sexta-feira, 8 de abril de 2022

REGIONAIS DE SAÚDE DO SUL MINAS INICIAM SEMANA COM QUEDA NO NÚMERO DE CASOS DE COVID-19


Os pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) abrem a edição do Boletim Covid-19 refletindo sobre a importância da informação atualizada a respeito de número de casos. “As pessoas têm o direito de saber”, afirmam, acrescentando que o controle da pandemia depende da informação exata e atualizada sobre o número de casos. “Isso é uma necessidade técnica e um direito democrático para que haja maior colaboração e entendimento das ações de saúde pública”, argumentam. Segundo eles, tanto o represamento de dados (deixar acumular certo número de casos para comunicar), quanto o atraso na comunicação dos dados é inaceitável diante da maior emergência sanitária dos últimos 100 anos, que é a covid-19. “Mais grave ainda quando isso pode servir ao interesse político em ano eleitoral. A população tem direito à informação exata, atualizada e oportuna”, reforçam.

Panorama no estado =
Minas Gerais apresenta tendência de queda em novos casos, internações e óbitos. Pela taxa de incidência diária semanal, Minas Gerais encerrou a última semana epidemiológica (27/03 a 02/04) com queda no risco de contágio em todas as regiões. A menor taxa de incidência foi a da região Nordeste (0,8) e a maior a da Centro (22,2). O indicador para o estado caiu de 14,3 para 10,3.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 04/04) = Novos casos: todas as regiões do estado apresentaram queda, com mm7d em 2.329 (anterior = 2.904). Novas internações: queda no estado, mm7d de 64 (anterior = -3,3, este número negativo se deveu a ajustes nos registros da SES-MG). Apenas as regiões Centro e Triângulo Sul apresentaram crescimento, estabilidade na Leste, com as demais em queda. Novos óbitos: o estado apresentou queda, com mm7d de 24 (anterior = 29). Crescimento nas regiões Centro e Triângulo Sul e queda nas demais.

Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 04/04) =
Novos casos: a região iniciou a semana com queda, mesma situação em todas as regionais de saúde. A mm7d ficou em 279 (anterior = 384). Novas internações: queda na região, com mm7d de 7 (anterior = 7). A regional de Alfenas apresentou crescimento, de Pouso Alegre estabilidade, e as de Passos e Varginha diminuição. Novos óbitos: o Sul de Minas apresentou queda, com mm7d de 2 (anterior = 3). Todas as regionais com tendência de queda.

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 04/04) = Novos casos: apenas o município de São Sebastião do Paraíso apresentou crescimento; Itajubá e Alfenas apresentaram estabilidade, os demais, queda. Novas internações: Varginha, Pouso Alegre e Lavras apresentaram aumento; Poços de Caldas estabilidade e os demais, queda. Novos óbitos: exceto Itajubá, todos os municípios apresentaram diminuição. Entre os municípios com campus da UNIFAL-MG (Alfenas, Varginha e Poços de Caldas), Alfenas é o que apresentou maior risco de contágio.

Acesse na íntegra

Nenhum comentário: