Pular para o conteúdo principal

SENAC PARTICIPA DO 1º FESTIVAL NACIONAL DE ARTE, CINEMA E COZINHA MINEIRA EM NEPOMUCENO

Evento ocorre de 20 a 24 de abril, mas já vem sendo executado desde outubro de 2021
Equipe do Senac vai promover ações de dar água na boca durante o Festival: Luciano Avellar, Mauro César e Wellington da Costa

Rica em diversidade cultural e econômica, a região do Sul de Minas vai receber mais uma celebração para seu circuito. É o 1º Festival Nacional de Cinema, Arte e Cozinha Mineira que ocorre em Nepomuceno, de 20 a 24 de abril. Esta é a primeira edição do evento, mas o Senac em Lavras já vem apoiando o projeto, que teve início em 2021, por meio da oferta de cursos de capacitação profissionais.

“O Senac está presente no Festival Nacional de Arte, Cinema e Cozinha Mineira de Nepomuceno desde a sua criação. Participamos de momentos de capacitação desde outubro, formando profissionais para atuarem nas áreas de gastronomia, em bares e na atividade de costura. Nós compreendemos bem a demanda do município, inserindo o tema do café, que é muito importante para a região e mote do festival nas aulas, de forma com que os alunos que participaram podem agora utilizar os aprendizados dos cursos nessa celebração. E agora na realização do evento continuamos com nossa atuação com uma programação diversa”, explica o diretor do Senac em Lavras, Carlos Pinto.

Por meio da parceira, a instituição contribuiu para a formação de cerca de 150 pessoas nos cursos de Costureiro, Ciência dos Alimentos e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. O objetivo foi o fomento educacional e econômico do município, além de proporcionar a oportunidade de capacitar pessoas que irão iniciar os empreendimentos durante o Festival.

Programação com foco nos destaques regionais
Entre os objetivos do Festival estão enaltecer a cultura do café, potencializar o comércio local e valorizar as características únicas de Nepomuceno. Nos cinco dias de celebração, os visitantes poderão aproveitar desde teatros, shows, palestras, passeios, espaço agro e entre outras atividades. O Senac participará do evento com aulas de gastronomia, ministradas pelos Chefes Executivos do Senac, Mauro César e Luciano Avellar, e pelo docente do Senac em Lavras, Wellington da Costa.

Além disso, o evento conta com a Arena Gastronômica, espaço que estará aberto durante todo o evento com programação voltada para a Cozinha Mineira, do Clássico ao Contemporâneo. O Senac faz parte da curadoria de atrações para os momentos, entre eles o concurso de chefe mirim, crianças demonstrando sua jovem aptidão na cozinha, e o desafio de chefs nacionais com apresentação da culinária regional.

O Festival visa também transformar a cadeia produtiva do café, que será o tema das ações gastronômicas, que vai dos produtores e beneficiadores até o consumidor final. Além de ampliar as atividades comerciais com encontros entre empresários e produtores numa iniciativa de promover o conhecimento e melhoria dos produtos e subprodutos café.

Para o docente do Senac em Lavras Wellington da Costa, a imersão do Senac na programação do festival será muito proveitosa e visa aprofundar o laço realizado com o evento desde o ano anterior: “Já estivemos aqui em Nepomuceno com uma excelente experiência trazendo capacitações para a população, formando profissionais que atuarão aqui, junto conosco. Será muito prazeroso nos integrar ainda mais nessa festa, com nossas aulas e participação na Arena Gastronômica”, pontua.

A programação do Senac no festival é gratuita e não necessita inscrição prévia.

Serviço
Senac no 1º Festival Nacional Arte, Cinema e Cozinha Mineira de Nepomuceno
Data do evento:
20 a 24 de abril de 2022
Local: Nepomuceno

Programação do Senac no Evento

20 a 24/04 – 13h às 18h: Curadoria das Ações que serão realizadas na Arena Gastronômica
Mauro César, Chef Executivo do Senac

21 a 23 de abril – 8h às 12h - Concurso Chef Mirim
20/04 (4ª feira) – 19h: Cozinhando em 4 mãos
Mauro César – Chefe de Cozinha Executivo do Senac
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

21/04 (5ª feira) – 18h: Do quintal para a mesa
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

22/04 (6ª feira) – 18h: A valorização do café no prato
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

23/04 (sábado) – 18h: Sabores da Terra
Wellington Alves Da Costa - Instrutor de Formação Profissional do Senac

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...