Pular para o conteúdo principal

ACORDO PRETENDE ACABAR COM EMPREENDIMENTOS IRREGULARES EM GUAPÉ


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) firmou Termo de Compromisso com o município de Guapé e 11 empreendimentos de parcelamento do solo da região. O acordo tem o objetivo de defender e proteger o meio ambiente e a ordem urbanística, com a adoção de medidas para a elaboração de estudos e projetos urbanísticos e do Plano Diretor.

O acordo foi feito por meio da Promotoria de Justiça de Guapé e da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, com interveniência da Câmara Municipal de Guapé. O MPMG constatou irregularidades no processo de expansão do perímetro urbano do município de Guapé, que era realizado por edição de múltiplas leis municipais de efeitos concretos e desprovidas de estudos e projetos urbanísticos mínimos, violando a ordem urbanística constitucional e, de forma direta, o artigo 42-B do Estatuto da Cidade.

Antes do Termo de Compromisso, foram instaurados quase duas dezenas de inquéritos civis pelo MPMG e propostas ações civis públicas para coibir a prática ilícita e recuperar o meio ambiente afetado. Durante o curso dos processos iniciou-se diálogo com empreendedores e a Prefeitura Municipal, que evoluiu para o acordo que prevê a elaboração de estudos urbanísticos e do Plano Diretor, custeados exclusivamente pelos empreendedores beneficiados pelas irregulares expansões do perímetro urbano.

Além de conter conteúdo mínimo dos estudos urbanísticos a serem realizados por equipe multidisciplinar independente com reconhecidas experiência e capacitação técnica, a composição também prevê ampla participação da sociedade civil no processo decisório, inclusive por meio de audiências públicas, a necessidade de revisitação dos projetos de loteamentos já aprovados, procedendo-se às adaptações e alterações necessárias em decorrência da nova organização territorial, e a integral recuperação de áreas que sejam apontadas como insuscetíveis de urbanização.

O município de Guapé se comprometeu a não enviar e a Câmara Municipal se comprometeu a não aprovar nenhum projeto de lei de alteração do perímetro urbano até que o Plano Diretor esteja em vigor, bem como que futuras alterações ocorram apenas quando de sua revisão periódica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/