Pular para o conteúdo principal

SENAC PARTICIPA DO 1º FESTIVAL NACIONAL DE ARTE, CINEMA E COZINHA MINEIRA EM NEPOMUCENO

Evento ocorre de 20 a 24 de abril, mas já vem sendo executado desde outubro de 2021
Equipe do Senac vai promover ações de dar água na boca durante o Festival: Luciano Avellar, Mauro César e Wellington da Costa

Rica em diversidade cultural e econômica, a região do Sul de Minas vai receber mais uma celebração para seu circuito. É o 1º Festival Nacional de Cinema, Arte e Cozinha Mineira que ocorre em Nepomuceno, de 20 a 24 de abril. Esta é a primeira edição do evento, mas o Senac em Lavras já vem apoiando o projeto, que teve início em 2021, por meio da oferta de cursos de capacitação profissionais.

“O Senac está presente no Festival Nacional de Arte, Cinema e Cozinha Mineira de Nepomuceno desde a sua criação. Participamos de momentos de capacitação desde outubro, formando profissionais para atuarem nas áreas de gastronomia, em bares e na atividade de costura. Nós compreendemos bem a demanda do município, inserindo o tema do café, que é muito importante para a região e mote do festival nas aulas, de forma com que os alunos que participaram podem agora utilizar os aprendizados dos cursos nessa celebração. E agora na realização do evento continuamos com nossa atuação com uma programação diversa”, explica o diretor do Senac em Lavras, Carlos Pinto.

Por meio da parceira, a instituição contribuiu para a formação de cerca de 150 pessoas nos cursos de Costureiro, Ciência dos Alimentos e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. O objetivo foi o fomento educacional e econômico do município, além de proporcionar a oportunidade de capacitar pessoas que irão iniciar os empreendimentos durante o Festival.

Programação com foco nos destaques regionais
Entre os objetivos do Festival estão enaltecer a cultura do café, potencializar o comércio local e valorizar as características únicas de Nepomuceno. Nos cinco dias de celebração, os visitantes poderão aproveitar desde teatros, shows, palestras, passeios, espaço agro e entre outras atividades. O Senac participará do evento com aulas de gastronomia, ministradas pelos Chefes Executivos do Senac, Mauro César e Luciano Avellar, e pelo docente do Senac em Lavras, Wellington da Costa.

Além disso, o evento conta com a Arena Gastronômica, espaço que estará aberto durante todo o evento com programação voltada para a Cozinha Mineira, do Clássico ao Contemporâneo. O Senac faz parte da curadoria de atrações para os momentos, entre eles o concurso de chefe mirim, crianças demonstrando sua jovem aptidão na cozinha, e o desafio de chefs nacionais com apresentação da culinária regional.

O Festival visa também transformar a cadeia produtiva do café, que será o tema das ações gastronômicas, que vai dos produtores e beneficiadores até o consumidor final. Além de ampliar as atividades comerciais com encontros entre empresários e produtores numa iniciativa de promover o conhecimento e melhoria dos produtos e subprodutos café.

Para o docente do Senac em Lavras Wellington da Costa, a imersão do Senac na programação do festival será muito proveitosa e visa aprofundar o laço realizado com o evento desde o ano anterior: “Já estivemos aqui em Nepomuceno com uma excelente experiência trazendo capacitações para a população, formando profissionais que atuarão aqui, junto conosco. Será muito prazeroso nos integrar ainda mais nessa festa, com nossas aulas e participação na Arena Gastronômica”, pontua.

A programação do Senac no festival é gratuita e não necessita inscrição prévia.

Serviço
Senac no 1º Festival Nacional Arte, Cinema e Cozinha Mineira de Nepomuceno
Data do evento:
20 a 24 de abril de 2022
Local: Nepomuceno

Programação do Senac no Evento

20 a 24/04 – 13h às 18h: Curadoria das Ações que serão realizadas na Arena Gastronômica
Mauro César, Chef Executivo do Senac

21 a 23 de abril – 8h às 12h - Concurso Chef Mirim
20/04 (4ª feira) – 19h: Cozinhando em 4 mãos
Mauro César – Chefe de Cozinha Executivo do Senac
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

21/04 (5ª feira) – 18h: Do quintal para a mesa
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

22/04 (6ª feira) – 18h: A valorização do café no prato
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

23/04 (sábado) – 18h: Sabores da Terra
Wellington Alves Da Costa - Instrutor de Formação Profissional do Senac

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...