Pular para o conteúdo principal

SENAC PARTICIPA DO 1º FESTIVAL NACIONAL DE ARTE, CINEMA E COZINHA MINEIRA EM NEPOMUCENO

Evento ocorre de 20 a 24 de abril, mas já vem sendo executado desde outubro de 2021
Equipe do Senac vai promover ações de dar água na boca durante o Festival: Luciano Avellar, Mauro César e Wellington da Costa

Rica em diversidade cultural e econômica, a região do Sul de Minas vai receber mais uma celebração para seu circuito. É o 1º Festival Nacional de Cinema, Arte e Cozinha Mineira que ocorre em Nepomuceno, de 20 a 24 de abril. Esta é a primeira edição do evento, mas o Senac em Lavras já vem apoiando o projeto, que teve início em 2021, por meio da oferta de cursos de capacitação profissionais.

“O Senac está presente no Festival Nacional de Arte, Cinema e Cozinha Mineira de Nepomuceno desde a sua criação. Participamos de momentos de capacitação desde outubro, formando profissionais para atuarem nas áreas de gastronomia, em bares e na atividade de costura. Nós compreendemos bem a demanda do município, inserindo o tema do café, que é muito importante para a região e mote do festival nas aulas, de forma com que os alunos que participaram podem agora utilizar os aprendizados dos cursos nessa celebração. E agora na realização do evento continuamos com nossa atuação com uma programação diversa”, explica o diretor do Senac em Lavras, Carlos Pinto.

Por meio da parceira, a instituição contribuiu para a formação de cerca de 150 pessoas nos cursos de Costureiro, Ciência dos Alimentos e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. O objetivo foi o fomento educacional e econômico do município, além de proporcionar a oportunidade de capacitar pessoas que irão iniciar os empreendimentos durante o Festival.

Programação com foco nos destaques regionais
Entre os objetivos do Festival estão enaltecer a cultura do café, potencializar o comércio local e valorizar as características únicas de Nepomuceno. Nos cinco dias de celebração, os visitantes poderão aproveitar desde teatros, shows, palestras, passeios, espaço agro e entre outras atividades. O Senac participará do evento com aulas de gastronomia, ministradas pelos Chefes Executivos do Senac, Mauro César e Luciano Avellar, e pelo docente do Senac em Lavras, Wellington da Costa.

Além disso, o evento conta com a Arena Gastronômica, espaço que estará aberto durante todo o evento com programação voltada para a Cozinha Mineira, do Clássico ao Contemporâneo. O Senac faz parte da curadoria de atrações para os momentos, entre eles o concurso de chefe mirim, crianças demonstrando sua jovem aptidão na cozinha, e o desafio de chefs nacionais com apresentação da culinária regional.

O Festival visa também transformar a cadeia produtiva do café, que será o tema das ações gastronômicas, que vai dos produtores e beneficiadores até o consumidor final. Além de ampliar as atividades comerciais com encontros entre empresários e produtores numa iniciativa de promover o conhecimento e melhoria dos produtos e subprodutos café.

Para o docente do Senac em Lavras Wellington da Costa, a imersão do Senac na programação do festival será muito proveitosa e visa aprofundar o laço realizado com o evento desde o ano anterior: “Já estivemos aqui em Nepomuceno com uma excelente experiência trazendo capacitações para a população, formando profissionais que atuarão aqui, junto conosco. Será muito prazeroso nos integrar ainda mais nessa festa, com nossas aulas e participação na Arena Gastronômica”, pontua.

A programação do Senac no festival é gratuita e não necessita inscrição prévia.

Serviço
Senac no 1º Festival Nacional Arte, Cinema e Cozinha Mineira de Nepomuceno
Data do evento:
20 a 24 de abril de 2022
Local: Nepomuceno

Programação do Senac no Evento

20 a 24/04 – 13h às 18h: Curadoria das Ações que serão realizadas na Arena Gastronômica
Mauro César, Chef Executivo do Senac

21 a 23 de abril – 8h às 12h - Concurso Chef Mirim
20/04 (4ª feira) – 19h: Cozinhando em 4 mãos
Mauro César – Chefe de Cozinha Executivo do Senac
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

21/04 (5ª feira) – 18h: Do quintal para a mesa
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

22/04 (6ª feira) – 18h: A valorização do café no prato
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

23/04 (sábado) – 18h: Sabores da Terra
Wellington Alves Da Costa - Instrutor de Formação Profissional do Senac

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.