia retomam os trabalhos que visam reforçar a importância do Plano de Ação de Emergência, o PAE, nas regiões onde a Aliança Energia possui usinas hidrelétricas.

As ações de comunicação junto aos moradores das cidades próximas às usinas de Aimorés, no Leste mineiro, e, Funil, no Sul do estado, têm por objetivo reforçar mensagens importantes sobre o Sistema de Alerta, preparando a população para uma atuação proativa em caso de emergência.

“É importante reforçar que a atuação do grupo de trabalho é pautada pela natureza preventiva das ações, com o propósito de dar mais transparência e tranquilidade às pessoas sobre o processo relacionado ao PAE”, comenta Adilison Melo, coordenador da UHE Aimorés.

As cidades localizadas abaixo das usinas de Aimorés e Funil já possuem, desde 2019, o sistema de alerta instalado, composto por placas de sinalização de rota de fuga e ponto de encontro, e sirenes que visam alertar a população em caso de situações de emergência com os barramentos.

Todos os anos, o sistema é testado para validação de seu correto funcionamento, como explica Willian Rosa, coordenador da UHE Funil, localizada entre os municípios de Lavras e Perdões: “os testes são importantes ações previstas dentro do plano preventivo. A partir deles, conseguimos avaliar tanto os mecanismos de acionamento quanto as estações remotas, ou sirenes, garantindo sua qualidade e prontidão”, conclui.

Os moradores das cidades de Aimorés, Ribeirão Vermelho e Lavras, em Minas Gerais, e Baixo Guandu, no Espírito Santo, podem contribuir para as ações preventivas compartilhando as informações oficiais divulgadas pelas instituições que compõem o grupo de trabalho. Além disso, a participação da população é altamente importante para a manutenção da integridade do Sistema de Alerta, placas e sirenes, contribuindo para a segurança de todos.

Plano de Ação de Emergência (PAE)
O plano atende à Política Nacional de Segurança de Barragem e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Consiste em um documento com as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência com seus barramentos, bem como devem acontecer as interações com os órgãos de proteção e Defesa Civil. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada de forma eficaz no caso de alguma intercorrência.

Desde 2019, anualmente, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas e a comunidade é orientada por meio de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder.

Nenhum comentário: