Pular para o conteúdo principal

VIA LIBERDADE: A MAIOR ROTA TURÍSTICA DO PAÍS

A Via Liberdade é a rota turística estabelecida ao longo da BR-040, ligando os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal. A exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil” fica no Palácio da Liberdade até setembro, quando se comemora o bicentenário da Independência do Brasil

O Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foi palco, na tarde desta terça-feira, do lançamento da Via Liberdade com a abertura oficial da exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”. O lançamento contou com a assinatura do decreto de criação da maior rota turística e cultural do País, a Via Liberdade, que segue a BR-040 em seu trajeto do Rio de Janeiro até Brasília, passando por mais de 186 cidades mineiras.

Os eventos tiveram início com a chegada das partituras originais dos hinos: Nacional, da Bandeira, da Proclamação da República e da Independência ao Palácio da Liberdade, onde estava a comitiva do governo do Estado de Minas Gerais, sendo recebidos pelo governador Romeu Zema, que abriu oficialmente a exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”.

Em sua fala, o governador Romeu Zema lembrou que “estamos dando início à celebração do bicentenário da Independência do Brasil, com a abertura da exposição Já Raiou a Liberdade, e vamos anunciar, com o apoio da FECOMÉRCIO e do Senac, a Via Liberdade, que segue o trajeto da BR-040 do Rio de Janeiro até Brasília, passando por cidades históricas e grandes patrimônios mineiros. Essa Via tem um valor histórico inestimável para nós mineiros, com grande simbolismo. Quem sabe um dia, assim como a Via Liberdade, teremos também a Via Aleijadinho, Via Tiradentes e Via JK, isso é o que temos de melhor na história de nosso Estado”, finalizou o governador.

Dando prosseguimentos às falas, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, lembrou que “a Via Liberdade foi criada também em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, visto que percorre as cidades que tiveram protagonismo nesses momentos históricos, desde a fase do Brasil Império no Rio de Janeiro, passando pelos movimentos libertários em Minas, a conquista do interior, em Goiás, e o apogeu da Independência do Brasil, sintetizado na criação modernista de Brasília. A Via Liberdade conta com ações e programas estratégicos que serão desenvolvidos ao longo da BR-040 e imediações. São mais de 300 cidades nesse percurso, que apresentam sete Patrimônios da Humanidade. A Via Liberdade conta com quatro eixos de ações, de forma conjunta, pelos três estados e Distrito Federal, sendo de estruturação, sinalização, promoção dos roteiros e destinos turísticos e intercâmbio cultural”, declarou o secretário Leônidas.

A Via Liberdade conta com investimento de cerca de R$ 12 milhões para fomento e estruturação do turismo nas cidades envolvidas. Desse montante, mais de R$ 4 milhões foram destinados em acordo de cooperação firmado entre o Governo de Minas, a Fecomércio, Sesc e Senac para ações de capacitações, promoção, marketing turístico e intercâmbio cultural. Essa parceria irá fomentar o turismo das cidades envolvidas e, por consequência, o desenvolvimento territorial e econômico das regiões contempladas. O investimento total na Via Liberdade contempla também editais de cultura e turismo e investimentos em projetos nas autarquias estaduais.

São 24 parques, integrando 70% do patrimônio tombado do país, com paisagens entre montanhas e mar, cidades imperiais, natureza exuberante, horizontes, capitais, metrópoles, comidas típicas, tradições, sertão, arte e contemporaneidade.

Exposição Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil
A exposição conta com os originais dos quatros principais hinos do Brasil: o da Independência, o Nacional, da Bandeira e da Proclamação da República. Essa é a primeira vez que os hinos saíram da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A exposição conta com a promoção da APPA - Arte e Cultura.

Sobre a exposição, o presidente da FUNARTE, Tamoio Marcondes, declarou que “é fundamental que a população brasileira conheça os originais dos hinos, pois eles nos dão a ideia de pertencimento. Isso que enseja neste momento Minas Gerais, pois é a primeira vez que os hinos saem do Rio de Janeiro para uma exposição. Tudo isso nos inspirou a fazer uma programação ao longo do ano, com o próximo passo sendo uma grande exposição em Brasília, no dia da Independência, levando aos brasileiros o grande legado histórico e cultural que temos em nosso país”.

Para o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, maestro Marcelo Jardim, “está sendo um grande momento para todos nós, ver esses hinos chegando até a sociedade brasileira, pois eles são símbolos que nos dão a ideia de nação. Então essa exposição viabiliza o acesso a esses documentos e a permanente restauração com essas preciosidades de nosso país”.

A Exposição ficará aberta ao público no Palácio da Liberdade até o mês de setembro, quando será levada para Brasília, para as comemorações oficiais dos 200 anos da Independência do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TRIBUNAL CONFIRMA PARALISAÇÃO DO "PROGRAMA ESCOLAS CÍVICO-MILITARES" DO GOVERNO ESTADUAL

O Tribunal de Contas mineiro manteve, em sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (17/12), a paralisação da “Política Educacional Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares”, do governo estadual. Com a decisão, o governo estadual não pode, a partir de 2026, dar continuidade ao modelo nas nove escolas mineiras que já o adotavam, assim como deve interromper possíveis projetos que visam expandir a política educacional. O relator do Processo Agravo nº 1.199.973, conselheiro em exercício Adonias Monteiro, elencou, entre outros aspectos, os principais motivos para a paralisação do projeto: ausência de lei em sentido formal que respalde a implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares e inexistência de previsão orçamentária compatível com a política. “A alegação da existência de perigo da demora inverso, com a suspensão repentina do programa nas nove escolas já participantes, podendo gerar retrocesso social, insegurança jurídica e prejuízos concretos à comunidade escolar, não r...